Há algum tempo venho congelando refeições prontas, uma forma de ganhar um tempinho a mais no resto da semana e não cair na armadinha de comer qualquer pão com queijo ou biscoito recheado na hora do almoço.
Agora tenho que confessar: O meu freezer estava uma bagunça. Não sabia o que era carne, o que tinha sobrado do mês passado e o que tinha sido congelado recentemente, e pra organizar a bagunça, fiz etiquetas pra colocar nos recipientes.
Aprendi um truque simples, mas extremamente útil: Ao invés de imprimir as etiquetas em qualquer folha adesiva, fiz numa folha comum de 180g e colei papel adesivo por cima (o famoso papel contact). Com caneta permanente, escrevi por cima do adesivo, o que facilitou ainda mais a organização e a durabilidade das etiquetas =)
Pra quem pretende começar a congelar comidas, aqui algumas dicas:
- Cada alimento de um procedimento necessário para o congelamento. As hortaliças, por exemplo, precisam passar por um processo chamado branqueamento. Primeiro você deve lavá-las, tirando as partes estragadas, depois submergi-las em água fervente e no mesmo momento em água fria, pra que ocorra o choque térmico. Dessa forma elas duram mais tempo e mantem texturas e sabores.
- Use sempre embalagens adequadas como potes plásticos, vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos em quantidades pequenas, mas tenha o cuidado de retirar todo o ar dos recipientes.
- Coloque no freezer na temperatura adequada, geralmente abaixo de 18ºC;
- Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até 3 meses; Nunca re-congele os alimentos.
Clicando aqui você pode fazer o download do arquivos das etiquetas, garanto que elas facilitarão um bocado o seu dia a dia =)