Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração de quarto de solteiro: somando funcionalidade e estilo

cores-para-quarto-mara

Encarado como um cômodo de refúgio, descanso e relaxamento, o quarto é um cantinho importante em qualquer fase, desde a infância até a vida adulta. Por isso, é mais do que válido renovar a decoração de quarto de solteiro e, claro, sempre alinhá-la às suas necessidades e estilo de vida.

Pensando nisso, a equipe do Blog Mara separou as principais dicas e estilos de decoração de quarto de solteiro para quem deseja renovar ou mesmo montar o cômodo do zero. Veja abaixo!

Quais são suas necessidades?

Antes de pensar na decoração de fato, é importante entender quais são suas necessidades. Você pretende usar o quarto apenas para dormir e relaxar? Ou também vai estudar ou trabalhar no cômodo?

Responder essas questões é fundamental para seguir com as ideias de decoração para quarto. Caso você queira apenas um cantinho para descansar e ter boas horas de sono, é válido investir em uma cama grande, por exemplo. No entanto, se você vai trabalhar nesse mesmo ambiente, é importante contar com uma escrivaninha e uma cadeira confortável.

Qual é a metragem disponível?

Os imóveis de tamanho reduzido vieram para ficar, sobretudo em grandes cidades, como São Paulo, por exemplo. Trata-se de uma tendência que exige certas adaptações quando o assunto é decoração e funcionalidade. Sendo assim, é imprescindível se atentar às metragens, tanto do quarto como dos móveis que pretende comprar.

O quarto é pequeno?

No caso de um quarto de solteiro pequeno, é importante buscar maneiras de alinhar decoração e funcionalidade. E a boa notícia é que, com alguns truques, é possível ganhar espaço e garantir uma sensação de amplitude ao ambiente.

Guarda-roupas com espelho

Você sabia que os espelhos garantem amplitude ao ambiente na medida em que refletem luz? É por isso que investir em um guarda-roupas que tenha portas com espelho é uma das melhores ideias de decoração para quem possui um quarto pequeno.

Listras verticais

No mundo da moda, as listras verticais são um recurso para ampliar a estatura das pessoas. E na decoração não é diferente, já que um papel de parede com esse tipo de listra pode gerar a sensação de que o ambiente é um pouco maior.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados no momento de fazer a escolha do papel de parede, bem como na hora da instalação. Ao comprar, prefira aqueles que tenham linhas finas, já que as grossas podem causar vertigem em cômodos muito pequenos.

O outro ponto de atenção vai para o local da instalação. Caso você tenha — ou pretenda — colocar uma TV no quarto, é importante que o papel esteja na parede posterior à da televisão para equilibrar as informações e não cansar a vista.

Cores claras

Optar pelas cores claras é uma das principais dicas de decoração para um quarto pequeno. Duas razões explicam essa tendência: a primeira delas é que os tons mais claros, assim como o espelho, também garantem amplitude a um ambiente.

A segunda é que, ao usar as cores claras com a base para a decoração, você tem mais liberdade para investir em itens decorativos coloridos sem a preocupação de carregar visualmente o ambiente.

Cama com baú

Essa não é bem uma dica de decoração, mas uma recomendação cheia de funcionalidade. A cama com baú é interessante porque rende um compartimento a mais para dispor seus itens pessoais, como lençóis e cobertores, por exemplo. Assim, é possível desafogar o seu guarda-roupas e mantê-lo organizado com mais facilidade.

Estilos de decoração: escolha o seu

Depois de acertar todos os pontos ligados à funcionalidade, é hora de conferir alguns tipos de estilos de decoração e escolher aquele que melhor combina com sua personalidade e necessidade.

Industrial

decoracao de quarto de solteiro marabraz 1 - Decoração de quarto de solteiro: somando funcionalidade e estilo

O industrial pode ser uma excelente opção de decoração de quarto de solteiro para pessoas que possuem um estilo mais urbano. Inspirado em antigas fábricas e galpões, ele tem como características principais móveis e objetos de metal e fios e tijolos aparentes.

Rústico

Para quem gosta das decorações de casas de campo, o estilo rústico pode ser uma boa escolha. Nesse caso, vale priorizar os móveis com acabamento em madeira e a presença de pequenos vasos de plantas.

Escandinavo

Inspirado nos países nórdicos, o estilo escandinavo conta com core claras, como branco e cinza, características minimalistas e acabamentos em madeira. Ele transmite amplitude, simplicidade e conforto e pode ser uma boa ideia para quem gosta de decoração clean.

E aí? Anotou todas as dicas para criar uma decoração de quarto de solteiro? Vale frisar que, além de pensar na funcionalidade do ambiente, é importante que ele esteja alinhado com suas preferências e personalidade, sendo assim, vale deixar a criatividade fluir!

tudo o que voce precisa - Decoração de quarto de solteiro: somando funcionalidade e estilo

Leave a Comment