Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Parede-lousa: como fazer uma de forma simples

parede-lousa

Quer renovar o visual de algum cômodo de forma rápida e fácil? Que tal apostar em uma parede-lousa? Cada vez mais utilizado em decorações modernas e descoladas, esse recurso dá um visual interessante ao ambiente, além de ser completamente personalizável.

Antigamente, a parede-lousa era utilizada em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas. Porém, hoje pode ser feita em qualquer cômodo de uma casa para dar um toque de personalidade ao local. Gostou da ideia? Então veja como fazer uma parede como essa na sua casa!

Como fazer uma parede-lousa de forma simples

Não há muito segredo para criar uma parede de lousa em cômodos como a sala de estar ou um quarto, por exemplo. Basta ter planejamento e criatividade. Veja o passo a passo:

Prepare a parede

Você pode optar por transformar uma parede inteira ou apenas parte dela. Primeiro pense onde você deseja colocá-la e, caso deseje apenas um retângulo, faça marcações com fita-crepe para não borrar a tinta. Lembre-se de afastar os móveis e cobri-los com plástico ou algum pano grosso.

É preciso que a parede selecionada esteja limpa, sem pregos, prateleiras ou quadros, assim, você terá menos dificuldade em pintá-la. Também se preocupe em proteger o chão para evitar que fique manchado. Talvez seja necessário aplicar duas demãos para garantir total cobertura.

Pinte ou adesive o local selecionado

Atualmente, é possível encontrar tintas específicas para fazer a parede-lousa, e esta pode ser encontrada nas cores preta ou verde. Não é necessário nenhum profissional específico para esse tipo de tinta, já que a aplicação é bem simples, como as demais.

Você também pode optar por um adesivo de lousa, que funciona basicamente como um papel de parede. É necessário apenas ter o cuidado de colar em um superfície lisa e evitar que se formem bolhas de ar com a ajuda de uma espátula.

Onde usar a parede-lousa

Praticamente qualquer cômodo fica bem com esse tipo de decoração. Você pode, inclusive, criar desenhos para parede-lousa que tenham a ver com o ambiente. Veja algumas inspirações a seguir para decidir onde fazer a sua!

Cozinha

A parede-lousa na cozinha dá um charme especial ao ambiente. Você pode até anotar o prato do dia, uma receita especial ou apenas escrever uma mensagem que tenha a ver com o cômodo. Outra boa ideia é desenhar itens como panelas, temperos, talheres e utensílios usados na cozinha.

Sala de estar

Para ter um local onde desenhar e fazer arte, você pode optar por ter uma parede-lousa na sala. Assim, você pode usar a criatividade e decorar a parede de várias formas diferentes. Também pode utilizá-la como um local onde anotar recados, fazer um calendário ou registrar o que precisa ser comprado no mercado.

Quarto

Outra inspiração é colocar a parede-lousa no quarto, que dá um toque a mais de personalidade. Você pode escrever frases motivacionais para acordar todos os dias com essas palavras e se energizar para o dia. Também pode usá-la como um mural de fotos com legendas ou um tipo de agenda para anotar tarefas que precisam ser feitas.

parede lousa marabraz - Parede-lousa: como fazer uma de forma simples

Quarto infantil

As crianças adoram desenhar em todas as superfícies que encontram pela frente. Então que tal entrar na brincadeira e fazer uma parede-lousa no quarto infantil? Assim, os pequenos podem desenvolver a criatividade, e você não precisará se preocupar em pintar de novo a parede — basta apagar o giz com um apagador ou pano úmido.

Escritório

Se há um momento do dia em que precisamos sempre anotar alguma coisa é quando estamos trabalhando. Então por que não fazer uma parede-lousa com textura no seu escritório? Além de complementar a decoração, é uma forma criativa de anotar ideias e atividades a fazer.

parede lousa mara - Parede-lousa: como fazer uma de forma simples

Cantinho do café

Quer demarcar o cantinho do café na sua casa? Você pode fazer isso com uma parede-lousa e um buffet para apoiar a cafeteira e os demais utensílios. Também é possível escrever em letras cursivas alguma frase que determine aquele como o espaço especial para preparar a bebida.

Leia também: dicas para pintar paredes

Está decidido a fazer a sua parede-lousa, mas ainda tem dúvidas sobre como pintar uma parede de forma eficiente e sem sujar a casa? Então confira nosso outro artigo e veja dicas exclusivas para fazer uma boa pintura!

Leave a Comment