Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Estilo provençal: veja como montar uma decoração rústica e sofisticada no seu lar

Quando se fala em decorações clássicas que são tendência até os dias de hoje, o estilo provençal é referência no segmento por vários motivos. A leveza que o décor oferece ao ambiente se mistura ao toque de simplicidade dos elementos rústicos e antigos que complementam o espaço.

Quer transformar sua casa em um lugar que lembre os lares camponeses, mas não sabe por onde começar? O Blog Mara preparou um conteúdo especial para você aprender mais sobre o que é o estilo provençal e como dar uma cara nova ao seu lar. Confira!

Veja como o acaso resultou no surgimento do estilo provençal

Sabe quando nos inspiramos em uma decoração de luxo, mas precisamos fazer algumas adaptações para caber no nosso orçamento? Esse conceito define muito bem o que é o estilo provençal, que surgiu na cidade de Provença, no sul da França, em meados do século XVI.

No início, a decoração era feita na casa de camponeses que queriam imitar o luxo dos tempos imperiais, mas tinham poucos recursos para bancar o mesmo requinte dos palácios de reis e rainhas. Apesar disso, a tentativa acabou revelando um estilo diferente e muito bonito.

A mistura entre a rusticidade dos móveis com acabamento simples e a delicadeza da presença de flores, cores suaves e elementos decorativos bem detalhados se tornou uma identidade que fez — e faz — muito sucesso. Até hoje, quando se fala em ambientes clássicos, o toque provençal é referência.

Confira quais elementos são essenciais no décor provençal

Se você ficou com vontade de repaginar o visual da sua casa e adotar a decoração com estilo provençal, é importante ficar atento a alguns detalhes importantes. Existem alguns itens que não podem faltar para que o conceito campestre fique marcante.

Confira o que não pode faltar para você ter um lar com o autêntico estilo provençal. Os elementos a seguir reforçam as características que comentamos no tópico anterior: romantismo, rusticidade e harmonia.

Flores

Um ambiente florido é o símbolo maior do que representa a decoração provençal. Imagine o quanto pode ser agradável morar em uma casa rodeada pela natureza, com plantas e outros elementos que façam do lugar uma verdadeira paisagem.

As flores ajudam a colocar um toque de delicadeza e alegria nos espaços onde são usadas. Se você não tem espaço suficiente para colocar rosas, violetas e outras espécies no seu lar, pense na possibilidade de usar papéis de parede, quadros ou outros itens que remetam a aspectos naturais.

Tons pastel

Outro pilar dessa decoração é o uso dos tons pastel como protagonistas do cenário. Se sua ideia é fazer o espaço se parecer ao máximo com uma verdadeira casa com estilo provençal, as cores opacas são indispensáveis.

Assim como as flores, as paredes e outros detalhes que tenham cores leves transmitem a sensação de estar em um espaço clássico. Com isso, o toque rústico, que serve como base do ambiente, fica mais perceptível.

Móveis antigos

Os móveis do estilo provençal são vistos como a cereja do bolo da decoração campestre. As mesas, cadeiras e outros itens da mobília dão um aspecto clássico ao ambiente graças ao design cheio de detalhes e por terem a aparência rústica, que dá a sensação de viagem no tempo.

Misture isso na sua casa com os móveis amadeirados, que são mais simples entre os usados nesse tipo de décor e são o centro das atenções. Se preferir algo para destacar o ambiente, seja a sala de estar, quarto ou outro cômodo, aproveite a mobília colorida com tonalidade opaca. O efeito vintage provençal fica mais evidente.

Lustres e pendentes

Que tal deixar sua sala de jantar ou estar parecida com a de palácios luxuosos que combinem com a decoração provençal? Os lustres e pendentes são ótimas soluções para isso, principalmente os que têm vidros e cristais, pois reforçam a claridade que esses ambientes precisam.

Espelhos

Se você gosta de dar um retoque no visual, conferir a maquiagem ou o cabelo, sabe que o espelho não pode faltar em casa, não é mesmo? Sabia que o item também pode compor a decoração? Os modelos ovais com molduras de madeira são um clássico e adicionam delicadeza, romantismo e rusticidade que o estilo rústico exige.

Coloque o estilo provençal em prática nos cômodos da casa

estilo provencal marabraz - Estilo provençal: veja como montar uma decoração rústica e sofisticada no seu lar

Já consegue imaginar alguns dos itens comentados acima na sua casa? A explicação do que não pode faltar para o seu ambiente ganhar ares campestres já deu uma base do que fazer. Agora chegou a hora de planejar como o estilo provençal pode fazer a diferença nos cômodos do lar.

Confira algumas dicas do que você pode colocar em prática para transformar seu espaço. Com as observações a seguir, fica bem mais fácil montar uma cozinha provençal ou transformar a sala de estar no espaço de tranquilidade que tanto deseja.

  • Sala de estar e jantar: aposte nos móveis para sala de estar e jantar com uma pegada vintage, que sejam naturais ou pintados. Os estofados com tons pastel também deixam os cômodos bonitos, enquanto o lustre acrescenta elegância;
  • Cozinha: os armários são protagonistas em uma cozinha com estilo provençal. Por isso, pense nas opções que se aproximem do estilo clássico, que façam seu ambiente se parecer o de palácios e casas nobres;
  • Quarto: além do espelho com moldura de madeira, considere usar móveis para quarto que sejam simples e, ao mesmo tempo, indispensáveis. Neste caso, a cabeceira da cama, os abajures e até a tradicional penteadeira dão um toque de classe e originalidade ao ambiente,
  • Banheiro: que tal experimentar um papel de parede floral ou listrado para dar cara nova ao banheiro? Com a ajuda do espelho, da bancada ou pia antiga e do vaso sanitário simples, já é possível ter um espaço bem charmoso.

Monte o estilo provençal no seu lar com móveis da Marabraz

Gostou de conhecer o estilo provençal e quer encontrar móveis para transformar sua casa? Navegue no catálogo virtual da Marabraz e confira as opções de mesas, cadeiras e o que mais desejar para que seu lar fique com o charme da decoração camponesa.

Leave a Comment