Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Sala com sofá azul: saiba como harmonizar a decoração

sala-com-sofa-azul

Quando falamos em cores para os cômodos, a tonalidade azulada é muito utilizada para ambientes comuns dos moradores e convidados da casa, porque transmite a sensação de segurança e tranquilidade. Por isso, é importante saber como harmonizar a decoração de uma sala com sofá azul.

Para ajudar nessa decoração, o Blog Mara preparou um conteúdo especial com tudo que você precisa saber para harmonizar uma sala com sofá azul. Além disso, separamos dicas para você escolher o móvel certo para esse ambiente. Então, pegue seu bloco de notas e vamos começar!

Escolha a tonalidade do seu sofá

O primeiro passo para decorações de salas é decidir o tom de azul do seu sofá, porque existem várias opções que podem transmitir um estilo para todo o ambiente. Além disso, você pode fazer diferentes combinações com os móveis e as paredes do cômodo. Confira alguns exemplos:

Azul-marinho

Uma decoração de sala com sofá azul-marinho é sinônimo de elegância. Sendo um tom que chama a atenção, é interessante utilizá-lo em espaços maiores, para não tirar aquela sensação de amplitude do cômodo. Se quiser, por exemplo, apostar em um ambiente moderno, invista no estilo minimalista, com objetos de linhas retas e aparência clean.

Azul-turquesa

Um ambiente decorado com azul-turquesa tem um ar descontraído. Por isso, ao escolher um sofá dessa coloração, é legal combiná-lo com outros objetos em tonalidades vibrantes, como amarelo e rosa, por exemplo. Uma dica é colocar almofadas coloridas sobre ele e criar um contraste divertido no cômodo.

Azul-claro

Para uma decoração de sala de estar mais leve, é interessante utilizar um sofá azul-claro. Além de ter uma aparência mais clean, ele pode ser combinado com facilidade. Se quiser um ambiente clássico, por exemplo, coloque objetos em tons pastéis. Já se preferir algo descontraído, aposte em itens de tons fortes, como verde-água e vermelho.

Dicas para decorar uma sala com sofá azul

Como mencionamos, as almofadas podem ser grandes aliadas na decoração de sala com sofá azul. Além de garantir o conforto de todos que usarem o móvel, elas mudam o visual do ambiente. A dica para selecionar as certas é compor o estilo do cômodo pensando que cada cor transmite uma sensação diferente.

Uma das dicas de decoração de sala com esse tipo de móvel é mesclar vários tons de azul. É uma ótima alternativa para quem quer um ambiente mais padronizado, com apenas uma coloração. O segredo é equilibrar: se o sofá tem uma tonalidade escura, aposte em objetos mais claros e vice-versa.

Para decoração de sala com sofá azul, experimente tapetes e quadros. Aqui, é interessante optar por modelos com padronagens diferentes, que se destaquem dos móveis e criem um contraste. Para escolher o ideal, defina o estilo que o ambiente terá.

Quais estilos combinam com o sofá azul?

Você já sabe que, para montar sua sala com sofá azul, é preciso definir o estilo decorativo utilizado nesse ambiente. Para ajudar, separamos alguns exemplos que combinam muito bem com essa tonalidade. Confira:

Estilo clean

Uma sala com sofá azul no estilo clean é uma ótima aposta. Como dissemos, é interessante utilizar um móvel em uma tonalidade mais clara, assim como o resto do ambiente. A dica é iluminar bem o cômodo e colocar apenas os objetos realmente necessários para o conforto. Então, lembre-se: “menos é mais” nessa decoração.

Estilo rústico

A decoração rústica é uma ótima opção para uma sala com sofá azul. Nesse caso, opte por um tom mais escuro, como o marinho, para contrastar com os móveis de madeira característicos desse estilo. Além disso, aposte em paredes de tijolinhos para compor o ambiente.

Como escolher o sofá ideal?

Para ajudar você a montar esse ambiente, separamos algumas dicas para decoração de sala de estar relacionadas ao tipo de sofá. O primeiro passo é definir o espaço disponível para o móvel. Se quiser otimizar o cômodo, o modelo de canto é a melhor opção. Já se quiser ainda mais conforto, o tipo retrátil é ótimo.

Junto ao espaço e ao tamanho do sofá, é interessante avaliar quantos lugares o móvel precisa ter. Existem modelos com mais de quatro, mas tomam bastante espaço. Por isso, busque um tipo que permita a livre circulação e acomode todos.

Para facilitar a limpeza da sua sala de estar com sofá azul, avalie o tecido desse móvel. O veludo, por exemplo, traz sofisticação à decoração, além de ser aconchegante e quente. Já modelos em suede possuem durabilidade e maciez.

Decore sua sala com sofá azul!

Viu só? É muito fácil montar e decorar uma sala com sofá azul. Se for seguir a nossa sugestão e incrementar o ambiente com um tapete, confira um conteúdo exclusivo sobre tapeçaria e entenda qual é o modelo ideal para o seu lar. O Blog Mara ajuda você a deixar a aparência da sua casa do jeito que sempre sonhou!

Leave a Comment