Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Dicas úteis para manter a organização de cozinha

organização-de-cozinhaImagem de Organização de cozinha

A organização de cozinha é uma tarefa muito importante, ainda mais para aquelas que são pequenas. É preciso que esse espaço seja funcional e prático. Além disso, deixar o local arrumado influencia na limpeza e na higiene, características obrigatórias em qualquer cozinha.

Pensando nisso tudo, preparamos esse artigo com dicas úteis que vão ajudar você a manter a organização de cozinha mais simples e fácil. Independentemente do espaço que você tem disponível, confira as ideias que selecionamos e deixe o ambiente otimizado e multifuncional.

5 sugestões de organização para cozinhas

Em primeiro lugar, sempre que falamos sobre organização de cozinha, é importante que todos os moradores da casa estejam engajados e dispostos a cumprir esse propósito. Assim, criar hábitos de organização é o primeiro passo para ter sucesso na tarefa.

Por exemplo, após lavar um prato, seque-o e guarde-o imediatamente em seu lugar. Usou um tempero? Na sequência, feche o potinho e devolva-o para o local a que pertence.

A dica é guardar o item logo após a utilização, evitando que uma simples desorganização torne-se uma bagunça generalizada. Veja a seguir cinco dicas de organização de cozinha que vão ajudar você nessa tarefa.

Como organizar o armário da cozinha?

Para organizar o armário de cozinha, comece separando os itens que você usa com mais frequência, deixando-os na frente e posicionando os demais atrás. Alinhe pratos, copos e louças conforme o tamanho e o formato, e agrupe-os pensando nas características semelhantes.

Empilhe os pratos da seguinte forma: primeiro coloque os rasos, depois os fundos e, por último, os de sobremesa. Já os copos e xícaras, não devem ser colocados um sobre o outro, pois podem rachar facilmente.

Uma dica é instalar ganchinhos e pendurar as xícaras pela asa. Além de manter a integridade das suas louças, com essa ideia, você vai otimizar o espaço. Também é possível aproveitar os ganchos e pendurar panos de prato e luvas.

Potes: grandes aliados na organização!

Os potes são grandes aliados na organização de cozinha. Além de armazenar grãos, farinhas e outros alimentos, permitem que você os encaixe nos menores espaços. Para facilitar o manuseio, coloque uma fita, como se fosse um rótulo, descrevendo o conteúdo do potinho.

Você também pode utilizar os potes para organizar a despensa, alinhando-os na prateleira conforme tamanho e cor, do menor para o maior, e considerando usar os retangulares ou quadrados, pois eles são mais compactos e permitem que sejam empilhados.

Separador de talheres e divisórias: úteis e eficientes

O separador de talheres e outros dispositivos que assumem a função de divisórias são excelentes para a organização de cozinha. Nesse sentido, coloque os separadores nas gavetas e organize os talheres de acordo com a categoria.

A dica é colocar os talheres usados com mais frequência na primeira gaveta. Use a segunda gaveta para utensílios maiores, como escumadeiras e conchas, e reserve a terceira gaveta para toalhas de mesa e tecidos em geral.

Como organizar panelas no armário

Assadeiras, panelas de pressão e recipientes grandes costumam ser uma preocupação na hora de organizar a cozinha, pois ocupam muito espaço. A dica de como organizar panelas no armário é posicioná-las no móvel próximo ao fogão ou utilizar um gavetão, caso você tenha.

Coloque uma panela dentro da outra, conforme o tamanho, e organize as tampas em cestos ou caixas organizadoras. Caso você tenha um gavetão, vale colocar as tampas em fileiras, uma atrás da outra, segundo os tamanhos.

Invista em prateleiras extras e nichos

Casas mais novas costumam trazer cozinhas cada vez menores e mais compactas, sendo necessário criar espaços extras para acomodar os seus itens de cozinha. Nesse sentido, vale investir em prateleiras extras e nichos.

Você pode instalar prateleiras internamente nos armários ou, externamente, em eventuais espaços livres nas paredes. Os nichos também aparecem como excelente opção para organização de cozinha. Além de funcionais, pintar os nichos com cores agradáveis para você adiciona mais personalidade na sua decoração.

Dicas extras que vale a pena seguir

Além de otimizar o espaço com prateleiras e ordenar os seus itens conforme o tamanho, há outras dicas de organização de cozinha que valem a pena ser seguidas. Pequenos hábitos diários podem impactar de forma significativa, veja:

  • quando for organizar os armários, tire tudo que está dentro e faça uma limpeza geral. Procure manter os locais limpos durante e após o uso, pois não há organização em um ambiente sujo e sem higiene;
  • faça uma conferência do que você realmente utiliza e dos itens que não possuem utilidade ou não façam mais sentido para você. Doe acessórios, louças e equipamento que não usa mais e abra espaços;
  • Procure não guardar os potes plásticos fechados, pois isso pode deixar um cheiro desagradável nesses recipientes;
  • Organize a sua despensa de forma inteligente. Uma ideia é colocar os alimentos que estão mais próximos do vencimento na parte da frente.

Encontre itens de cozinha na Marabraz!

A Marabraz possui tudo o que você precisa para a sua cozinha, desde eletrodomésticos, panelas e potes até itens organizadores, como divisórias de talheres, nichos e prateleiras. Confira a nossa loja virtual oficial e adquira os seus utensílios para cozinha.

Não deixe de acompanhar o Blog Mara para mais dicas de organização e decoração, e obtenha toda a inspiração necessária para renovar, inovar ou reformar a sua casa. Conte com a gente para transformar o seu lar em um local ainda mais agradável, que combine com você!

Leave a Comment