Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Saiba a posição dos talheres na mesa e sirva refeições com charme e organização

Seja no almoço de família ou em um jantar com a pessoa querida, a organização do ambiente deixa qualquer ocasião mais especial. Para quem repara nos mínimos detalhes, até mesmo a posição dos talheres na mesa torna o momento prático para os convidados, e o espaço, mais elegante.

Se você quer aprender onde posicionar o garfo ou o tipo de talher que se deve usar para comer sobremesas, aqui é o lugar certo! A equipe do Blog Mara preparou dicas que te farão entender os detalhes de como montar uma mesa posta elegante de um jeito simples. Veja como é fácil colocar charme ao servir as refeições.

Separe os talheres na mesa por tipo de refeição a servir

Um dos primeiros passos para aprender a posição de talheres na mesa é pensar no que será servido. Sabia que você pode usar até quatro tipos de garfos na mesma refeição? É justamente para não confundir esses detalhes que existe a separação dos utensílios.

Por isso, trouxemos uma explicação breve do que é possível usar em cada situação. Com essa variedade à disposição, você consegue montar uma mesa posta bem decorada e tem o necessário para se alimentar tranquilamente.

  • Entrada: garfos e facas de jantar;
  • Sopas: colheres;
  • Pratos principais: garfos e facas de jantar;
  • Peixes: garfos e facas específicos para peixes,
  • Sobremesas: varia conforme o tipo da sobremesa, mas normalmente se usa colher (para alimentos gelatinosos e macios), garfo e faca (para alimentos consistentes).

Coloque cada talher em sua devida posição

Engana-se quem pensa que a posição dos talheres na mesa é algo que tem pouco a ver com a decoração da sala de jantar. Ver um espaço bem montado, com cada item no seu devido lugar, dá uma sensação de elegância digna de restaurantes cinco estrelas, não é mesmo?

Você também pode ter isso em casa com um pouco de prática na técnica de posição dos talheres. Além de impressionar as visitas com pratos deliciosos, é possível criar um ambiente especial a partir da disposição correta dos garfos e facas na mesa. Confira como acertar nesse detalhe:

  • Coloque os garfos para refeições principais e saladas do lado esquerdo do prato, com os cabos virados para a pessoa que se senta na mesa;
  • As facas para refeições principais e carnes são posicionadas à direita do prato, com as pontas viradas para a mesa,
  • Já as colheres ficam à direita das facas e com a concha virada para baixo,
  • Os talheres de sobremesa ficam na parte de cima do prato, pois são os últimos a serem usados.

No geral, é bom colocar a posição dos talheres na mesa seguindo o padrão decrescente. Ou seja, garfos, facas e colheres maiores ficam mais próximos dos pratos, e o restante diminui conforme a quantidade e função de cada um.

Copos e taças também têm seu espacinho reservado

posicao dos talheres na mesa - Saiba a posição dos talheres na mesa e sirva refeições com charme e organização

Além de conhecer qual a posição dos talheres na mesa, saber onde colocar os copos e taças é ótimo para quem pretende servir uma ou mais opções de bebidas durante a refeição. Esses itens são colocados à frente do prato e ficam em ordem da esquerda para a direita.

Nesse arranjo, você deve colocar o copo de água mais para o lado de dentro da mesa, seguido pela taça de vinho tinto, vinho branco e, no final, o espumante. Essa ordem deixa a mesa ainda mais caprichada.

Guardanapos merecem atenção especial

Até mesmo os guardanapos têm sua importância quando se pensa em como posicionar talheres na mesa. Quando for organizar o espaço para um jantar, por exemplo, você pode colocá-lo sobre o prato, embalando o garfo e a faca se a ocasião for simples, ou do lado esquerdo, se quiser montar um décor mais caprichado.

Saiba como sinalizar que parou de comer com os talheres

Talvez você já tenha ouvido falar sobre alguns sinais referentes à posição dos talheres na mesa simples, principalmente no caso dos garfos e facas sobre o prato. Caso alguém tenha comentado sobre um “código” para indicar se gostou de uma refeição que ainda está comendo ou algo do tipo, isso não é verdade.

Para fazer uma pausa, há apenas duas formas possíveis: a continental e a europeia. Na primeira, você deve colocar o garfo quase inteiro dentro do prato e a faca na beirada, enquanto do segundo jeito os talheres devem ser colocados em “L”, com as pontas juntas.

A única regra que existe para avisar quando terminou de comer é a de colocar o garfo e a faca em posição paralela sobre o prato. Assim, você segue as regras de etiqueta com tranquilidade e acerta na comunicação com quem te serve.

Monte sua mesa posta com talheres e itens da Marabraz!

Depois de aprender qual é a posição dos talheres na mesa e como usá-los corretamente, que tal conferir mais dicas para decorar e transformar sua casa? No Blog Mara, você encontra ajuda simples e rápida para diversas situações do dia a dia.

Caso queira trocar seu conjunto de pratos e talheres para montar uma mesa posta bonita, acesse nosso site e encontre diversas opções com ótimos preços. A economia e a qualidade que você merece estão aqui!

Leave a Comment