Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Conheça 7 estilos arquitetônicos: veja qual é o seu

estilos-arquitetonicosImagem de estilos arquitetônicos

Uma das questões mais recorrentes de quem está prestes a construir, comprar ou alugar uma casa são os estilos arquitetônicos. Entre tantas opções, você já parou para pensar qual pode ser a sua? Essa é uma das primeiras decisões junto ao arquiteto.

Assim, após definir o estilo da casa, fica ainda mais fácil escolher e adaptar a decoração, os móveis e os materiais ao projeto. Veja só as dicas de sete estilos arquitetônicos de casas que separamos.

Quais são os estilos arquitetônicos?

Para você não se sentir perdido com tantas possibilidades, fizemos uma lista com sete estilos arquitetônicos de casas mais procurados e as principais características deles. Você pode aproveitar para se inspirar e, quem sabe, pegar um pouco de cada estilo para encaixar no seu lar. 

1 – Clássico

Os estilos clássicos estão sempre presentes, principalmente para quem curte uma decoração mais tradicional. As referências desse estilo de arquitetura vêm das culturas grega e romana. Os principais materiais usados para a construções residenciais são: calcário ou mármore, madeiras e telhas para a cobertura.

Outra coisa que chama muito atenção nessa arquitetura são as colunas. Geralmente, elas são redondas, altas e estão sempre em destaque na entrada da casa. A paleta de cores é sempre mais sóbria: o bege, o verde-escuro, o rosa-claro e outros tons suaves são sempre procurados para a decoração clássica.

2 – Moderno

Entre os estilos arquitetônicos, o moderno é marcado pelo uso de formas geométricas, vidro e concreto. Ele se popularizou no Brasil, no começo do século passado, e faz sucesso desde então. 

Esse estilo é conhecido por ter janelas em fita, sem interrupções no interior. As plantas são livres e integram os cômodos da casa. As decorações costumam ser mais minimalistas e as cores, sempre neutras. 

3 – Contemporâneo

A arquitetura contemporânea ficou muito conhecida nos anos 90. Há várias tendências, como os traços minimalistas, por exemplo, que fazem parte dos estilos arquitetônicos de interiores do modelo contemporâneo. 

Assim, os designers de interiores apostam em mesclar cores como preto, branco e cinza. Alguns escolhem intercalar móveis de aço, vidro, madeira ou ferro. Os móveis em formato geométrico também são ótimas opções.

4 – Mediterrâneo

O estilo mediterrâneo tem casas encantadoras e charmosas. Esse tipo de construção é achada em lugares como Itália, Espanha, Grécia, Líbia e Tunísia. As principais características são os terraços e os jardins mais amplos, e os objetos em cerâmica são os mais procurados para compor a decoração.

Esse é um estilo arquitetônico clássico e, nele, você pode abusar das cores. As mais usadas são turquesa, azul, verde, lavanda, terracota e areia para elementos decorativos. Experimente harmonizar com algumas flores e plantas para dar o toque final. 

5 – Norte-americano

O estilo norte-americano é muito comum em filmes, mas já pensou em trazê-lo aqui para o Brasil? Essas casas apresentam algumas características tradicionais como telhados inclinados, fachadas cobertas por telhas e molduras em torno das portas e das janelas. 

As cores costumam ser sempre neutras, apostando em branco, bege e rosa-claro. Os tapetes são muito utilizados na decoração da casa, como os modelos mais neutros e os persas, que dão um destaque na decoração.

6 – Tropical

As casas tropicais são as famosas casas de praia, compostas por materiais naturais como madeira e bambu, priorizando a natureza, com muitas plantas em volta. Esse estilo carrega cores vibrantes e quentes, como: vermelho, amarelo, laranja e verde. O ideal é investir em objetos nessas cores citadas.

7 – Rústico

O estilo rústico é composto por uma fachada mais “pesada”, expondo elementos naturais como madeira, pedra e concreto. O interior tem materiais em couro, pele sintética ou pallet deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Os móveis costumam ser feitos de madeira, para dar aquele ar mais rústico e elegante.

Na sala, você pode optar por uma mesinha pequena de centro imitando um tronco e, no sofá, uma manta. As plantas também ajudam na decoração rústica. Não tem erro, basta usar a criatividade!

Como escolher um estilo arquitetônico?

Há estilos arquitetônicos de residência e, antes de colocar a mão na obra, escolher um que se adeque ao seu gosto é fundamental. Aposte em um estilo que corresponda às suas necessidades e ofereça a melhor experiência em termos estéticos ou funcionais.

Caso já tenha uma casa, você pode aproveitar para decorar os espaços conforme o estilo de cada arquitetura. É possível fazer combinações entre eles, como o moderno com o contemporâneo ou o clássico com o mediterrâneo. 

Itens de decoração que não podem faltar nesses estilos arquitetônicos

Agora, você sabe como funcionam os estilos arquitetônicos. Anteriormente, apresentamos algumas peças decorativas que podem ser usadas em todos, curingas que fazem toda a diferença.

Como você viu, os tapetes são muito procurados para dar um toque especial nos cômodos. As luminárias, os quadros e as plantas também não podem faltar na sua casa. O mais legal é que eles combinam com tudo, basta você escolher o que mais se encaixa no estilo da sua casa.

Veja mais dicas aqui no Blog Mara!

O que achou das dicas? Continue navegando pelo Blog Mara para saber mais sobre como decorar a casa, fazer composições de objetos e muito mais! Leia também sobre estilos de quarto e aproveite!

Leave a Comment