Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como decorar e organizar uma lavanderia pequena

lavanderia-pequena-mar

Mesmo com pouco espaço, a lavanderia pequena precisa ser organizada e funcional para facilitar as tarefas do dia a dia. Ainda assim, é um dos últimos cômodos que as pessoas pensam em decorar. Porém, investindo no visual e na funcionalidade desse ambiente, é possível torná-lo muito mais agradável.

Basta desenvolver um planejamento e seguir algumas dicas simples para transformar sua lavanderia. Confira nosso artigo a seguir e entenda mais sobre como montar uma pequena lavanderia, além de conferir algumas inspirações!

Dicas de organização para lavanderia pequena

Para que o cômodo atenda às suas necessidades, é preciso saber como organizar lavanderia pequena de modo que ele garanta mais praticidade no dia a dia. Veja algumas dicas a seguir!

Prateleiras

As prateleiras são uma ótima solução para a organização de lavanderia pequena e simples. Elas permitem aproveitar a área das paredes e guardar produtos de limpeza, são fáceis de instalar, podem ter o tamanho que você desejar e ficam posicionadas uma sobre a outra.

lavanderia pequena - Como decorar e organizar uma lavanderia pequena

Além disso, as prateleiras dão um toque especial para o visual da lavanderia. Você ainda pode escolher o material que mais combina com o estilo que deseja, como madeira, MDF ou até aço. As prateleiras vazadas de ferro, por exemplo, são bastante utilizadas nesse tipo de ambiente.

Cestos e caixas

Outra ideia para decoração de lavanderia pequena é utilizar cestos e caixas organizadoras. Ter dois cestos para colocar a roupa suja pode ajudar a separar as peças claras das coloridas. Porém, caso não tenha espaço, é ideal optar por um cesto grande para todas as roupas.

As caixas também são muito úteis para guardar itens como pregadores, produtos de limpeza, panos de chão, utensílios de limpeza, entre outros. Você pode rotular cada caixa para saber o que tem dentro dela, facilitando encontrar o que precisa e agilizando a sua rotina.

Varal

Se você não possui secadora, outro elemento fundamental na sua lavanderia pequena externa é o varal. O varal suspenso é muito utilizado para não ocupar muito espaço e secar as roupas de forma natural. O modelo de ferro permite pendurar cabides para secar roupas como camisas e calças sociais.

Porém, também é possível optar por modelos como o de madeira, que contribui para o visual da lavanderia ficar mais agradável sem perder a funcionalidade. Você pode improvisar um varal suspenso com uma escada pequena, por exemplo, suspendendo-a com correntes do teto.

Nichos

Os utensílios de faxina podem ser guardados em nichos fixados nas paredes, separando-os por utilidade: produtos para limpar a casa e lavar a roupa, por exemplo. Eles ainda são ideais para colocar pequenos objetos de decoração, como plantas.

Se você está buscando saber como decorar lavanderia de apartamento pequeno, os nichos podem ajudar. Assim como as prateleiras, eles contribuem para dar mais estilo ao cômodo e deixá-lo mais organizado.

Bancada

Para dobrar, passar e organizar as roupas que precisam ser lavadas, é essencial contar com uma bancada na lavanderia pequena. Mesmo que a área seja menor, há modelos compactos para ajudar nessas tarefas.

lavanderia pequena marabraz - Como decorar e organizar uma lavanderia pequena

É possível encontrar modelos de bancadas fixas ou móveis, que são úteis caso você precise mudar a disposição dos objetos conforme lavar as roupas. Também existem bancadas suspensas, que são vazadas embaixo, dando espaço para colocar caixas organizadoras. Ter uma superfície como essa é fundamental para garantir mais praticidade na sua rotina.

Ganchos

Uma ideia simples e criativa para pendurar vassouras, rodos e pás de lixo são os ganchos. São itens baratos, mas servem para organizar esses objetos na parede sem ocupar espaço na lavanderia pequena.

Assim, as vassouras e os rodos ficam acessíveis para serem utilizados no dia a dia, sem atrapalhar o uso da área de serviço. Você encontra ganchos de metal ou de plástico, que são bastante resistentes e, em alguns casos, não é necessário furar a parede para prendê-los.

Armários

Um móvel essencial em uma lavanderia, com certeza, é o armário multiuso, que acomoda produtos e outros itens de limpeza sem que fiquem à vista. Você consegue adquirir modelos compactos de armários, que possuem compartimentos internos para garantir mais organização.

Também é possível optar por armários aéreos, que ocupam a parede e são ideais para lavanderias pequenas. Com esse tipo de móvel, você ganha mais espaço de armazenamento e ainda garante mais estilo para o ambiente. Confira o catálogo da Marabraz e encontre móveis de lavanderia com preços imperdíveis!

Leave a Comment