Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Decoração de sala pequena: 7 dicas infalíveis

decoracao-de-sala-pequena-casa

Cartão de visitas da casa, a sala de estar é geralmente o ambiente que nos recepciona e espaço onde recebemos a família e os amigos para os dias de festas e reuniões. Mas o que fazer quando esse cômodo possui um tamanho reduzido? Pensando nisso, separamos 7 dicas infalíveis de decoração de sala pequena. Confira abaixo!

1. Tire as medidas do ambiente

Tem coisa mais incômoda que um ambiente com tudo apertado? Na hora de transitar pelo espaço alguém acaba batendo em algum móvel, um objeto cai e aquela sensação de desorganização acaba sendo constante.

Então, para não cair nesse erro, antes mesmo de começar a pensar na decoração para sala pequena, é importante tirar as medidas do cômodo. Além disso, não se esqueça de calcular o tamanho das janelas e portas para só depois investir nos móveis mais indicados.

É fundamental dedicar pelo menos 60 centímetros para a circulação de pessoas para evitar atritos e também a sensação de aperto. Depois disso, avalie com calma as medidas de itens como sofá, rack, tapete e demais objetos para garantir que tudo se encaixe perfeitamente. 

2. Pense na paleta de cores

decoracao de sala pequena 465x310 - Decoração de sala pequena: 7 dicas infalíveis

As cores são fundamentais para ter um ambiente confortável e aconchegante, e na sala de estar pequena não poderia ser diferente. Para conseguir um resultado ainda melhor, você pode montar a sua paleta de cores antes de começar o projeto.

Imagine uma sala com tamanho reduzido, escura e com cores muito fortes. Não parece nada relaxante, né? Por isso, é interessante optar por tons mais neutros para a base — paredes e móveis — e deixar as cores mais vivas e chamativas para os objetos e detalhes de decoração de sala pequena.

Mas isso não significa que você não possa utilizar uma cor mais chamativa nas paredes, por exemplo. Se um tom diferente está na sua lista de desejos de decoração, então, aproveite para escolher uma superfície para ser o centro das atenções. Assim, todo o restante fica por conta das cores neutras.

3. Aposte em móveis funcionais

E quando o assunto é decoração de sala pequena, nada melhor do que aproveitar para ter um móvel versátil e que desempenha mais de uma função. Uma mesa lateral também pode ser um banco, por exemplo, ou uma mesa de centro com espaço para acomodar revistas, livros ou controle de TV.

O importante, nesse caso, é ser criativo e usufruir de cada cantinho disponível. Deixar um ou dois puffs embaixo do painel, por exemplo, para garantir assento extra sem prejudicar a circulação é uma boa ideia. Aqui, na Marabraz, você encontra esse item em diferentes tecidos, tamanhos e cores. 

Priorize os móveis baixos

Em locais pequenos, quanto mais altos forem os móveis, maiores as chances de surgir a sensação que está tudo apertado. O espaço vertical com menos informações pode ser uma excelente dica de decoração de salas pequenas para dar mais amplitude ao cômodo.

O rack, por exemplo, pode ter uma altura mais baixa e a TV ser instalada diretamente na parede. Evite também muitos objetos expostos, como livros e porta-retratos, para evitar o acúmulo de informação.

5. Atente-se à iluminação

decoracao de sala pequena apartamento 465x310 - Decoração de sala pequena: 7 dicas infalíveis

E, se você quer garantir a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é, o ideal é investir em luz natural. Caso não seja possível, prefira itens como luminárias, pendentes, spots ou outros itens de iluminação que conferem um espaço com características amplas. 

6. Avalie e compare os tipos de tecidos e o design das estampas

Cortinas e sofás escuros com tecidos quentes não combinam com ambientes pequenos. Prefira os tecidos mais leves como voil, algodão e fibras naturais. As almofadas podem ser bem coloridas — se quiser —, mas tenha cuidado com o excesso, já que o sofá provavelmente não tem tantos assentos e pode acabar ficando sobrecarregado.

Com relação ao tapete, a cor cinza pode ser uma excelente aposta para compor uma decoração de sala pequena. Além disso, é importante que ele fique, pelo menos, dez centímetros embaixo do sofá para não ficar muito maior ou menor que o ambiente.

7. Mantenha a organização em dia

Em qualquer ambiente, a organização é sempre bem-vinda. Mas, no caso da sala pequena decorada, trata-se de um fator primordial. A nossa dica por aqui é, antes de tudo, avaliar o que você tem e verificar o que é realmente necessário ou não.

Depois de descartar o que for excessivo, você pode deixar cada coisa em seu lugar com a ajuda de caixas organizadoras, por exemplo. As mantas para a hora de assistir um filme na TV podem ser organizadas em cestos.

Por fim, a nossa dica final para salas de estar simples e pequenas é sempre deixar os fios da televisão e dos eletrônicos em ordem, assim, é possível evitar a bagunça e o desconforto visual, além de garantir uma conotação mais harmônica e funcional.

Leave a Comment