Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoraçãoexport

Decoração moderna: entenda o conceito e veja como aplicá-la

decoracao-moderna-marabraz

Simplicidade somada à sofisticação e à funcionalidade: essa pode ser uma breve definição da decoração moderna, uma tendência presente em áreas internas e externas de casas, apartamentos, escritórios e lojas de diferentes nichos.

O que é uma decoração moderna?

Se você chegou até aqui, sem dúvidas deseja saber como criar esse estilo de décor na sua casa ou estabelecimento comercial, certo? Mas, para não confundi-lo com outros conceitos, vamos começar do começo: afinal, o que é uma decoração moderna?

A decoração com estilo moderno está inteiramente ligada ao movimento modernista. Responsável por promover grandes mudanças nos século 20, suas principais influências podem ser observadas na literatura, artes, design e, é claro, no décor.

O movimento surgiu como uma iniciativa para romper com o excesso de detalhes e para valorizar os elementos neutros e naturais. A frase do arquiteto alemão Mies van der Rohe também é uma definição do conceito: “menos é mais”. Não à toa, a decoração moderna flerta com o estilo minimalista, somando, assim, diversas características em comum.

Dessa maneira, como não confundir a decoração moderna com a minimalista? Basta ter em mente que a primeira opção se apropria das tendências tecnológicas do seu tempo e contexto para garantir funcionalidade. Na prática, é a mistura do estilo clean com características de uma smart house.

Características da decoração moderna

Tudo claro até aqui? Agora que você já entendeu o que é estilo moderno e como não confundi-lo com a decoração minimalista — um erro comum —, é hora de conferir os principais elementos dessa tendência:

  • Linhas retas;
  • Cores neutras;
  • Iluminação;
  • Inox;
  • Móveis multifuncionais,
  • Itens tecnológicos.

Linhas retas

Casas com estilo moderno tendem a ter como uma das principais características a forte presença de linhas retas. Ou seja, na hora de comprar móveis, por exemplo, o ideal é evitar aqueles que têm acabamento curvado. Além disso, as linhas retas também podem aparecer em itens decorativos, como nas estampas de almofadas e roupas de cama, até outros objetos.

Cores neutras

decoracao moderna - Decoração moderna: entenda o conceito e veja como aplicá-la

Um dos elementos básicos de um projeto de decoração, independentemente do estilo, é a criação da paleta de cores. Nesse caso, as cores neutras recebem destaque. Sendo assim, use o branco como base, e, se quiser adicionar tons diferentes, aposte no cinza e no preto.

Os tons terrosos, assim como os pastéis, também são opções indicadas para esse estilo de decoração. Caso você queira adicionar um pouco de cor mais vibrante, sem problemas. Tenha em mente, porém, que ela deve aparecer apenas em pequenos objetos decorativos.

Iluminação

decoracao moderna mara - Decoração moderna: entenda o conceito e veja como aplicá-la

Assim como a paleta de cores, a iluminação também faz parte de qualquer projeto de decoração básico. Para criar uma sala moderna, por exemplo, vale apostar em um ponto de luz central e posicionar uma luminária em um ponto específico do cômodo.

As mesmas dicas valem para outros espaços, como quarto e home office. Além disso, tenha a funcionalidade como premissa. Por essa razão, pense na usabilidade do ambiente para criar uma iluminação estratégica.

Inox

A forte presença do acabamento em inox é uma das principais características da cozinha moderna, por isso, sempre dê preferência a esse tipo de material no momento de comprar os eletrodomésticos, como geladeira e micro-ondas, por exemplo.

Móveis multifuncionais

Se a funcionalidade é um fator de definição desse estilo de decoração, então, não há nada mais natural do que a presença de móveis multifuncionais. Na Marabraz, você encontra sofás, penteadeiras, escrivaninhas e diversos outros itens que cumprem mais de uma função. Afinal, decoração e praticidade andam de mãos dadas.

Itens tecnológicos

Por fim, a tecnologia! Como mencionado, o estilo moderno acompanha e absorve as novidades tecnológicas do seu tempo. No mundo da casa e da decoração, esse fator torna sua residência mais prática e otimizada.

Diversas são as opções de invenções tecnológicas para casas. Fechaduras eletrônicas, máquinas de bebidas, integração de eletroportáteis — como televisão e ar-condicionado — ao smartphone e muito mais.

Caso você queira fazer esse tipo de investimento, analise quais são, de fato, suas necessidades, o que o mercado tecnológico oferece para atendê-las e o melhor custo-benefício para arcar com o valor das instalações.

Leave a Comment