Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

O que é e como aplicar a decoração minimalista em casa

decoracao-minimalista

Se o ambiente básico e clean é o tipo que mais atrai sua atenção, então a decoração minimalista pode ser uma ótima fonte de inspiração para você. Porém, ela ainda gera algumas dúvidas, então a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

Compreenda o conceito da decoração minimalista

Antes de conferir as dicas de como aplicar esse estilo na sua casa, vale entender o que é decoração minimalista de fato. Para facilitar a compreensão, veja os cinco pontos destacados abaixo:

  1. A decoração minimalista rejeita os excessos visuais;
  2. O estilo foi criado com base no essencialismo de móveis e objetos decorativos;
  3. Tem as linhas retas como uma das principais características;
  4. Os tons neutros e claros, além dos objetos de madeira, também fazem parte da decoração minimalista,
  5. É um estilo que flerta com a decoração clean e escandinava.

Ou seja, o estilo minimalista na decoração valoriza o que é essencial dentro de um determinado espaço, fator que ajuda a criar um ambiente básico e ao mesmo tempo sofisticado e elegante.

Se você está decorando a sua casa do zero ou mesmo repaginando algum cantinho do seu lar e deseja seguir na linha da decoração minimalista, então separe o caderno e caneta e anote as dicas listadas abaixo!

Menos é mais: parece clichê, mas faz sentido

Se um dos princípios da decoração minimalista é o essencialismo visual, então a regra do “menos é mais” pode ser o seu ponto de partida. Na prática, isso quer dizer que você deve investir apenas nos móveis que são de fato necessários em um ambiente.

Uma sala de jantar minimalista, por exemplo, é composta apenas pela mesa, conjunto de cadeiras, uma luminária de cor neutra e objetos decorativos básicos, que podem ser quadros ou espelhos. Mais que isso não se faz necessário quando o objetivo é aplicar esse tipo de decoração.

Espelho: garantindo sensação de amplitude

Um dos objetivos desse estilo de decoração é tornar os ambientes visualmente mais confortáveis e harmônicos. Portanto, o espelho é um tipo de objeto que sempre aparece no minimalismo, uma vez que garante sensação de amplitude aos locais onde é instalado.

Nesse caso, procure dar preferência àqueles que vão do chão ao teto. Além disso, se as bordas forem finas e possuírem cores neutras, elas garantem ainda mais harmonia com o estilo minimalista.

Vale ressaltar, ainda, que trata-se de um item cheio de versatilidade. Ele pode aparecer tanto na sala de jantar, como citado anteriormente, como em um quarto minimalista e até mesmo em outros cômodos. Nesse caso, vale deixar a criatividade fluir.

Luz natural: aproveite o máximo possível

A iluminação é um fator imprescindível no estilo minimalista. Caso você esteja construindo uma casa ou realizando uma reforma estrutural na sua residência, aposte na instalação de janelas grandes.

Para iluminar os cômodos no período noturno, você pode apostar em luminárias, pendentes ou abajures, por exemplo. O trilho de iluminação também pode ser considerado, preferencialmente aquele que possui acabamento preto ou branco.

Linhas retas: aposta-chave

Considerando que a decoração pede uma unidade visual, as linhas retas podem apresentar um excelente aproveitamento. Enquanto as curvas e estampas podem resultar em uma sobrecarga de detalhes, as linhas retas harmonizam facilmente entre si.

Elas podem aparecer tanto em móveis como em alguns objetos decorativos, como tapetes, almofadas e quadros, por exemplo.

Cores claras: mais uma característica desse estilo

decoracao minimalista mara - O que é e como aplicar a decoração minimalista em casa

Por fim, mas não menos importante: o uso dos tons neutros e claros. Cores como branco e cinza-claro aparecem frequentemente nesse tipo de decoração. Para garantir o mínimo de dinamismo e um ponto de atenção em um determinado ambiente, vale apostar no verde-musgo ou tons pastel.

Em uma cozinha minimalista, os móveis e os revestimentos podem ser brancos. Já os eletrodomésticos podem ser de inox. Para dar um up na decoração, você pode posicionar um pequeno vaso de plantas em um cantinho desse espaço!

Leave a Comment