A iluminação de um ambiente pode ser decisiva para trazer a sensação de aconchego para um espaço. Muitas pessoas acreditam que é necessário fazer grandes transformações ou reformas para ter um projeto luminotécnico completo, mas a verdade é que com boas referências e escolhas é possível sim repaginar um ambiente utilizando ideias fáceis de serem colocadas em prática.
Se você tem dúvidas sobre isso, nós separamos por aqui várias dicas sobre esse assunto. Antes de tudo é importante saber que existem três tipos de iluminação: direta, indireta e difusa.
ILUMINAÇÃO DIRETA

Como decerto o próprio nome já diz é a iluminação que ilumina diretamente um espaço, um detalhe ou um ponto do ambiente. As luminárias, abajures ou um pendente em cima de um ponto específico da mesa pode ser considerada iluminação direta.
ILUMINAÇÃO INDIRETA

Já a iluminação indireta é que não possui um foco específico, mas ilumina o ambiente de forma geral de forma clara e aconchegante!
Antes e depois: Confira como transformar sua casa com alguns objetos!
ILUMINAÇÃO DIFUSA

Neste tipo de iluminação, o ponto de luz é distribuído de forma igual para um ambiente sem resultar em sombras ou contrastes igualmente muito marcantes.
TIPOS DE LUMINÁRIAS
Existem diversos modelos disponíveis no mercado e cada uma tem a sua função. O importante é usar a criatividade para deixar o espaço o inegavelmente mais aconchegante possível! Separamos aqui alguns tipos de luminárias e como podem ser utilizadas aí na sua casa.
Dica Mara: as lâmpadas amarelas dão uma sensação de conforto maior, por isso é bom investir nelas na sala de estar ou quarto. Já as brancas geralmente são utilizadas para iluminar área de trabalho como, por exemplo, a cozinha.
PENDENTES



São aquelas instaladas diretamente no teto em direção ao chão. Uma dica importante é se for instalar em cima de uma mesa de jantar, um criado-mudo ou mesa lateral, por exemplo, manter pelo menos 70 cm de distância da base para evitar que a peça atrapalhe no dia-a-dia.
Dá uma olhada na nossa seleção de pendentes disponíveis aqui na Marabraz.
ARANDELAS



Instaladas diretamente nas paredes, as arandelas ajudam na decoração de um espaço espalhando a luz de forma difusa. É ótima para atrair a atenção para um objeto ou quadro, por exemplo.

Confira essa arandela direto aqui no site da Marabraz.
LUSTRES



Assim como os pendentes, também são instalados no teto, mas geralmente possuem mais detalhes e são mais trabalhados. Alguns entretanto são feitos de vidro ou cristal e dão um ar imponente ao ambiente.
Mudanças simples na decoração gastando beeem pouco!
PLAFONS



Luminária utilizada diretamente no teto disponível em diversos formatos – redondo, quadrado ou retangular. Pode aliás ser instalada sobreposta ou pode ser embutida.
EMBUTIDA



É instalada diretamente no teto ou no forro de gesso e é uma forma de ter uma iluminação completa sem atrair as atenções para luminárias.
SPOTS



Esse tipo de iluminação ajuda a focar onde você quer atrair a atenção de um determinado objeto. O trilho de spots é uma ótima opção para quem quer trazer mais pontos de luz para um espaço sem precisar quebrar nada e fazer uma reforma.
Olha a nossa seleção de spots e trilhos de spots disponíveis na Marabraz.
DE PISO OU MESA



São as luminárias móveis como abajures que contribuem para a sensação de conforto de um espaço, sem influenciar nos outros pontos do cômodo.

Dá uma olhada nessa luminária aqui na Marabraz.
Imagens: Google e Pinterest Qual você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo!
2 Comments
Boa noite!!
Quero dizer que sou apaixonada por decoração de interiores..mas confesso que não sou muito criativa..Mas fiquei maravilhada com as dicas da Mara!!!
Achei mto interessante vocês investirem nesse blog..pq nós clientes aprendemos muito..e podemos deixar a nossa casa linda e com economia..
Obrigada!!