Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Parede geométrica: aprenda como fazer a sua!

parede-geometrica

 

Uma tendência que ganhou popularidade nos projetos de decoração é a parede geométrica. É um estilo que possibilita criar um visual diferente e único para qualquer cômodo, podendo ser colorido ou com tons neutros.

Seja em um espaço pequeno ou grande, você pode utilizar essa técnica para renovar o visual da sua casa. Além disso, é fácil de fazer e dá para usar a criatividade e criar diferentes formas nas suas paredes. Veja a seguir como criar uma parede geométrica de forma fácil!

Como criar uma parede geométrica?

Ao pesquisar sobre parede geométrica, é possível encontrar diversas formas de criar uma. Porém, com apenas fita-crepe e tintas de sua preferência você consegue fazer um bom trabalho de decoração. Veja algumas dicas a seguir e saiba como fazer pintura geométrica na parede!

Escolha um estilo

O primeiro passo sobre como fazer parede geométrica é escolher um estilo. Você pode escolher desenhar algumas formas, como círculos, retângulos, entre outras, ou pode criar um padrão e segui-lo na parede toda.

Também é possível escolher mais de uma parede e criar um estilo que abranja todo o cômodo. Em vez de fazer uma parede completa com diversas formas pequenas, você também pode optar por triângulos maiores com tons diferentes, dando outro visual para o cômodo.

Selecione as cores

Outro fator importante sobre como pintar parede geométrica são as cores escolhidas, que podem combinar com os móveis e objetos de decoração do ambiente. Caso opte por um estilo com diversas formas, cada uma delas pode ter uma cor diferente, porém os tons devem combinar entre si para que o visual fique harmonioso.

Também é possível optar por uma parede geométrica monocromática, caso deseje uma decoração mais discreta e sofisticada. Caso escolha apenas uma cor e deseje pintar a parede com figuras geométricas, é possível comprar uma tinta branca e uma bisnaga com a cor desejada. Depois, é só ir misturando o pigmento e criando diferentes tons.

Crie um esboço

Antes de começar a aplicar a tinta na parede, que tal criar um esboço das ideias de paredes geométricas que você tem em mente? Você pode fazer isso tanto no papel quanto no computador, tirando uma foto da parede e desenhando por cima.

Dessa forma, você consegue planejar onde cada forma ficará posicionada, quais cores irá utilizar, quais formas ficarão melhores, entre outros detalhes da sua parede geométrica. Assim, há menos chances de errar na pintura ou de você acabar não gostando do resultado.

Prepare a parede

Depois de decidir tudo, outro passo importante sobre como fazer pintura geométrica é preparar o local adequadamente. É preciso arrastar os móveis para longe da parede e cobri-los com tecido ou plástico para protegê-los de qualquer respingo de tinta, além de forrar também o chão.

Depois, lixe a parede para que fique bem lisinha e fique mais porosa para receber a tinta. Após lixar, será necessário limpar a parede devido ao pó gerado pelo processo. Em seguida, demarque as formas geométricas com a fita-crepe, criando o padrão que desejar.

Comece a pintura

Caso tenha escolhido mais de uma cor, comece pintando uma cor de cada vez em vez de ter que limpar o pincel ou o rolinho diversas vezes para trocar o tom. Caso as formas sejam pequenas, talvez seja mais prático utilizar apenas um ou dois pincéis.

Já para quem decidiu utilizar apenas uma cor, é possível usar apenas um rolo para pintar toda a parede. Depois, é preciso esperar a tinta secar completamente antes de poder tirar a fita-crepe. Faça o procedimento com cuidado para não borrar as linhas.

Selecione móveis que combinam com a parede geométrica

Após finalizar todo o processo de criação da sua parede geométrica, é preciso alinhar a decoração do cômodo com o design da parede. Para isso, você pode escolher móveis com linhas que sigam as formas que você criou.

Por exemplo, caso tenha optado por círculos, as peças podem conter linhas arredondadas, como uma mesinha de centro ou espelhos. Já no caso de ter feito quadrados e retângulos na parede, os móveis podem ter linhas retas. Dessa forma, todo o visual do cômodo fica em harmonia e se conecta.

Além disso, as cores usadas na parede também podem ser escolhidas para móveis e objetos de decoração do espaço. Por exemplo, na sala é possível utilizar almofadas, tapetes e cortinas com os mesmos tons escolhidos para as paredes. Para encontrar móveis para sua sala de estar com essas características, veja o catálogo da Marabraz!

 

Leave a Comment