Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração dourada: saiba como montar um ambiente com essa tonalidade

decoracao-dourada

A decoração dourada conta com uma cor que inspira a ideia de riqueza e prosperidade. Por isso, é uma ótima alternativa para vários ambientes da casa, sobretudo aqueles que recebem os convidados como salas de estar, salas de jantar e cozinhas, por exemplo.

Pensando nisso, o Blog Mara montou um conteúdo exclusivo sobre a decoração dourada. Vamos te explicar como colocar essa tonalidade em móveis, objetos decorativos e muito mais! Então, pegue seu bloco de notas e anote todas as nossas dicas.

O que preciso saber sobre a decoração dourada?

A primeira coisa que precisa saber para esse tipo de decoração é que a tonalidade chama a atenção no cômodo. Por isso, para não deixar o ambiente com uma aparência carregada, é importante seguir a ideia de “menos é mais”, ou seja, sem exagerar em detalhes dourados.

A decoração dourada é uma ótima alternativa para cômodos com cores mais neutras, como branco e bege, por exemplo. Como dissemos, ela se destaca e ainda ajuda a trazer um ar de elegância ao ambiente, mesmo que em detalhes pequenos, como abajures ou porta-retratos.

Por ser uma tonalidade brilhante, o dourado traz uma sensação de luminosidade ao cômodo e, por isso, é uma ótima alternativa tanto para ambientes pequenos quanto para grandes. Nesse caso, é ainda mais interessante utilizar essa cor apenas em alguns detalhes, pois eles se tornam pontos de luz.

Onde posso usar o dourado na decoração?

Existem muitas maneiras de utilizar o dourado na decoração, desde objetos decorativos até móveis e papéis de parede. Listamos aqui algumas opções mais comuns e que podem fazer a diferença na aparência do seu cômodo. Confira:

Objetos para iluminação

Quer fazer uma decoração dourada simples e minimalista? Então aposte em abajures, luminárias, pendentes ou lustres nessa tonalidade. Além de ajudar na iluminação, eles são ótimas opções para destacar certos pontos do ambiente com toda a elegância desse tom.

Existem vários modelos desses objetos para iluminação. Os pendentes, por exemplo, podem ter um design mais moderno, tendo uma estrutura com a lâmpada exposta que é uma ótima alternativa para a decoração industrial. Já os lustres podem ter um layout mais rebuscado, o que é excelente para um ambiente clássico.

Objetos decorativos

Para uma decoração dourada, é interessante apostar em objetos decorativos como porta-retratos, centros de mesa e vasos. Se tiver um sofá mais liso, por exemplo, é interessante enfeitá-lo com almofadas estampadas nessa cor. A vantagem dessa tonalidade é que ela pode ser combinada com tons claros ou escuros.

Papel de parede

Os papéis de parede são ótimos para decoração de casa na tonalidade dourada. Isso porque eles ajudam a quebrar o ar monótono do ambiente com padrões e desenhos diferenciados. Se quiser optar por um cômodo mais clássico, é interessante apostar em modelos com arabescos.

Agora, se preferir uma decoração moderna, os modelos de papel de parede com linhas retas e formas geométricas são uma ótima opção. É só escolher aquele que mais se adapta ao estilo desse ambiente e da sua casa e pronto! 

Móveis

Outro jeito de utilizar o dourado é apostar em móveis com a estrutura nessa tonalidade. Nesse caso, é importante observar se a peça não carrega o ambiente visualmente e se combina com o resto da decoração. Um dos usos mais comuns dessa tonalidade é em mesas e cadeiras.

Quais cores combinam com a tonalidade dourada?

Como dissemos, o dourado combina com muitas tonalidades, sejam claras ou escuras. Por isso, é importante definir qual será o estilo decorativo antes de escolher as cores que serão utilizadas na decoração. 

Dourado e rosa

Para quem quer apostar num estilo decorativo mais romântico, essa combinação é ideal. Nesse caso, é interessante optar por um tom mais claro de rosa, como o rosa-bebê ou até o rosa-salmão. 

Uma das dicas de decoração para ambientes com essa combinação é colocar uma mesa de centro e uma luminária dourada junto a um sofá com vários tons de rosa na estrutura e nas almofadas.

Dourado e branco

Se quer seguir uma linha decorativa mais clean, opte pela combinação entre dourado e branco. Além de ser uma ótima maneira de realçar a segunda tonalidade, essa mistura ainda ajuda a dar uma sensação de amplitude aos ambientes, sendo ideal para cômodos pequenos.

Dourado e preto

Essa é uma combinação poderosa para qualquer ambiente. Isso porque o preto e o dourado são duas cores fortes e curingas, que se completam muito bem quando colocadas num mesmo cômodo. Mesmo que a segunda tonalidade esteja apenas nos detalhes, irá agregar muito à decoração.

Faça sua decoração dourada!

Viu só? A decoração dourada é uma ótima alternativa para qualquer ambiente da casa. Confira nosso conteúdo de banheiro preto e saiba como inserir essa tonalidade nesse cômodo. 

Leave a Comment