Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Mezanino: entenda o que é e veja quais são suas utilidades

mezanino

Ideal para ampliar os espaços úteis dentro de um imóvel, a construção de um mezanino pode ser uma excelente aposta para quem busca somar funcionalidade e decoração em um imóvel.

Mas, afinal de contas, o que é mezanino, exatamente? Onde ele pode ser construído? Quais são os materiais ideais? Como utilizá-lo e decorá-lo? A equipe do Blog Mara preparou um conteúdo respondendo todas as questões. Confira abaixo!

Entenda o que é um mezanino e veja quais são suas utilidades

O mezanino é um andar intermediário entre o chão e o teto em um imóvel ou ambiente específico, que resulta em uma metragem conhecida como pé-direito. Trata-se de um espaço muito comum em lofts, já que seu grande objetivo é aumentar o número de área útil de uma residência.

No entanto, esse espaço também pode ser construído em apartamentos e casas amplas. Além disso, o mezanino costuma ser um recurso usado em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, por exemplo. Nesse caso, ele costuma ser aproveitado como uma área vip.

Mas, se o seu objetivo é construí-lo em sua casa ou apartamento, a boa notícia é que ele pode ser utilizado de diversas maneiras. Uma das mais comuns é fazer do mezanino um quarto ou mesmo um closet.

mezanino marabraz - Mezanino: entenda o que é e veja quais são suas utilidades

Outra maneira de aproveitar o mezanino é fazer dele um home office. Embora integrado aos outros ambientes da casa, trata-se de um cantinho que pode ser ideal para manter a concentração e desempenhar as tarefas profissionais ou acadêmicas.

O mezanino ainda pode ser usado como um espaço para relaxar, ler um livro ou escutar um podcast, por exemplo. Caso você esteja sempre por dentro dos lançamentos de filmes, ele pode ser uma espécie de sala de cinema em casa.

Além disso, para quem tem filhos, o mezanino residencial pode ser uma brinquedoteca! A verdade é que esse espaço garante uma vasta gama de opções de utilização. Por isso, antes de construí-lo, analise quais são suas necessidades e como esse ambiente poderia te ajudar a ganhar mais funcionalidade em casa.

Como construir um mezanino em casa

Além de pensar na utilização e na decoração de mezanino, é fundamental se atentar a alguns cuidados com relação à estrutura. Para te ajudar nessa etapa, a equipe do Blog Mara elencou três pontos de atenção.

1. Metragem

O mezanino só é indicado para imóveis que contam com o pé-direito alto, duplo, triplo ou ainda maior. O pé-direito tradicional costuma ter entre 2,5 e 2,8 metros de altura, assim, ele é considerado alto quando possui entre 3 e 4,5 metros.

Já o pé-direito duplo é aquele que possui entre 5 e 7,5 metros de altura, enquanto o triplo conta com 8 metros ou mais. Dessa maneira, é importante ter em mente que, embora o mezanino possa ser construído em um ambiente pequeno, é fundamental que este seja alto para não comprometer o conforto, a funcionalidade e até mesmo a circulação.

2. Segurança e andamento do projeto

Se você constatou que é, de fato, possível construir um mezanino em sua casa ou apartamento, então, o próximo passo é contar com a ajuda de um profissional. Ele poderá indicar qual é a melhor metragem e material para a construção.

Além disso, a orientação profissional também é importante no planejamento da fiação elétrica, bem como para estipular o peso suportado pelo ambiente, fator imprescindível para a segurança dos moradores.

3. Ventilação

Outro fator a ser pensado antes da construção é a ventilação. Como o mezanino não costuma ter um pé-direito amplo e fica localizado mais próximo ao forro da residência, é possível que ele se torne escuro e abafado.

Dessa maneira, é muito importante planejar a instalação de janelas para tornar o local mais arejado e até mesmo fazer um bom aproveitamento da luz natural, o que pode te ajudar a economizar com as contas de energia.

Materiais mais indicados para o mezanino

Por fim, a escolha dos materiais também faz total diferença no resultado final do espaço, tanto na resistência ao peso, como na decoração. Essa decisão também pode ser orientada por um profissional, mas para te ajudar, separamos os principais:

  • Concreto: é a opção mais resistente e mais comum em casas;
  • Aço: mais leve, por isso, é mais comum em apartamentos,
  • Madeira: ideal para quem busca um mezanino rústico. Por isso, pode ser interessante em casas de campo, por exemplo.
Leave a Comment