Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Como criar a sala minimalista ideal para você

sala-minimalista

 

Desde o início do século XX, época em que surgiu, o estilo minimalista está cada vez mais popular. Sua principal característica é manter apenas o essencial no ambiente, deixando um visual mais leve. Por isso, se você deseja criar uma sala minimalista, essa é uma boa dica para começar. Veja mais sugestões a seguir!

Quais as principais vantagens do estilo minimalista?

Antes de falar sobre como criar uma sala minimalista, você sabe quais são as vantagens de apostar nesse estilo? Ter menos objetos e móveis no cômodo facilita muito a organização e a limpeza do dia a dia. Por isso, a manutenção da casa é mais fácil, e você pode viver sempre em um ambiente arrumado.

Além disso, com menos eletrodomésticos, você também tem menos gasto com eletricidade, já que são poucos itens ligados na tomada. A sala minimalista oferece uma sensação de tranquilidade e equilíbrio para que você possa relaxar e aproveitar o cômodo.

Principais dicas para ter uma sala minimalista

Apesar de parecer simples, é preciso que a sala de estar minimalista também seja funcional e atenda às suas necessidades. Afinal, além de estiloso, é importante que o cômodo também seja convidativo e aconchegante. Veja algumas dicas que podem te ajudar a criar o ambiente ideal!

Cores claras

Para ajudar a criar o visual minimalista, o ideal é escolher uma paleta de cores mais clara. Uma sala minimalista cinza ou branca, por exemplo, dá ao ambiente um toque de sofisticação e elegância, além de ser fácil montar uma decoração com essas cores.

Porém, se você prefere ter um pouco mais de cor na sua decoração, é possível investir em tons suaves e pastel, como rosa, azul, lilás, salmão, verde-menta, entre outros. Outra ideia é manter os tons mais intensos em detalhes menores, como almofadas ou objetos de decoração.

Móveis multifuncionais

Para ter uma sala minimalista simples, uma boa dica é escolher móveis que exerçam mais de uma função. Como, por exemplo, um sofá-cama, puffs com baú, rack com armários, entre outras opções parecidas. O ideal é ter apenas peças realmente úteis no seu dia a dia.

Sendo assim, evite muitos enfeites, prateleiras sem uso ou itens que você quase nunca utiliza. No caso do sofá, por exemplo, se precisar de mais lugares para sentar, prefira um modelo maior e retrátil, que é mais versátil e pode ser ajustado conforme a situação.

Boa iluminação

Outro fator que pode ajudar a criar uma sala minimalista moderna e funcional é contar com uma boa iluminação. Um ambiente claro dá a impressão de ser mais amplo e arejado, por isso, prefira cortinas mais leves e com tecido transparente, para que a luz natural seja capaz de entrar no cômodo.

Caso tenha uma janela pequena, é possível investir em uma boa iluminação artificial com luminárias estrategicamente posicionadas na sala. Os modelos mais simples, com formatos geométricos, combinam bastante com esse tipo de decoração e ajudam uma sala minimalista pequena a parecer maior.

Objetos de decoração

Os objetos de decoração sempre geram dúvidas quando o assunto é estilo minimalista. No entanto, optar por seguir uma decoração mais simples não significa abrir mão de quadros, vasos, esculturas, entre outros itens.

É preciso escolher os objetos com cuidado e evitar encher a sala de estar de coisas, caso contrário, não haverá minimalismo no visual do cômodo. Você pode selecionar as peças que representem mais a sua personalidade para deixar o ambiente com a sua cara.

Organização

Além de selecionar móveis funcionais, também é preciso que sejam peças que te ajudem a manter sua sala minimalista organizada. A “bagunça” deve estar fora de vista, seja guardada em baús ou armários.

Na decoração minimalista de uma sala pequena, ter móveis com espaço de armazenamento é fundamental para contar com mais praticidade ao organizar o ambiente. Assim, você tem peças com estilo, mas que também são funcionais.

Leia também: como escolher o sofá ideal?

Agora que você já conhece mais sobre decoração de sala minimalista, sabe como criar um ambiente seguindo esse estilo e transformando o cômodo em um lugar confortável e convidativo. Leia também nosso artigo sobre como escolher o sofá ideal e adicione ainda mais personalidade e estilo à sua sala de estar!

Leave a Comment