Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoOrganização

Os diferentes estilos de cozinha em cada fase da vida

estilos-de-cozinha

Morar em república ou alugar apartamento é uma realidade para diversas pessoas ao saírem da casa dos pais. É por isso que, ao longo da vida, costumamos ter diferentes estilos de cozinha, um fator que pode fazer muita diferença no dia a dia e no tempo dedicado ao preparo das refeições. 

Pensando nisso, a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo focado em três estilos de cozinha diferentes. O primeiro tópico é voltado para aqueles que moram em república, enquanto o segundo é dedicado para quem aluga apartamento e não pode realizar muitas mudanças. 

Já o último tópico aborda dicas de estilos de cozinha para quem realizou o sonho da casa própria e pode decorar e equipar o cômodo do zero conforme as preferências pessoais. Confira! 

Morando em república

Se você é estudante, mora longe da família e divide o apê com a galera, sabe que a cozinha pode ser um espaço para conflitos: de quem é a vez de lavar a louça? Como é a divisão dos armários e da geladeira? 

A principal dica é: acerte os pontos na entrada. Quando vocês alugarem o apê ou toda vez que chegar alguém novo, falem sobre as regras. A ideia do “usou, lavou”, por exemplo, evita a bagunça generalizada. 

Depois, é importante buscar maneiras para manter os itens organizados e evidenciar o que é de quem. Nesse momento, vale contar com caixas organizadoras e etiquetas para identificação. 

Itens organizadores para a cozinha

Com relação aos armários, o melhor é investir em pequenas caixas organizadoras e suportes, assim, você aproveita melhor os espaços e pode organizar seus insumos  com mais facilidade. 

A outra dica é etiquetar tudo que é seu, sobretudo os itens que ficam na geladeira, que podem acabar se misturando com os das outras pessoas da casa. A princípio, isso pode soar um pouco egoísta, mas é importante para evitar as confusões e os desentendimentos.

Alugando apartamento

Quem aluga apartamento geralmente tem algumas limitações na hora de decorá-lo, já que diversos imóveis que não podem ser mudados por completo. Nesse caso, a estante-escada é um item que pode agregar muito tanto na decoração como na funcionalidade.

estilos de cozinha marabraz - Os diferentes estilos de cozinha em cada fase da vida

Com ela, você ganha um espaço a mais para organizar os itens que usa frequentemente, como panelas, canecas, pratos e temperos, por exemplo. Além disso, você também pode exibir alguns elementos decorativos, como pequenos vasos de plantas e até mesmo livros de receitas. 

Caso você tenha permissão para usar pregos, é importante se certificar de que não existe um cano hidráulico na região onde pretende perfurar. E, se a cozinha é revestida por azulejos, recomenda-se fazer furos nos rejuntes. Dessa maneira, na hora de devolver o imóvel, basta passar gesso e lixar. Melhor do que trocar todo o revestimento, certo?

Adesivos vinílicos

Outra alternativa para criar uma decoração de cozinha que tenha a sua cara mesmo em imóveis alugados é a utilização de adesivos vinílicos. É possível aplicá-los tanto nos móveis quanto na geladeira. Na hora de devolver o apartamento, basta retirá-los e higienizar a superfície para remover os resíduos de cola. 

Realizando o sonho da casa própria

Se você está realizando o sonho de ter a casa própria, então, liberdade é o que não falta na hora de arquitetar a decoração. E o melhor: é possível fazer tudo do zero e deixar os cômodos do jeito que você sempre sonhou. Para te inspirar, separamos três estilos de cozinha bem diferentes. Olha só:

Cozinha americana

A cozinha estilo americana pode ser uma ótima opção para apartamentos pequenos, já que a principal característica é a integração de ambientes, que pode garantir sensação de amplitude. 

O estilo de cozinha americana é composto basicamente por móveis aéreos e um balcão — também chamado de ilha central — para refeições rápidas. Para deixar o cômodo completo, vale apostar em banquetas e posicioná-las ao redor da ilha.

Cozinha escandinava

estilos de cozinha mara - Os diferentes estilos de cozinha em cada fase da vida

Se você prefere um ambiente clean e concorda que “menos é mais”, então, a cozinha estilo escandinavo pode ser uma excelente opção. Ela é marcada por móveis brancos e elementos de madeira. Pequenos vasos de flores e plantas também são bem-vindos no local. 

Cozinha retrô

Para quem gosta de cozinhas retrô, a dica é investir em móveis com design das décadas anteriores, como aqueles que apresentam os clássicos pé palitos e os acabamentos em tela. Além disso, vale ressaltar que cores como amarelo e vermelho costumam aparecer nesse estilo de decoração.

Colocando em prática

Independentemente da fase da vida, é importante contar com uma cozinha organizada e funcional para otimizar o tempo de limpeza do cômodo e o preparo das refeições. A boa notícia é que aqui, na Marabraz, você encontra diversos itens que podem te ajudar, desde caixas organizadoras até modelos de cozinhas completas. Aproveite!

monte sua cozinha - Os diferentes estilos de cozinha em cada fase da vida

Leave a Comment