As cores fazem parte da nossa vida, da nossa personalidade e, em casa, nos ajudam a definir o clima que queremos proporcionar para aquele espaço. Por isso, é motivo de muitas dúvidas para quem vai começar a decorar um ambiente.
Nós decidimos separar algumas dicas para te ajudar neste desafio, mas é muito importante que você pesquise bastante antes de definir. Busque referências, fotos no Google e Pinterest. Muitas vezes imaginamos um resultado na nossa mente, mas na prática acaba sendo bem diferente.
COMBINAÇÃO DE CORES

Combinar as cores pode ser o primeiro desafio na hora de decorar. Muitas pessoas acabam deixando para definir a paleta na própria loja, olhando as cores das tintas e decidindo naquele momento. Por mais que é possível mudar, por algum tempo a decoração vai estar naquele ambiente.
Primeiramente pesquise! O círculo de cores é um caminho inicial incrível para entender quais cores combinam umas com as outras.
Fique por dentro das tendências de cores para 2019!
Posteriormente, existem alguns sites que você define a cor inicial e recebe sugestões de paletas de cores (o da Adobe é uma das opções https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel/)
Ou ainda: você pode enviar uma foto – pode ser uma paisagem, por exemplo, e o site te apresenta quais são as cores que estão presentes naquele lugar.
Para as cores de tintas de parede, algumas marcas disponibilizam aplicativos com realidade virtual – você pode apontar a câmera do celular para a parede e ver a simulação da cor ali. Portanto esta é uma ótima dica para você chegar já na loja com tudo pensado e planejado.
MEIA PAREDE

Não é necessário transformar a pintura da parede da sala por completo. Basta uma pintura em um ponto da parede ou em um formato geométrico para ter um ponto de destaque! Dessa forma, você economiza e ainda promove uma mudança incrível no seu cantinho.
Quer renovar sua sala? Veja 5 lindas paletas de cores e inspire-se.
PINTURA MEIO A MEIO

A composição de pratos na parede com a mesma paleta da tinta arrematam a composição! Assim, a pintura meio a meio se torna uma forma de delimitar espaços em um ambiente.
UMA COR SÓ

Não é porque você prefere um espaço mais colorido que precisa necessariamente ter várias cores. Escolha uma e utilize objetos que componham com a cor eleita.
PONTO DE DESTAQUE

Uma escada ou uma porta pode já fazer toda a diferença. Pense fora da caixa e deixe a sua criatividade fluir.
TUDO SE COMPLEMENTA


Olha que interessante: separamos dois ambientes que têm a parede com um tom de azul, o sofá amarelo e um tapete colorido. No entanto, uma cor complementa a outra, pois fazem sentido no círculo cromático que mostramos lá em cima. No próprio tapete, as cores se repetem e não deixam o ambiente ficar cansativo. Enfim, como podemos ver, a parede branca na primeira imagem e o piso claro na segunda ajudam a dar a sensação de calma que o ambiente pede.
TOQUE DE COR

Analogamente, base neutra e madeira escura para combinar com tapete e quadros (com a mesma paleta) coloridos. Esta também é uma ótima dica.
Imagens: Google e Pinterest
Concluindo, dá para fazer uma decoração bacana e ao mesmo tempo simples e barata não é mesmo 😉
Conta para a gente aqui qual dúvida você mais tem na hora de escolher as cores da sua casa! 🙂
1 Comment