Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDecoração

Quais são os principais tipos de madeira para móveis?

tipos-de-madeira-para-moveis

Antes de começar a ler, dê uma olhada ao seu redor: quantos objetos feitos com madeira têm por aí? A gente nem percebe, porém, diversos itens são fabricados com esse recurso da natureza. Mas você sabia que existem diferentes tipos de madeira para móveis? Eles podem mudar de acordo com a necessidade, o peso, a resistência e a durabilidade.

Para te ajudar a entender melhor, elencamos os principais tipos de madeira para móveis e as características básicas de cada um deles. Assim, ao ter o mínimo de propriedade sobre o assunto, você fica apto a fazer uma avaliação mais precisa dos itens e móveis que deseja comprar e, consequentemente, realiza um investimento mais assertivo de acordo com suas necessidades.

MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard) é o resultado da soma de diversas fibras feitas de madeiras prensadas. Para que haja aderência, é utilizada uma resina que une as placas e as transformam nas peças que encontramos disponíveis para vendas.

O MDF é um dos principais tipos de madeira para móveis. Além disso, ele também é utilizado para construir cenários, estandes em eventos e objetos menores que possuem espessura fina, como o fundo de móveis para cozinhas e frentes de gavetas e prateleiras, por exemplo. 

Outro ponto positivo do MDF é a versatilidade, já que ele pode ser colado, encaixado e pintado. Não à toa, é um dos tipos de madeira mais presentes no mercado atualmente. Vale ressaltar também que, na maioria das vezes, o material já sai da fábrica com tratamento para evitar insetos e cupins.

Só fique atento, já que ele é mais indicado para áreas internas, como a sala, por exemplo. Se quiser usá-lo nas áreas externas, priorize o MDF Ultra, que possui um tratamento especial na superfície. 

 MDP

O MDP (Medium Density Particleboard, ou Placa de Partículas de Média Densidade) é uma chapa estruturada com partículas de madeira que formam três camadas e são prensadas em altas temperaturas. 

Esses procedimentos fazem com que a peça tenha menor probabilidade de entortar, além de garantirem uma superfície uniforme — sem imperfeições das madeiras naturais.

Aglomerado

Pouco conhecido, o aglomerado se trata de um painel feito de madeira prensada com resinas sintéticas. Esse tipo de madeira possui boa estabilidade e é uma das opções mais resistentes na hora de flexionar para realizar a instalação, entretanto, não é a melhor escolha para criar cantos arredondados.

tipos de madeira para moveis marabraz - Quais são os principais tipos de madeira para móveis?

Compensado

Já os compensados são chapas que possuem uma capa e o miolo feito com lâminas de madeiras tropicais ou pínus. Trata-se de um dos tipos de madeira de móveis mais leves que o MDF e o MDP.

Com relação a esse tipo de madeira, é importante ressaltar que ele não pode ser molhado e, por isso, não é recomendado para áreas externas ou banheiro, por exemplo.

OSB

Sigla de Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientadas), o OSB é uma madeira para móveis resistente e sustentável, já que provém de tiras de madeira 100% reflorestada. 

Produzido com três camadas, que se unem devido à uma resina, o resultado é um produto estável e com um ótimo retorno de isolamento termoacústico, mas exige mais acabamento que outros tipos de madeira.

Maciça

As madeiras maciças são aquelas vindas diretamente da natureza. Cada uma tem uma resistência, especificidade e durabilidade. Nesse caso, é importante ficar atento e se certificar de que o produto possui autorização e se é retirado de forma legal. Assim, ninguém perde: nem a gente, e principalmente nem a natureza.

Entenda os cuidados básicos que a madeira demanda

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de madeira para móveis, é fundamental buscar entender os cuidados que o material demanda para contribuir com a durabilidade dos seus produtos.

Como proteger a madeira?

Uma das principais maneiras de proteger a madeira é revestido-a com verniz. As peças não podem ficar expostas a altas temperaturas, ação do tempo ou umidade.

Sendo assim, verifique a possibilidade de aplicar esse tipo de produto, que forma uma camada protetora, evitando, assim, que seu móvel apresente danos precocemente.

Como limpar?

tipos de madeira moveis - Quais são os principais tipos de madeira para móveis?

Na hora de limpar, também é importante saber que um pano seco é o suficiente. O lustra-móveis é recomendado apenas quando for utilizado para a limpeza do compensado ou das madeiras maciças.

Por fim, é válido ressaltar que as madeiras já recebem tratamento de fábrica para evitar insetos e cupins, mas, caso isso aconteça, o melhor é contratar uma empresa especializada para resolver o problema. 

Leave a Comment