Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Móveis vintage: saiba como utilizar na decoração

moveis-vintage

Os móveis vintage dão um charme especial à decoração, já que remetem a outra época. Por conta disso, eles são uma boa opção para quem deseja criar uma atmosfera acolhedora, que reflita a passagem do tempo de forma estilosa.

Então, se você está buscando dicas de decoração com móveis antigos, continue lendo o conteúdo que o Blog Mara preparou. Assim, você descobre como transformar o seu cantinho e deixá-lo com ainda mais personalidade.

Quais são as vantagens dos móveis vintage?

Os móveis vintage já são tendência há algum tempo. Isso porque, diferentemente das estéticas mais contemporâneas, eles remetem a outra época e trazem consigo um aspecto nostálgico e acolhedor.

Além disso, os móveis vintage são charmosos e dão personalidade aos cômodos, já que possuem riqueza de detalhes. Por conta disso, eles também contribuem para uma atmosfera sofisticada.

Conheça alguns estilos de móveis vintage

Antes de adicionar móveis vintage ao seu carrinho, é importante conhecer mais sobre os diferentes estilos e a época a que cada um pertence. Assim, fica mais fácil escolher aquele que combina com as suas preferências. Veja só.

Rococó

O rococó é um estilo vintage que tem origem na França pré-revolucionária e é bastante associado ao rei Luís XV. Aqui, as peças são bastante curvilíneas e cheias de ornamentação, com detalhes em dourado ou prata.

Vitoriano

O estilo Vitoriano, por sua vez, tem esse nome por conta do reinado da rainha Victoria durante o século XIX, na Inglaterra. Nesse estilo, valoriza-se a utilização de madeiras nobres e escuras, além da ornamentação e do uso do capitonê.

Chippendale

O estilo chippendale foi criado pelo marceneiro inglês Thomas Chippendale. Combinando o estilo gótico, o rococó e o chinês, os móveis são feitos em mogno, possuem pernas curvas e pés conhecidos como “pata de leão”.

Como utilizar os móveis vintage na decoração?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os estilos dos móveis vintage, é hora de saber como incorporar esses elementos na decoração. Para ajudar na tarefa, elencamos algumas opções abaixo. Confira.

Aposte em móveis de madeira e cores escuras

Como vimos, o estilo vintage se destaca pelo uso de madeira e tons mais escuros. Então, para começar a decorar, você pode apostar em móveis e objetos com essa característica, como escrivaninhas, mesas de centro e cômodas.

Invista em móveis com pés palito

As poltronas ou o sofá com pé palito são ótimos para criar um ambiente retrô na sala de estar. Menos robustos que as versões do estilo vitoriano ou rococó, eles ainda trazem o charme antigo e contribuem para uma sensação de leveza no cômodo.

Formas arredondadas

As formas arredondadas são características dos móveis vintage. Por isso, vale a pena investir em peças com esse acabamento. As mesas de cabeceira nesse formato são ótimas opções de móveis vintage para quarto, pois, além de serem charmosas, deixam os cômodos mais suaves e melhoram a circulação.

Não se esqueça dos objetos decorativos

Os objetos decorativos são pontos-chave para a criação de uma estética vintage. Aqui, a dica é apostar em abajures, discos de vinil e até porta-retratos com detalhes ornamentados. Outra dica é buscar tapetes com fibras naturais, como o de sisal.

Dê mais personalidade a sua decoração com os itens da Marabraz

Gostou de saber mais sobre os móveis vintage e explorar de vez a estética? Então, que tal navegar pelo nosso catálogo e conhecer as diversas opções de sofás, cômodas, escrivaninhas e itens de decoração que ajudam você a deixar a sua casa cheia de personalidade, com ar nostálgico e acolhedor?

Se quiser ficar por dentro de outras dicas e tendências de decoração, não deixe de  continuar no Blog Mara. Aqui, você encontra diversas sugestões para deixar o seu lar com a sua cara.

Leave a Comment