Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como criar uma decoração de casa pequena? Entenda!

decoracao-casa-pequena

 

Um espaço menor pode ficar tão bem decorado quanto qualquer outro. Para isso, basta investir em uma decoração de casa pequena com os elementos certos e criar um ambiente agradável e convidativo. Para saber como escolher os móveis, cores e objetos ideais, veja nossas dicas a seguir!

Dicas para decorar casa pequena

Ao olhar para um espaço pequeno, pode parecer que suas opções são limitadas, mas esse não é o caso quando utilizamos a criatividade na decoração. Basta seguir algumas dicas importantes para entender como decorar uma casa pequena!

Paleta de cores

As cores têm grande influência sobre a aparência de qualquer cômodo, por isso, é preciso escolher com cuidado os tons que serão utilizados tanto nos móveis quanto nas paredes, do chão até o teto.

Se a sua intenção é fazer com que o espaço pareça mais amplo e aberto, então é possível apostar em tons mais claros. Um teto e paredes brancas ou com um tom de cinza mais claro têm o potencial de refletir melhor a luz, fazendo com que o cômodo aparente ser maior do que realmente é.

Porém, você também pode investir em cores marcantes nos detalhes da decoração, como em vasos de flores, quadros, almofadas e outros objetos de decoração do tipo. Também é possível voltar a atenção para um móvel, como um sofá vermelho, por exemplo, para dar mais personalidade ao ambiente.

Espaço na vertical

Uma das questões que mais dificultam a decoração de casa pequena é justamente o pouco espaço no chão para os móveis. Por isso, uma boa solução é aproveitar a área das paredes, apostando em prateleiras, nichos e armários aéreos.

Em uma casa pequena, a decoração precisa ser prática e funcional. Por isso, a solução das prateleiras é ideal para manter a organização dos cômodos e ainda contribuir para um visual com estilo e personalidade.

As estantes com livros e caixas decoradas enriquecem a aparência de qualquer cômodo e são muito úteis no dia a dia. Já na cozinha, instalar armários aéreos dará mais espaço de armazenamento sem deixar o espaço apertado nem prejudicar a circulação de pessoas.

Menos é mais

Outra sugestão na lista de dicas para decorar casa pequena é optar por um estilo minimalista e arejado. Ele traz um visual moderno e prático para as atividades do dia a dia, já que quanto menos móveis e objetos você possui, mais fácil localizar o que você precisa utilizar e manter a organização.

É ideal para quem gosta de uma decoração simples, mas elegante e acolhedora ao mesmo tempo. Para isso, você pode escolher apenas as peças essenciais e que se encaixem nos espaços disponíveis. Um exemplo é um sofá grande, que acomode mais pessoas, em vez de diversas poltronas e cadeiras.

Mesmo os objetos de decoração podem ser em menor quantidade, além de terem tons mais claros e poderem até ser feitos de material transparente, equilibrando a informação visual de um ambiente. Os espelhos também ajudam a criar a sensação de mais espaço, além de deixarem a decoração mais bonita.

Móveis planejados ou modulados

Os móveis planejados ou modulados são ideais para aproveitar o espaço ao máximo, já que se encaixam perfeitamente na área disponível e podem ter mais de uma função em uma única peça.

Por exemplo, em uma cama modulada com guarda-roupa embutido, o roupeiro serve de cabeceira, poupando mais espaço. Assim, você tem um móvel mais compacto sem perder espaço de armazenamento ou o conforto de uma boa cama.

Os móveis modulares têm a vantagem de já estarem prontos —você pode escolher as peças que deseja conforme suas necessidades e o tamanho do cômodo. Assim, você tem uma decoração personalizada e por um preço acessível.

Iluminação natural

Outra dica para decoração de casa pequena é aproveitar ao máximo a iluminação natural, instalando grandes janelas nos cômodos. Se possível, aposte também em claraboias para capturar a luz do dia. Assim, você dá uma sensação de amplitude para os ambientes.

Caso não seja possível ter tantas janelas, então posicionar espelhos de forma que capturem a luz e a distribuam em todo o ambiente é uma boa solução. Um espaço bastante iluminado transmite a sensação de que é arejado.

Além disso, prefira cortinas leves e de tecido mais transparente, para que a luz consiga passar mesmo com as cortinas fechadas. Essa dica funciona em todos os cômodos da casa, principalmente nos quartos e na sala de estar.

Leia também: como criar uma cozinha branca

Aproveitando as dicas sobre decoração de casa pequena, leia também nosso artigo sobre como criar uma cozinha clara, principalmente se você tem pouco espaço e quer apostar em uma decoração que dê a sensação de que o cômodo é maior!

Leave a Comment