Please assign a menu to the primary menu location under menu

Conheça o estilo navy e veja como aplicar na decoração

estilo-navyImagem de decoração estilo navy

Entre várias opções decorativas, o estilo navy é uma tendência que vem ganhando destaque nos últimos anos. Esse clima marítimo traz aquela sensação de vida na praia, a calmaria do mar e um cenário mais parecido com o litoral.

A decoração náutica pode ser adotada em diversos cômodos, porque é versátil e permite um mix de materiais como: ferro envelhecido, móveis rústicos de madeira e fibras naturais. Além disso, ela combina com diversos itens decorativos como tapetes, cortinas e almofadas.

O que é estilo navy?

O estilo navy, “marinha” em português, é a ideia de trazer a temática marítima para a sua casa. Ele é composto principalmente por um trio de tonalidades: azul-marinho, branco e vermelho. Alguns tons que podem ser usados para harmonizar são bege e palha. 

Essas cores remetem a uma representação de diversos elementos do litoral. Elas são usadas em objetos e móveis na decoração navy para tornar o espaço mais aconchegante, com essa ideia de estar mais próximo do mar. Ele também é conhecido por ser um estilo muito fácil de harmonizar.

Complete a decoração com móveis

Para os móveis nos ambientes, você pode apostar em uma decoração rústica que combine com esse tema, pois costumam ser materiais mais brutos como a madeira e o concreto. Caso você prefira um visual mais moderno e clean, pode optar por artigos pintados em branco, por exemplo.

Você também pode ousar um pouco mais e escolher algumas estampas em listras e móveis de bambu, que são opções excelentes. A ideia é compor a decoração no estilo navy dando o toque especial que você busca.

Estampas e cores características do décor navy

Como foi dito anteriormente, branco, azul e vermelho são as cores mais usadas na decoração de estilo navy. Além disso, o bege aparece em alguns pontos dos cômodos levando essa sensação de tonalidades em harmonia. Por isso, a dica é sempre apostar nesses tons.

Já as estampas em listras, que remetem à estética dos uniformes antigos dos marinheiros, podem ser adotadas em tapetes, edredons, sofás e até em um quadro náutico. Se deseja uma decoração mais discreta, você pode optar por listras mais finas e fazer uma composição com branco e bege. 

Objetos em estilo navy

Os enfeites náuticos são ótimas opções, principalmente para quem deseja gastar pouco. Nesse caso, é indicado usar acessórios em formato de conchinhas, estrelas do mar, âncoras e barcos, pois são excelentes formas de investir no tema navy.

Uma dica é escolher remos para pendurar na horizontal, na parede, dando aquele ar de ambiente marítimo. Os aparelhos de jantar também são uma boa proposta, pois você pode escolher algumas estampas em listras, azul-marinho, branco ou vermelho. 

Estilo navy e os ambientes da casa

Essa decoração pode ser adotada em cada cômodo, já que é simples e prática de fazer. Separamos algumas dicas que podem ajudar você a fazer composições fiéis ao estilo navy. Veja e aproveite:

Sala de estar

É possível usar a decoração náutica para sala de estar, com acessórios como almofadas, tecido das cortinas, cúpulas para abajur e tapetes. Para isso, é importante apresentar estampas ou cores clássicas dessa tendência. Por exemplo, coloque uma passadeira em listras no corredor da sala ou um tapete branco, azul e vermelho na mesinha de centro ou próximo ao sofá.

Quarto

Já no quarto, é legal apostar em roupa de cama nesse estilo para “conversar” com o ambiente em si. Você pode usar as cores do trio nas paredes e investir em objetos do estilo náutico. Os móveis também podem ser feitos em madeira, para dar aquele ar mais rústico.

Cozinha

Na cozinha, você pode reformular e deixar o ambiente mais clean, usando branco e bege, compondo com objetos em azul-marinho e vermelho. Para complementar, é possível usar itens de cozinha em bambu e inox, materiais que ajudam a transmitir a sensação de harmonia e reforçar a decoração no estilo navy.

Quarto do bebê 

O quarto do bebê também pode estar na decoração e é uma tendência que faz muito sucesso entre as mamães. É um tema clássico! Você consegue fazer composições com papéis de parede com desenhos de marinheiros ou apenas listras, tanto na cor azul quanto na cor vermelha.

Se deseja investir um pouco mais, você pode escolher uma cama ou um berço em formato de barco e uma roupa de cama que tenha essa temática estampada. Pendurar remos e colocar almofadas são excelentes escolhas.

Varanda

Decorar a varanda nesse estilo também é possível, com estampas em listras e móveis de madeira ou bambu. Experimente fazer suspensórios para as plantas com cordas tranças para dar aquele ar marítimo. 

Coloque tapetes estampados nas tonalidades azul e vermelho, por exemplo. Uma dica é usar cadeiras de praia de bambu e madeira, na cor branca de preferência. Basta deixar a criatividade fluir!

Confira mais dicas de estilos de decoração no Blog Mara:

Anotou as dicas? Aproveite para colocá-las em prática e trazer à sua casa esse estilo que é uma tendência. Continue navegando e não deixe de ler sobre decoração em quarto neon.