Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Sala e cozinha integradas: confira os principais benefícios e veja como decorar

sala-e-cozinha-integradas

Os imóveis de metragens reduzidas se tornaram uma tendência, sobretudo em grandes cidades. Dessa maneira, é possível observar algumas configurações permanentes no interior de pequenas casas e apartamentos, como a sala e cozinha integradas, por exemplo.

A cozinha integrada à sala não é uma característica presente somente em imóveis pequenos, ela também pode aparecer em casas e apartamentos amplos. No entanto, em razão do crescimento do número de imóveis de metragens reduzidas, ela tem aparecido com protagonismo.

Além da tendência que se formou no mercado imobiliário, a cozinha integrada com sala tem seus benefícios específicos que colaboram para que essa configuração continue aparecendo com expressividade quando o assunto é decoração de casas e apartamentos.

Uma delas é a melhor integração entre os membros da família, bem como entre os convidados durante uma confraternização em casa. Imagine a situação: você convida seus amigos para um churrasco no domingo. Parte da turma fica na cozinha preparando drinks, enquanto a outra parte se encontra na sala, por exemplo.

Em uma casa com sala e cozinha integradas esse tipo de separação é resolvida com a unificação dos ambientes. Dessa maneira, é possível sempre estar em interação com a turma toda.

Outro exemplo de benefício da sala integrada com cozinha é o melhor aproveitamento da luz natural, já que os raios solares que entram pela janela da sala podem chegar até a cozinha e vice-versa. Sendo assim, é possível observar uma economia, ainda que tímida, na conta de energia.

Como decorar sala e cozinha integradas?

A sala e cozinha integradas pode apresentar esses e diversos outros benefícios. Mas, nesse caso, existe sempre uma dúvida pertinente: afinal de contas, como criar uma decoração de sala e cozinha integradas? Quais são as dicas básicas para evitar erros? Nós, da equipe do Blog Mara, te explicamos logo abaixo!

Defina um estilo de decoração

O primeiro passo para criar um projeto de cozinha integrada com sala é apostar em um único estilo de decoração. Assim, se a sala possui um visual industrial, a cozinha deve seguir na mesma linha decorativa. Esse fator é crucial para evitar o acúmulo de informações e garantir a sensação de continuidade entre os ambientes.

Se você não tem a menor ideia de qual estilo é mais indicado para sala e cozinha integradas em espaço pequenos, anote esta dica: aposte em uma decoração clean, como a escandinava, por exemplo.

Nesse caso, ela se torna uma decoração curinga porque tem como uma das principais características a predominância da cor branca, que ajuda a gerar a sensação de amplitude no ambiente. Com isso, apostando nas cores certas, é possível fazer com que o imóvel pareça maior do que de fato é.

Crie uma paleta de cores

Falando em cores, criar uma paleta de cores também é importante para a decoração da sala e cozinha integradas. Isso porque elas também são responsáveis por gerar a sensação de continuidade entre os ambientes.

Vamos a um exemplo básico: se o estofado das cadeiras da sala de jantar ou mesmo das poltronas da sala de estar são verde-musgo, essa mesma cor pode aparecer na parede revestida de azulejo da cozinha.

Invista em móveis funcionais

sala e cozinha integradas marabraz - Sala e cozinha integradas: confira os principais benefícios e veja como decorar

A ilha é um dos principais recursos para garantir uma simples separação entre os ambientes da casa, mas, além disso, ela também pode ser aproveitada de maneira funcional e servir como um local para refeições rápidas.

Para garantir esse resultado, é importante investir em assentos e posicioná-los de um dos lados das ilhas. Nesse caso, uma das opções mais comuns são as banquetas.

Faça um projeto de iluminação estratégico

Como em qualquer projeto de decoração, a iluminação é um fator fundamental, e nesse caso não seria diferente. Para iluminar a ilha, os pendentes são as opções mais indicadas.

Já para a mesa da sala de jantar, os pendentes continuam sendo boas opções, mas os lustres também podem ser considerados. Contudo, essa escolha vai depender diretamente do estilo de decoração que você deseja criar.

Já a sala pode ser iluminada por um trilho de lâmpadas ou mesmo por pontos de luz embutidos no teto. Além disso, também pode ser interessante apostar em um abajur para torná-la mais aconchegante durante a noite.

Una o melhor da decoração e da funcionalidade na sua sala e cozinha integradas

Você sabia que aqui, na Marabraz, é possível encontrar projetos de decoração prontos para sala e cozinha integradas? Assim, fica ainda mais fácil apostar em uma décor harmônica e unificada. Confira as opções e escolha seu favorito!

Leave a Comment