Please assign a menu to the primary menu location under menu

Sem Categoria

Sala de estar moderna: veja dicas de como decorar

sala-de-estar-moderna

A decoração contemporânea envolve as novas tendências utilizadas em móveis, objetos de decoração e design de interiores. Esse estilo ganhou força no início do século XXI e está em constante mudança. Para que você entenda melhor o que é uma sala de estar moderna, neste artigo falamos mais sobre os elementos que esse tipo de decoração possui e algumas inspirações para criar a sua. Confira!

Como decorar uma sala de estar moderna?

Para decorar a sala de estar moderna é preciso estar atento às tendências de decoração, além de adicionar tecnologia para o cômodo. Mesmo que o espaço seja menor, é possível criar um visual moderno e funcional sem deixar o conforto de lado. Veja a seguir algumas dicas para decoração de sala e se inspire!

Ambiente funcional

Uma das principais características da decoração de sala de estar moderna é a funcionalidade para tornar o dia a dia mais prático. Isso significa que, nesse estilo, priorizam-se móveis que oferecem praticidade e, em alguns casos, possuem mais de uma função.

Um exemplo é o sofá-cama, um móvel bastante versátil que pode ser utilizado para se sentar ou para dormir. Isso é feito de forma simples, bastando puxar os assentos para frente ou empurrar o encosto para trás. Além disso, é possível encontrar modelos com design elegante, que agregam valor para a decoração.

Outros exemplos são puff-baú, espelhos, painel com rack, bancadas que separam a cozinha da sala de estar, entre outros móveis para sala de estar. É fácil encontrar esse tipo de móvel e ainda manter um visual agradável no cômodo.

Simplicidade e minimalismo

Outra forte característica da sala de estar moderna é manter um visual simples, mas sofisticado, apenas com peças realmente necessárias, evitando o excesso de informação. O mesmo vale para as cores para sala de estar, que geralmente são mais claras e em tons neutros.

Esse é outro motivo para investir em móveis multifuncionais, já que é possível economizar espaço e deixar o cômodo mais arejado e com área livre para a circulação de pessoas. Por isso, esse estilo é uma ótima alternativa para quem possui apartamento ou casa com menos espaço.

Na decoração de sala de estar, é possível manter apenas os móveis essenciais, como sofá, rack ou painel de TV, poltrona e, se for o caso, aparador para manter o ambiente mais organizado.

Combinação de cores

Como vimos, o mais comum na sala de estar moderna são cores mais discretas e que dão a impressão de que o espaço é maior do que realmente é. Sendo assim, é possível escolher tons como preto, branco, cinza e bege, por exemplo.

Porém, se você gostar de uma decoração colorida, também é possível adicionar tons claros ou pastéis, como amarelo, rosa, azul, verde, lilás, entre outros. Você pode optar por manter um tom neutro como cor predominante e escolher detalhes como almofadas, tapetes e cortinas coloridas.

É essencial escolher uma paleta de cores e seguir com ela tanto na pintura das paredes quanto nos móveis e objetos de decoração. Dessa forma, o visual da sua sala de estar moderna ficará mais harmônico.

Iluminação

A iluminação também é um fator importante para criar uma sala de estar completa moderna. O ideal é que seja possível aproveitar ao máximo a iluminação natural por meio de janelas. Assim, durante o dia, o cômodo será mais arejado.

Por isso, opte por cortinas de tecido mais leve e que sejam transparentes o suficiente para a luz entrar. Dessa forma, você não precisa manter as luzes ligadas durante o dia e economiza energia.

Já de noite, será necessária uma iluminação artificial. A tonalidade da luz escolhida pode impactar no clima que você deseja que o cômodo tenha. Por exemplo, a luz amarelada é ideal para criar um clima aconchegante e confortável.

Leia também: como fazer um banheiro minimalista

Gostou das nossas dicas sobre sala de estar moderna? Então veja também nosso artigo sobre como decorar um banheiro minimalista para combinar com o visual do resto da sua casa!

Leave a Comment