Please assign a menu to the primary menu location under menu

Destaque HomeOrganização

7 dicas para saber como organizar a cozinha

A cozinha é um dos principais ambientes da casa, já que as refeições são feitas ali e acaba sendo o ponto de encontro de muitas famílias no dia a dia. Porém, manter a organização não é uma tarefa simples. Tantos objetos, alimentos e eletrodomésticos podem acabar se acumulando, e você fica sem saber como organizar a cozinha.

É por isso que hoje decidimos separar algumas dicas para que você tenha uma cozinha prática e com lugar para cada coisa. Confira: 

Primeiro Passo

Antes de começar a pensar a colocar as dicas de organização em prática, é importante fazer uma avaliação de tudo o que tem. Já aconteceu de você abrir o armário de potes para procurar alguma coisa e achar algo que nem lembrava que estava guardado?

Esse excesso de coisas acaba prejudicando a organização da cozinha no dia a dia e ainda deixa objetos parados, sendo que poderiam ser aproveitados por outra pessoa. Muitas vezes só nos damos conta da quantidade de coisa que temos quando vamos nos mudar.

A primeira dica para ter uma cozinha funcional é: abra armário por armário e faça uma análise do que fica ou do que será doado. Você pode colocar alguns critérios e se fazer algumas perguntas: quantas vezes já usei ou pretendo usar? Esse eletrodoméstico faz a diferença ou já tenho outro que cumpre a mesma função?

Assim fica mais fácil entender como organizar a cozinha e o que está ali apenas juntando poeira! Isso vale também para os acessórios, como mexedores, conchas, espátulas e até objetos quebrados. 

Separe os espaços

Agora é a hora de pensar na rotina da família, e nessa hora vem a dúvida de como organizar os armários da cozinha? Os copos, pratos e panelas são geralmente os mais utilizados e precisam estar em um lugar de fácil acesso. 

Já os acessórios para servir a mesa posta nos dias de festa podem ficar em uma parte mais alta, por exemplo, pois são objetos utilizados com menos frequência.

Se a sua cozinha é bem pequena, você pode se inspirar em alguns modelos disponíveis na Marabraz.

Utilize organizadores

Mesmo fazendo tudo isso, pode acontecer de não ter espaço para os objetos que permaneceram. É aí que entra a dica que vai valer sempre: utilize os organizadores. Com esses itens, você consegue acomodar melhor vários pratos, copos, xícaras e o que quiser dentro dos armários.

As divisórias também ajudam na hora de deixar as gavetas em ordem, principalmente aquelas que são utilizadas para guardar facas, espátulas e pequenos objetos. O mais interessante é que você consegue ver tudo o que tem e usar mais, e também ver o que não usa para doar.

Deixe os mantimentos em ordem

Nada de pregadores ou saquinhos que acabam deixando o armário uma bagunça. Você pode utilizar potes herméticos para guardar os alimentos, usar uma etiqueta para nomear e colocar a data de validade. Para latas, molhos e outros, você pode usar cestas que acomodem e ajudem inclusive na praticidade do dia a dia.

2 2 465x261 - 7 dicas para saber como organizar a cozinha

Os temperos também precisam estar em ordem, principalmente porque são bem parecidos e podem acabar sendo confundidos. Utilize esses organizadores de tempero e coloque uma etiqueta para nomear cada um.

3 2 465x310 - 7 dicas para saber como organizar a cozinha

As mesmas dicas valem para a geladeira, já que você pode utilizar os cestos para separar os alimentos e frutas, por exemplo, e deixar o que usa mais à frente e o que usa menos, no fundo.

Dica Mara: para dar uma unidade visual, você pode utilizar cores parecidas ou que combinem entre si. Se tudo for muito colorido, você pode acabar se confundindo e ter a sensação de que está tudo bagunçado.

Os temidos potes de plástico

Esses realmente são campeões em ficar fora de ordem. Mas se você já seguiu a primeira dica de doar o que não está sendo usado — e desapegue mesmo, viu? —, já garantiu uma boa melhora.

Para os que ficaram, a dica de como organizar a cozinha é a seguinte: guarde todos tampados. Isso vai economizar tempo quando você estiver cozinhando. Agora, se o espaço é bem reduzido e o armário não te permite isso, você pode colocar todas os potes em uma ou duas prateleiras e as tampas em um organizador com divisórias.

Dica Mara: se as tampas ficam separadas, você também pode colocar uma pequena etiqueta na tampa e outra no pote com números. Assim, vai ficar mais fácil para todo mundo que mora por aí encontrar o par!

Utilize o espaço vertical

Se a cozinha é pequena ou você não tem muitos armários disponíveis, procure pensar em alternativas que possam te ajudar nessa organização. Uma prateleira na parede pode acomodar os temperos e mantimentos mais usados, liberando um espaço no móvel.

Os ganchos podem servir como suporte para espátulas e conchas, canecas e até panelas, dependendo do tamanho. Se você vai mobiliar a cozinha, existem várias opções de armários disponíveis no site.

Tenha uma rotina

Por fim, a última dica — mas não menos importante — para organizar a cozinha é manter uma rotina. Assim que acabar de cozinhar, garanta que todos os mantimentos estejam guardados no lugar certo. Só deixe à vista o que for realmente necessário.

A limpeza também faz parte dessa rotina e ajuda a manter cada coisa em seu lugar. Assim, você não precisa ter todo esse trabalho de organizar tudo do zero sempre. Confira vários produtos para a sua cozinha na Marabraz.

Qual dica você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo 😊

1 Comment

  • Muito bacana suas dicas. Adorei e estou numa fase de querer tirar te dos armários e fazer uma organização geral. Principalmente pq tenho poucos armários e minha cozinha é minúscula. Obrigada

Leave a Comment