Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Pergolado: saiba como utilizar essa estrutura!

pergolado

 

Se você está planejando criar um espaço aconchegante na área externa de casa, então é possível contar com um pergolado para adicionar charme e praticidade ao ambiente. Você pode encontrar esse tipo de estrutura em variados tamanhos e estilos para utilizar. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

O que é pergolado?

Para entender o que é pergolado, basta pensar em uma estrutura, geralmente feita de madeira, que pode servir como uma cobertura. Originalmente, o pergolado era utilizado para o cultivo de uvas, mas atualmente é adotado em projetos de decoração de áreas externas.

A estrutura conta com pilares ou colunas que sustentam vigas de madeira. Acima das vigas, é possível colocar cobertura para pergolado de vidro ou de outro material para proteger a área da chuva ou do excesso de luz solar. Também é possível utilizá-lo aberto para aproveitar o sol.

Além do pergolado de madeira, você encontra a estrutura em outros tipos de materiais, como bambu, metal e até concreto. Conforme o material escolhido, você pode criar um estilo único para a estrutura e fazê-la do tamanho que desejar.

Ideias para utilizar um pergolado

O pergolado pode servir para diversas finalidades, desde uma área de lazer no quintal de casa, uma cobertura para a garagem ou até mesmo uma estrutura no jardim para cultivar uvas, como era seu objetivo original. É uma estrutura bastante versátil e relativamente simples de construir. Confira algumas ideias a seguir!

Área da churrasqueira

Uma boa opção para utilizar pergolado em casa é na área da churrasqueira. Assim, você consegue manter o espaço protegido da chuva para colocar mesa e cadeiras e passar o tempo com amigos e família. Além disso, a estrutura pode facilitar a saída da fumaça da churrasqueira sem que o cheiro fique preso no ambiente.

Garagem

Outra ideia interessante para esse tipo de estrutura é a garagem. Nesse caso, é indicado utilizar o pergolado de concreto ou de madeira, que são opções firmes para essa finalidade. Ele pode ser uma continuação da casa, além de adicionar estilo para o visual externo do imóvel.

Piscina

Caso deseje manter uma parte da piscina coberta, é possível utilizar um modelo de pergolado com vidro. Essa opção é bastante elegante e pode ajudar a proteger a piscina sem deixar o estilo e o design de lado. A estrutura pode ser feita de madeira ou bambu, para manter um visual praiano.

1 pergolado - Pergolado: saiba como utilizar essa estrutura!

Jardim

A ideia mais comum, porém, é utilizar o pergolado no jardim e usar plantas e flores que possam aproveitar a estrutura como apoio para se enroscar. Você pode posicionar cadeiras ou espreguiçadeiras abaixo do pergolado e criar um ambiente especial para relaxar e aproveitar o contato com a natureza.

Dicas para criar seu pergolado

Apesar de não ser uma estrutura complexa de montar, é preciso levar alguns aspectos em consideração ao planejar seu pergolado. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a criar o espaço perfeito!

  • Material: o primeiro passo é decidir que tipo de material você prefere, já que esse fator tem impacto no visual da estrutura e em sua resistência. Para um jardim, por exemplo, o pergolado de madeira pode combinar mais com a proposta do espaço;
  • Tamanho: também será preciso medir o espaço que você tem disponível para criar esse ambiente e depois desenhar o seu pergolado segundo essas medidas. Assim, fica mais fácil comprar o material do tamanho que você irá precisar;
  • Escolha dos móveis: por fim, para deixar o espaço mais confortável, será preciso decidir que tipos de móveis são ideais. Você pode escolher um conjunto de mesa e cadeiras, por exemplo.


Leia também: como fazer uma área de lazer

Após aprender como construir um pergolado, leia nosso artigo sobre como fazer uma área de lazer e aproveite para criar o ambiente ideal para desfrutar de momentos relaxantes e divertidos!

 

Leave a Comment