Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Tapeçaria: entenda como usá-la na decoração!

tapecaria

A tapeçaria é um item essencial para a decoração dos ambientes da sua casa. Isso porque são produtos versáteis, podendo ser utilizados tanto no chão quanto na parede. Além disso, possuem diversas padronagens que enriquecem a aparência do cômodo.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é tapeçaria, o Blog Mara preparou este conteúdo especial com todas as informações sobre o item. Além disso, separamos dicas para que você aprenda como utilizá-la na decoração do seu lar. Vamos conhecer mais?

Saiba mais sobre o que é a tapeçaria

Antes de começar a entender como usar a tapeçaria na sua decoração, é importante conhecer um pouco mais sobre ela. Primeiramente, é preciso saber que esse termo diz respeito a uma técnica de tecelagem que faz o entrelaçamento de fios, formando um só tecido.

O mais incrível sobre essa técnica é que ela forma figuras incríveis e, por isso, utilizar a tapeçaria na decoração é uma ótima escolha. Existem vários tipos de tapetes com esse método, mas, normalmente, apenas estes são usados para fins decorativos: feltragem, franjas, macramê, esmirna, tufado, looping e crochê.

Como usar a tapeçaria na decoração?

Por ser uma técnica muito rica, existem várias maneiras de utilizar a tapeçaria na decoração do lar. Listamos aqui as principais aplicações desses produtos e como harmonizá-los com o resto do ambiente. 

Tapeçaria no piso

Quando pensamos na tapeçaria e na decoração de ambientes, imediatamente lembramos da aplicação nos pisos, certo? Nesse caso, é interessante avaliar se você quer que os tapetes sejam um item de destaque no ambiente ou se prefere que eles se misturem ao resto do cômodo.

Uma dica interessante para ambientes de cores claras é apostar numa tapeçaria colorida. Além de se tornar um ponto de destaque da decoração, vai ajudar a quebrar o tom mais sóbrio e alegrar o cômodo. 

Tapeçaria na parede

Utilizar a tapeçaria de parede na sua decoração é uma ótima alternativa para todos os ambientes da casa. Nesse caso, a peça fica disposta como se fosse um quadro e, por isso, é importante avaliar se o cômodo tem o tamanho necessário para conseguir recebê-la.

Você pode, por exemplo, pendurar a tapeçaria atrás da sua cama, funcionando como uma espécie de cabeceira. Também pode combiná-la com uma parede branca, deixando-a como ponto de destaque do ambiente. O mais importante é que a peça esteja em harmonia com o resto da decoração.

Tapeçaria em almofadas

Sabia que é possível utilizar a tapeçaria em almofadas? Além de se tornar um item decorativo, essas peças garantem o conforto de quem está no ambiente. Aqui, é interessante apostar em tonalidades que criem um contraste com o móvel em que estão colocadas, como sofás e camas, por exemplo. 

Tapeçaria em cortinas

Essa é uma maneira muito criativa de utilizar a tapeçaria no seu lar. Isso porque esse item protege os móveis dos raios solares e ainda diminui a entrada de vento nos ambientes. Além disso, a peça se torna parte da decoração. A dica é apostar em tonalidades neutras, visando destacar os desenhos formados por essa técnica.

Dicas para escolher sua tapeçaria 

Agora que você já sabe o que é, os tipos de tapeçaria e como utilizá-la na decoração, separamos algumas dicas para escolher o modelo ideal para a sua casa. Primeiramente, é importante avaliar o tamanho da peça escolhida para que o ambiente fique com uma aparência mais clean.

Além disso, é importante definir quais cores e padronagens quer para a sua tapeçaria escolhida. Algumas possuem desenhos mais discretos e outras contam com ilustrações complexas que se destacam na decoração. Quanto às tonalidades, avalie se quer que a peça siga o mesmo tom do cômodo ou que ela seja diferente.

Escolha sua tapeçaria e decore o ambiente!

Viu só? A tapeçaria é um item muito importante para a decoração dos ambientes do seu lar. Para escolher a tonalidade certa, confira nosso conteúdo sobre cores para casa e os tons mais indicados para cada ambiente.

Leave a Comment