Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração rústica: o que é e como criá-la em casa

cozinha-escandinava

A decoração rústica tem como principais características o conforto, o resgate aos elementos da natureza e a afetividade. Versátil e atemporal, ela pode funcionar tanto em cenários lúdicos, quanto em espaços modernos. Abaixo, explicamos o conceito e as principais características, oferecendo dicas para criá-la na sua casa. Confira! 

Entenda o conceito da decoração rústica 

Se, um dia, a decoração rústica era uma exclusividade das casas de campo, hoje, ela se consolidou como uma tendência em residências urbanas. Nesse caso, ela é um excelente contraste para quem deseja decorar fugindo do óbvio. 

A decoração com madeira rústica também pode ser uma excelente pedida para alguns tipos de estabelecimentos comerciais e casamentos. Além disso, ela é fácil de ser adaptada e combina com outros tipos de décor, como o industrial e o provençal. 

O conceito das decorações rústicas consiste no resgate à natureza por meio do uso de plantas e madeira, principalmente. 

O metal e o alumínio são materiais que costumam fazer parte do estilo, tanto em objetos decorativos, quanto em utensílios de cozinha. 

Vamos partir para a prática? Para te ajudar a criar uma decoração rústica para casa, selecionamos quatro dicas abaixo. Confira! 

1. Madeira

Quando o assunto é decoração rústica, a madeira é um dos primeiros elementos que vêm à mente. Para trazer essa característica para dentro da sua casa, você pode apostar em pisos de madeira, laminados ou vinílicos. 

É interessante que móveis como mesa de centro, rack ou painel de TV, mesa da sala de jantar e cabeceira da cama também tenham acabamento em cor de madeira. 

2. Plantas e flores

Varanda 

Outro elemento-chave é a presença de plantas e flores, que podem estar em todos os ambientes da casa. Caso você tenha varanda, que tal usar uma das paredes para criar um jardim vertical? Com residências cada vez mais compactas, esse tipo de jardim se tornou uma tendência, uma vez que não toma espaço nem compromete a circulação. 

Sala de estar 

A decoração rústica na sala com plantas é repleta de possibilidades. Você pode posicionar um vaso médio em um dos cantos ou instalar um gancho para suspender pequenos vasos. 

Também é possível enfeitar a mesa de centro ou o rack com pequenas plantinhas. Caso você queira dar mais vida às paredes, a dica é instalar prateleiras, ou nichos, e decorá-los com pequenos vasos de plantas ou flores.

Sala de jantar, quarto e cozinha

Na sala de jantar, no quarto e na cozinha, o melhor é contar com plantinhas de pequeno porte. No primeiro caso, a dica é posicionar um pequeno vaso no centro da mesa. Já nos quartos, você pode posicioná-lo na mesa de cabeceira ou mantê-lo suspenso com o auxílio de ganchos. 

Na cozinha, as plantas são dispensáveis, mas caso você queira dar mais vida ao cômodo, a dica é apostar nos vasos menores. Para quem tem espaço suficiente, vale criar uma mini-horta de temperos. 

3. Metal

Como mencionado acima, o metal e o alumínio também costumam aparecer nesse cenário, sobretudo na decoração rústica na cozinha, por meio dos utensílios. Para exibi-los, a dica é instalar uma prateleira flutuante em uma das paredes e dispor canecas, por exemplo. 

As canecas de metal ou alumínio podem receber diferentes tipos de revestimentos e  assumir outras cores. No caso da decoração industrial, o melhor é apostar nas cores neutras, como preto, branco ou verde. 

4. Pallet

Por fim, o pallet, mais um elemento-chave nesse estilo. Cheio de versatilidade, ele é perfeito para quem quer apostar na decoração rústica gastando pouco. Pode servir como mesa de centro para a sala de estar ou ser fixado na parede e funcionar como uma prateleira. 

Também há modelos de camas montados com pallets, reforçando o estilo da decoração e agregando funcionalidade, uma vez que os espaços da estrutura podem ser aproveitados para organizar itens como livros e calçados, por exemplo.

Leave a Comment