Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Sala com escada: como aproveitar o espaço

sala-com-escada

Muitas pessoas consideram difícil decorar uma sala com escada, justamente porque o ambiente fica menor. Porém, com um pouco de criatividade, é possível criar um espaço aconchegante e cheio de estilo para passar o tempo. Você consegue aproveitar a escada na decoração, incorporando-a ao estilo do ambiente. Para isso, veja as dicas a seguir!

Principais tipos de escada

Antes de mais nada, é preciso saber quais tipos de escada existem e qual dessas opções pode ser ideal para a sua sala de estar. Veja a seguir os diferenciais de cada modelo de sala com escada e entenda mais:

  • Escada reta: é a mais tradicional, porém também necessita de mais espaço. Pode ser vazada embaixo, permitindo que se aproveite a área para guardar objetos ou utilizá-la de outras formas criativas;
  • Escada caracol: é indicada para cômodos com menos espaço, já que é uma espiral. Porém, é necessário ter cuidado caso idosos ou crianças pequenas precisem utilizar esse tipo de escada constantemente, já que pode não ser confortável;
  • Escada em “L”: é o modelo de escada que se dobra para acompanhar a parede e é posicionada no canto do cômodo. Também é uma boa opção para uma sala pequena com escada, além de ser mais segura e confortável para descer;
  • Escada em “U”: possui uma base reta e depois se curva em um ângulo de 180º, deixando um espaço livre no meio.

Dicas de decoração para sala com escada

Após escolher o modelo de sala com escada ideal, você pode começar a decorar o ambiente conforme seu estilo. Para te ajudar nesse processo, veja algumas dicas de decoração para sala para se inspirar e criar a sua decoração!

Faça um planejamento

O primeiro passo é planejar como será a decoração de sala com escada, medindo o espaço que você tem disponível para saber o tamanho dos móveis e para pensar em como serão dispostos no ambiente. Se a escada possui um vão embaixo, verifique o tamanho desse espaço também, para utilizá-lo da melhor forma possível.

Você pode contar com um arquiteto para construir um projeto que seja funcional e que tenha o estilo que você deseja. O mais importante é que a sala de estar atenda às suas necessidades e seja um cômodo aconchegante e ideal para relaxar e receber amigos e família.

Leve em consideração o estilo de decoração

Outro ponto importante para que o visual da sala fique em harmonia é escolher um estilo de decoração. Por exemplo, se você gosta de se sentir no campo, então a decoração rústica pode ser a mais indicada. Nesse caso, uma escada de madeira pode combinar com os demais elementos da decoração da sala pequena com escada.

Já para quem prefere um estilo industrial de decoração, é possível apostar em uma escada de ferro, já que esse material faz parte da estética desse tipo de decoração. É possível completar o visual do ambiente com um chão de cimento, assim como móveis em metal ou madeira, como uma estante de livros, por exemplo.

Escolha os móveis ideais

Para casas pequenas com escadas na sala é preciso escolher móveis que sejam funcionais, além de estilosos e elegantes. Por isso, é preciso optar por itens que facilitem o dia a dia e contribuam para manter a organização do cômodo. É o caso, por exemplo, do sofá-baú, que oferece espaço de armazenamento extra.

Também é importante escolher um rack que tenha espaço para guardar objetos e que acomode a sua televisão. Para aproveitar o espaço embaixo da escada, você pode escolher um aparador buffet e fazer um cantinho do café ou até colocar uma adega ali.

Leia também: como decorar a cozinha com elegância

Após saber mais dicas para mobiliar uma sala com escada, é possível dar seu toque pessoal na decoração e deixar o ambiente com a sua cara. Se você gostou do assunto e quer saber mais, veja também nosso artigo sobre decoração de cozinha e confira dicas de como tornar o espaço funcional e elegante!

 

Leave a Comment