Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Quer saber como limpar colchão? Confira um passo a passo do que fazer

Sabia que a qualidade do nosso sono está diretamente ligada a nossa saúde como um todo? Além de recuperar a disposição depois de uma rotina desgastante, um descanso bem feito preserva a saúde do corpo e mente. Só isso já justificaria os cuidados que devemos ter com a nossa cama e, principalmente, com o colchão.

Uma das ações que podem ser adotadas é a de higienizar o tecido. Mas, você sabe como limpar colchão ou conhece as vantagens de adotar a prática? O Blog Mara trouxe informações que te ajudam a fazer a tarefa facilmente. Indicamos até receitas caseiras e eficazes no combate à sujeira. Confira!

Veja a relação de como limpar colchão interfere no sono

Para começar, é importante entender como limpar colchão pode trazer ótimos resultados à sua saúde. Por ser o lugar em que passamos, em média, um terço de cada dia, repondo as energias, tanto enchimento, quanto tecido, devem estar adequados ao seu corpo, mas não devemos esquecer da parte da limpeza.

Limpar o colchão com regularidade evita o acúmulo de suor causado pela transpiração do corpo, além da poeira que circula no ar. Por consequência, isso diminui o risco de ácaros, conhecidos como causadores de doenças respiratórias, como asma e rinite, e dermatológicas, como dermatite, entre outras enfermidades.

Além disso, um colchão limpo se mantém com boa aparência e preserva a maciez de fábrica. Portanto, quanto melhor o estado de conservação, melhores são os resultados para a saúde.

Confira como limpar colchão em diversas situações

como limpar colchao - Quer saber como limpar colchão? Confira um passo a passo do que fazer

Apesar de parecer complicado pensar em como limpar colchão, por não ser algo tão comum, como a lavagem de roupas, a higienização do item é tão prática quanto colocar um cesto de camisas e calças na máquina de lavar. Você pode até usar receitas caseiras que dão bons resultados.

Separamos dicas para três situações em que muitas pessoas têm dúvidas do que fazer, seja em como limpar colchão encardido ou qual produto usar para tirar o odor de xixi. Veja o que é possível.

Colchão com manchas

O segredo de como tirar mancha de colchão é o cuidado durante o procedimento. Você pode preparar uma mistura a partir do vinagre ou do limão e bicarbonato de sódio. Esfregue a pasta nos pontos em que houver a sujeira, deixe agir por 30 minutos e cubra com o próprio pó para secar. Depois, remova tudo com o aspirador.

Os ingredientes são simples de usar, por quem tem dúvidas de como limpar colchão, fáceis de encontrar, econômicos e dão ótimos resultados. Apenas fique atento com a ação da pasta. Por ser feita com reagente ácido, a receita deve ser removida no tempo certo para evitar o surgimento de outras manchas. 

Colchão com mofo

Uma dúvida comum de quem convive com excesso de umidade em casa é sobre como tirar mofo de colchão. Assim como as roupas e os móveis, o item deve ser colocado em locais secos e com boa ventilação. Quando isso não é possível, os produtos de limpeza ajudam a eliminar o problema.

Caso queira fazer uma fórmula caseira, esfregue o pano levemente umedecido com água e detergente na área em que houver manchas. Em seguida, espalhe gotículas de vinagre e deixe secar naturalmente. A mistura para limpar colchão é eficiente apenas em casos leves.

Colchão com urina

Às vezes, acidentes acontecem, e precisamos lidar com isso de maneira rápida, principalmente, no caso do xixi. Uma forma simples de como limpar colchão, neste caso, é o uso do bicarbonato de sódio. Coloque o pó sobre a região úmida, espalhe com pano e deixe agir por 30 minutos.

Feito isso, prepare três medidas de água morna em uma de sabão em pó, esfregue e remova com pano úmido. Para manchas mais difíceis de sair, o produto para limpar colchão indicado é a água oxigenada. Borrife e retire-a assim que houver espumas no ponto aplicado.

Conserve o estado do colchão com dicas simples

Após aprender como limpar colchão, saber como conservá-lo te garante um sono agradável por mais tempo. Por isso, trouxemos dicas adicionais que você pode usar no dia a dia para manter o cuidado com o item mais importante do seu descanso.

  • Use capas antialérgicas: assim como as proteções para travesseiro evitam a proliferação de ácaros na região da cabeça, a capa tem o mesmo efeito no colchão;
  • Troque a roupa de cama periodicamente: tanto as capas de colchões, quanto as proteções de travesseiros e todo o kit de cama devem ser trocados e lavados com frequência para eliminar o suor e a poeira,
  • Inverta o lado do colchão: se possível, mude o colchão de lado periodicamente, de preferência, uma vez a cada duas semanas. Isso evita a deformação com o passar do tempo.

Escolha seu novo colchão com as vantagens da Marabraz!

Que tal trocar de colchão e escolher um modelo que seja ideal para seu biotipo, tendo noites tranquilas de descanso? Na Marabraz, você encontra preços e qualidade que fazem sua compra ser mais vantajosa. Acesse nosso catálogo e aproveite as promoções!

Leave a Comment