Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoDestaque Home

Sala de TV pequena: dicas preciosas para decorar

1 editada

O ambiente é pequeno, o imóvel é alugado, o orçamento é baixo e você não tem ideia de como decorar esse espaço. Esse é um dilema real para muitas pessoas que desejam ter sala de TV decorada, mas não sabem bem por onde começar.

A primeira dica é: menos é mais. Se a sua casa tem metragem reduzida, tente ao máximo diminuir a quantidade de objetos que acredita que não vai usar mais, como aquele livro que não vai ser lido ou fotos repetidas. Acumular muita coisa, principalmente em ambientes menores, pode acabar dando um visual bagunçado e a sensação de aperto.

Desenhe o ambiente

Muitas vezes, a gente imagina uma ideia na nossa cabeça, mas quando coloca em prática acaba não conseguindo o efeito esperado. É o famoso: expectativa x realidade. E você sabe como evitar isso na decoração da sala de TV pequena? Desenhando!

Vamos supor que a sua sala de TV pequena seja retangular. Desenhe esse retângulo em uma folha e vá incluindo os móveis da forma que imaginou. Assim fica muito mais fácil para você entender a disposição de tudo e como quer o resultado final! 

Faça um planejamento

Ter um cronograma, orçamentos e tudo o mais pode ser uma forma de você conseguir um efeito incrível. Avalie quanto você pode gastar no total, assim vai ser mais fácil entender quanto poderá gastar em cada item. Aqui você também pode anotar todas as medidas disponíveis no seu ambiente para, quando chegar na loja, já ter tudo em mãos.

Escolha a paleta de cores

2 1 465x310 - Sala de TV pequena: dicas preciosas para decorar

As cores fazem toda a diferença no ambiente, podendo trazer a sensação de amplitude ou de aperto dependendo da forma como forem utilizadas. Por isso são tão importantes em um projeto.

Uma forma bem interessante de montar a sua paleta de cores e pensar na decoração da sala de TV é utilizar sites que já possuem inúmeros modelos prontos. Essa é uma dica que vai fazer você ganhar bastante tempo.

Tenha referências

Saber o que quer é o primeiro passo. Não corra o risco de ir até a loja sem nenhuma ideia. Tantas opções podem acabar te confundindo, não é mesmo? E fala a verdade, com a internet e tantas fotos de referência, não custa nada dar uma pesquisada para ver o que você mais gosta.

3 1 465x315 - Sala de TV pequena: dicas preciosas para decorar

Muita gente tem dificuldade de combinar tudo, mas aqui a dica é: faça um moodboard, que é um painel com referências de tudo o que você acredita que vai combinar. Pode ser uma cor, um pedaço de tecido, a foto de um sofá e assim por diante.

E na sala de TV pequena algumas referências podem ajudar com os imprevistos, inclusive você pode dar uma olhada em vários produtos para sala de estar, na Marabraz, que vão te ajudar a deixar o ambiente com muito mais estilo.

Escolha os móveis maiores

Agora é a hora de definir quais serão os móveis que vão compor a sua sala de TV pequena. Como o espaço é reduzido, é importante pensar que não podem ser muito grandes, já que isso poderá prejudicar a circulação. Tenha em mente que é fundamental garantir pelo menos 60 centímetros de circulação. 

É importante que o sofá seja aconchegante e garanta um conforto, já que é ali que recebemos as visitas, reunimos a família e assistimos TV. Se esse for o seu caso, procure pensar em um modelo que não tenha muita profundidade, pois poderá acabar dificultando na hora de levantar.

Depois do sofá, você pode pensar no móvel para a TV e decoração: rack e painel ou estante. Isso vai depender das suas necessidades. Algumas perguntas importantes a serem feitas são: preciso de muito ou pouco espaço? Tenho muitos objetos e preciso organizar todos eles? Quantos eletrônicos preciso dispor no móvel?

Dessa forma, você consegue definir quanto de espaço precisa, já que o painel fica preso à parede. Já o rack é mais baixo e possui algumas divisórias para eletrônicos e objetos decorativos. Por fim, a estante é maior e ocupa mais espaço, mas garante lugar para livros e objetos maiores.

Defina os móveis menores

Se o espaço é pequeno, priorize aqui móveis que sejam versáteis e possam cumprir dupla função. A mesinha lateral pode ser um banco extra para os dias que receber visitas. Outra dica bacana é incluir puffs quadrados, que podem ser mesa de centro, assento extra e ainda um baú para guardar alguns objetos. 

Independente do estilo – se você prefere uma sala de TV moderna ou clássicas –, esses móveis de apoio são ótimos, ajudam a complementar a decoração e a deixar tudo com a sua cara.

Escolha o tapete e a cortina

Os tecidos podem trazer a sensação de aconchego para a sua sala de TV pequena. Se você optou por móveis com cores neutras, pode investir nas estampas dos tecidos. Para combinar, pode escolher a cortina branca ou uma cor da estampa do tapete e deixar o resultado bem harmônico.

Em relação às medidas, a cortina deve ter a barra próxima ao chão e o suporte deve ser instalado a pelo menos 15 cm do teto. Já o tapete deve estar no mínimo 10 cm abaixo do sofá. Caso contrário, pode causar um efeito desproporcional no visual.

E a decoração?

Por fim, chegou a hora final da decoração de sala de TV simples. Livros e fotos ajudam a trazer personalidade para o ambiente, assim como quadros e pôsteres. Uma dica bacana na hora de instalar as imagens na parede é desenhar antes do mesmo tamanho e fazer a simulação.

Não se esqueça de investir em plantas, que ajudam a trazer a natureza para dentro de casa. Se você não tem muito tempo para cuidar, prefira espécies que demandam menos manutenção como, por exemplo, os cactos, suculentas ou jiboias.

No final das contas, seja a decoração de sala de TV pequena ou da forma que você quiser é importante garantir que terá a personalidade de quem mora por ali. Confira outros produtos incríveis para este e outros ambientes na Marabraz

E o que você achou das dicas? Conta para a gente aqui embaixo 😊

2 Comments

Leave a Comment