Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração industrial: entenda o conceito e veja como aplicar na sua casa

decoracao-industrial

Você já ouviu falar da decoração industrial? Para quem gosta de ambientes modernos com características urbanas, esse estilo pode ser uma excelente opção para tornar a sua casa mais harmônica e contemporânea. Entenda abaixo o conceito e confira cinco dicas de como aplicá-lo na sua residência.

Decoração industrial: o que é, quando, como e onde surgiu

Vamos começar do começo: afinal, o que é decoração industrial? Com origem no Estados Unidos em meados de 1970, esse estilo surgiu quando antigos galpões — também conhecidos como lofts — foram transformados em apartamentos residenciais.

Embora ela tenha surgido há cerca de 50 anos, a decoração estilo industrial representa hoje o moderno, o contemporâneo e o urbano, com cores predominantemente neutras. Se essas são as características que você deseja imprimir na sua casa, confira abaixo os principais atributos desse estilo e inspire-se!

1. Revestimento: tijolo aparente e pintura com cimento queimado

Se o objetivo é criar uma casa com estilo industrial, então é importante ter em mente que paredes com tijolos aparentes são características-chaves do estilo. Nesse caso, elas podem cair bem em uma das paredes da sala, por exemplo, sobretudo naquela que fica oposta à televisão, para garantir equilíbrio e evitar o acúmulo de informações.

Além dessa opção, a parede de cimento queimado também é um curinga na decoração industrial. Ela pode aparecer tanto nas salas quanto nos quartos. Para dar um up, vale pendurar quadros com ilustrações em preto e branco.

2. Iluminação: luz natural, pendentes e trilhos

Como os antigos galpões possuíam janelas amplas, o aproveitamento da luz natural tornou-se uma tendência na decoração industrial. Mas caso essa não seja uma característica do seu imóvel, sem problemas! Alguns itens de iluminação caem super bem nesse estilo.

O principal deles é o pendente, um objeto que pode te ajudar a criar um quarto com estilo industrial, além de deixar o cômodo mais funcional no período noturno. Além disso, ele também pode aparecer na cozinha, mais precisamente sobre ilhas ou balcões, ou mesmo sobre a mesa da sala de jantar.

Os trilhos de iluminação também entram para a lista. Eles costumam aparecer tanto no quarto como na sala com estilo industrial. Vale ressaltar que é possível encontrá-lo em diversos tamanhos, desde os menores, que possuem em média três lâmpadas, até os mais amplos, que podem formar um quadrado.

3. Móveis e eletrodomésticos: presença de ferro, aço e inox

Para uma decoração industrial, o recomendado é investir em móveis com acabamento de ferro, aço ou madeira maciça. Com relação aos sofás, os cinzas e os pretos costumam aparecer com mais frequência.

Para a cozinha com estilo industrial, dê preferência aos eletrodomésticos — como fogão, geladeira e microondas, por exemplo — de inox. Esse material reforça o estilo da decoração e torna o ambiente mais moderno.

4. Paleta de cores: predominância dos tons neutros

decoracao industrial marabraz - Decoração industrial: entenda o conceito e veja como aplicar na sua casa

A paleta de cores do estilo industrial é predominantemente neutra, ou seja, é constituída pela mistura do preto, branco e cinza. No entanto, caso você queira criar pontos de destaque com tons mais coloridos, vale investir em pequenos itens decorativos em amarelo, vinho ou rosa, por exemplo.

5. Tubulações aparentes: recurso-chave no estilo industrial

Por fim, mas não menos importante: as tubulações aparentes também são recursos muito presentes no estilo industrial. Na prática, elas são os tubos de metal que envolvem toda a fiação do ambiente, a diferença é que, nesse caso, elas ficam na parte externa e integram a decoração.

Vale ressaltar que geralmente as tubulações são de metal que possuem aspecto envelhecido ou são pintadas de cinza ou preto. Nesse caso, você pode usar a criatividade a seu favor para fugir do óbvio e, se preferir, pintá-las com tons mais intensos e chamativos.

Leia também: as melhores opções de cores para quartos

Fundamental em um projeto de decoração, a paleta de cores é capaz de influenciar o nível de conforto em um ambiente. Por isso, preparamos um conteúdo especial com dicas de cores para quarto para torná-lo mais harmônico e aconchegante. Confira e mãos à obra!

Leave a Comment