Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoCuidados da Casa

Plantas para dentro de casa: 5 opções fáceis de cultivar

plantas-para-dentro-de-casa-resistentes

Levar as plantas para dentro de casa é uma iniciativa que rende alguns benefícios e garante um diferencial para a decoração. Além de ajudar a purificar o ar, as folhas e flores também criam uma atmosfera mais relaxante — fator que pode tornar os ambientes da sua casa mais confortável visualmente. 

No entanto, levar as plantas para dentro de casa pode ser um desafio para algumas pessoas. O primeiro ponto de atenção vai para o espaço. Casas e apartamentos de tamanhos reduzidos se tornaram uma tendência, sobretudo em centros urbanos. Por isso, antes de procurar plantas para ambientes fechados, é fundamental ter em mente onde elas serão posicionadas. 

Feito isso, você já pode pesquisar as melhores opções de plantas para ambiente interno, mas também é importante atentar-se aos cuidados que elas demandam. Se você passa muito tempo fora ou viaja com frequência, o melhor é optar por aquelas que precisam de uma regagem mais espaçada. 

Para te ajudar nessa missão, que pode parecer um pouco difícil, mas é super possível, a equipe do Blog Mara vai te dar uma mãozinha. Separamos abaixo cinco opções de plantas fáceis de cuidar que você pode manter dentro da sua casa. Confira!

1. Samambaia

Quando falamos em opções de plantas para dentro de casa, a samambaia é um clássico. A coloração é verde-clara e as folhas são longas. Por isso, o ideal é mantê-la em um vaso pendente ou em um ponto mais alto da casa, como em prateleiras, por exemplo. 

O recomendado é cultivá-la à meia-sombra, mas ela também pode receber iluminação difusa, que nada mais é do que um raio artificial suave. Além disso, é importante mencionar que o vento é um dos inimigos da samambaia, já que pode queimar as folhas mais novas.

plantas para dentro de casa marabraz - Plantas para dentro de casa: 5 opções fáceis de cultivar

2. Suculenta

As suculentas são aquelas plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas — fator que permite armazenamento de água por longos períodos. Elas são bem fáceis de cuidar e costumam dar sinais do que precisam: 

  • Caso as folhas comecem a murchar: aumente um pouco a quantidade de água no momento da regagem, que pode ser feita semanalmente;
  • Caso as folhas comecem a apodrecer: diminua a quantidade de água,
  • Caso as folhas começam a cair muito: garanta que elas recebem mais luz por dia. 

As suculentas podem estar entre as melhores plantas para ter em casa, mas é importante que elas recebam no mínimo quatro horas de luz natural por dia para que se mantenham saudáveis. Por isso, o ideal é mantê-las perto das janelas ou varandas

3. Lança-de-São-Jorge

Por ser bem fácil de cuidar, a Lança-de-São-Jorge também aparece com frequência nas listas de plantas para dentro de casa. As folhas são verticais e rígidas, e podem ser mantidas à meia-sombra. 

Uma de suas principais características é a resistência, inclusive em ambientes que possuem ar-condicionado. Além disso, ela demanda pouca água, por isso, a regagem semanal durante os dias quentes é suficiente. Nos períodos de temperaturas amenas, os intervalos entre as regagens pode aumentar para dez dias.

4. Peperômia

Montou um home office aí? Então a peperômia pode ser uma ótima opção para decorá-lo. Isso porque ela se dá bem à meia-sombra ou mesmo com luz fluorescente. 

Trata-se de uma suculenta que tem um formato semelhante ao de um coração que apresenta a cor verde no centro da folha, enquanto as laterais costumam ser brancas ou amarelas. 

Assim como a samambaia, o ideal é mantê-la suspensa. Por isso, além de ser uma das melhores opções para decorar o escritório, ela também é interessante para compor um jardim vertical.

5. Cacto

plantas para dentro de casa mara - Plantas para dentro de casa: 5 opções fáceis de cultivar

Se você costuma passar muito tempo fora de casa e sabe que não vai ter muito tempo para cuidar das plantas, o cacto pode ser a sua melhor escolha. Ele gosta de pouquíssima água e muito sol, por isso, posicione-o o mais próximo da janela possível.

Utensílios básicos de jardinagem

Por fim, vale ressaltar que por mais que as plantas acima sejam bem fáceis de cuidar, é importante adquirir um kit básico de jardinagem para fazer as manutenções necessárias. Sendo assim, é válido ter em casa itens como tesoura, uma pequena pá, um garfo de mão e luvas.

Leave a Comment