Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

6 dicas para criar uma decoração vintage

decoracao-vintage

 

Para quem busca adicionar personalidade ao visual da sua casa, o estilo de decoração vintage pode ser uma boa escolha. Essa estética é inspirada em décadas passadas, principalmente dos anos 1920 até 1980.

Porém, primeiramente, é preciso entender que a decoração vintage é diferente da decoração retrô. Isso porque o vintage implica conter peças originais datadas da época escolhida. Já o retrô contém elementos novos, mas inspirados nessas épocas.

Sendo assim, é possível ter uma decoração vintage do quarto, misturando itens antigos e novos, de modo a manter a originalidade, sem perder a praticidade que alguns móveis novos podem proporcionar. Ficou interessado? Então, veja a seguir algumas dicas para decorar com esse estilo!

1. Escolha uma época específica para se inspirar

O termo vintage é bem amplo e pode se referir a diversas épocas do passado. Por isso, para seguir um estilo e manter uma decoração que converse entre si, é ideal escolher uma década para se inspirar, como os anos 1920, com uma decoração circo vintage, por exemplo.

A década de 1980 também é referência, com elementos mais coloridos e estampas extravagantes. Definindo uma época específica, fica mais fácil saber que móveis procurar, que cores usar e até quais eram as tendências daquele tempo.

2. Busque referências

Assim que decidir em qual época se inspirar, busque o máximo de referências que conseguir, seja em fotos antigas, imagens na internet ou lugares que vendem peças no estilo que você deseja.

Com esse tipo de referência em mãos, fica mais fácil entender quais elementos a sua decoração precisa ter e como eram os móveis na época que você escolheu. Assim, você poderá montar o visual o mais próximo possível do original e manter uma estética harmoniosa nos cômodos.

3. Reforme peças antigas

Para sua decoração ser realmente vintage, é preciso adicionar peças que realmente sejam da época escolhida. Porém, com móveis antigos, muitas vezes, é preciso reformá-los ou, pelo menos, pintá-los para dar uma aparência renovada.

Se você nunca reformou um móvel, é possível encontrar diversos manuais na internet que explicam o passo a passo. Assim, você terá uma decoração vintage barata. Também há a possibilidade de deixar esse trabalho com um profissional, principalmente se o móvel for muito grande e precisar de muitos reparos.

4. Misture peças antigas e novas

Já para quem deseja ter esse estilo em casa, mas também quer ter a praticidade e a tecnologia da modernidade, uma boa solução é misturar móveis e objetos de decoração vintage e retrô. É possível encontrar muitas peças novas que são bastante fiéis ao estilo de determinadas épocas.

Dessa forma, sua casa ainda terá itens originais cheios de personalidade que contam uma história, mas você terá também facilidade e conforto no dia a dia, como um sofá mais moderno e retrátil ou um fogão potente para cozinhar, por exemplo.

5. Aposte nos detalhes

Se você deseja uma decoração mais discreta, uma boa dica é apostar nos detalhes, selecionando objetos antigos como decoração ou colocando apenas um móvel original no cômodo e os outros mais simples. Experimente, na decoração vintage da sala, ter apenas um sofá nesse estilo, por exemplo.

As cores neutras ainda ajudam em um visual mais discreto sem perder as características do vintage. Cores como branco, cinza, preto, bege ou tons pastéis deixam o visual mais clean e sofisticado.

6. Não se esqueça da iluminação

Outro ponto muito importante em qualquer decoração é a iluminação dos ambientes. Dependendo da época escolhida, talvez a iluminação natural seja a mais indicada, por isso vale a pena investir em janelas e em cortinas com tecidos mais transparentes.

Além disso, procure saber se o estilo escolhido combina mais com uma iluminação amarelada ou mais clara e branca. Cômodos como o banheiro, por exemplo, necessitam de maior iluminação, então considere esse detalhe.

Leia também: como decorar um cômodo pequeno?

Agora que você já entende mais sobre como montar uma decoração vintage, fica mais fácil transformar o visual da sua casa. Caso os cômodos sejam pequenos e você não tenha muito espaço, veja nosso outro artigo com dicas especiais para decorar casa pequena!

 

Leave a Comment