Você já parou pra perceber como as cores das paredes interferem em como o ambiente é decorado? Já é de conhecimento de muitos que, em ambientes pequenos, o ideal é abusar das cores claras. Mas e quando a necessidade é bem específica, como diminuir (visualmente) o pé direito do cômodo? Aí, você me pergunta: mas porquê alguém pode ter uma necessidade tão específica?
Vamos lá. Às vezes, o cômodo da casa não está tão acolhedor como deveria estar (é o que acontece com ambientes muito amplos). Ou então ele é retangular demais e você quer diminuir a sensação de que as paredes estão te apertando, sabe?
Então, é nessa hora que uma boa tinta na parede faz a diferença. O segredo está nas cores claras e escuras. Vamos explicar melhor no infográfico que fizemos abaixo:
Com essa imagem, fica bem mais fácil entender o que é que estávamos falando, não é? Como na imagem abaixo, você pode perceber que o piso e o teto são claros, enquanto as paredes são mais coloridas. Isso dá aquela achatada no cômodo e parece que ele é mais longo do que o real.
Como ilustrado acima, para diminuir a profundidade ou aumentar o pé direito, você pode pintar as paredes laterais e deixar uma branca (ou bem clarinha). Quando o piso também é mais escuro que a parede, a sensação aumenta, conforme é possível ver na imagem abaixo.
Em contrapartida, neste exemplo, o ambiente ficou aparentemente mais reduzido, pois o teto e o chão estão mais claros, enquanto as paredes laterais estão com um tom mais escuro. Ah, e ainda tem um detalhe muito relevante na decoração abaixo: as listras na horizontal. Tanto as pintadas na parede quanto as prateleiras, a iluminação do teto, etc. Tudo está na horizontal, o que dá uma reduzida no pé direito (só no visual, ok?)
E se você ainda não se convenceu, olha só essa decoração com listras na vertical. Além disso, o teto é mais claro, fazendo o ambiente ficar mais bem iluminado e alto. Confere?
E aí, o que achou? Ainda vai ter dúvidas na hora de pintar a sua casa? 😉
Assine Nossa Newsletter:
[wysija_form id=”1″]