Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Confira modelos de tapetes modernos para a sua casa

tapetes-modernosImagem de tapetes modernos

Presentes há séculos nas casas, os tapetes são coringas para aquecer, revestir e remodelar qualquer tipo de ambiente, independentemente do formato e do tamanho. Porém, com uma história tão rica e tantos modelos disponíveis, como identificar tapetes modernos e descobrir qual é o modelo ideal? 

Existem muitas características que devem ser consideradas na hora da compra. Entre elas, materiais, modelos, cores, estampas, espessura… a lista é longa e é natural que as pessoas se vejam perdidas diante de tantas opções.

Aqui no Blog Mara, reunimos tudo o que você precisa para fazer sua compra com tranquilidade e escolher o tapete mais adequado às suas necessidades. Para entregar o serviço completo, vamos falar a respeito de cada área de uma residência.

Entrada

Entre os tapetes modernos, um clássico que nunca sai de moda são os capachos. Esses modelos são feitos a partir de fibras grossas e ásperas, como vinil, coco e borracha. A função deles é segurar a sujeira, impedindo que a poeira do lado externo passe para a sala. 

Também não podemos nos esquecer das mensagens de boas-vindas ou das frases bem-humoradas estampadas nestes verdadeiros cartões de visita de uma residência. Pesquise as opções disponíveis e encontre um capacho que tenha a sua cara. 

Tapetes modernos para sala de estar

Para muitas pessoas, o local mais importante de uma casa é a sala de estar. Então, a dica é apostar em tapetes modernos de fibras naturais, como lã, algodão, sisal, coco e algas, que oferecem conforto e aconchego. 

Se o assunto é conforto, os tapetes para sala de estar modernos peludos no estilo shaggy, com mais de 70 mm de espessura, também são uma ótima opção para reunir família e amigos ao redor da televisão. 

Tapetes modernos para sala de jantar

Por ser um local de grande circulação dentro de qualquer casa, o ideal é escolher um tapete moderno para sala de jantar com pelos mais curtos, com uma média de 5 a 10 mm. Nessa categoria, enquadram-se opções de fibras naturais, como o kilim (lã) e o dhurie (algodão cru), tecelagem rústica e fibras sintéticas como o nylon.

Outra questão que deve ser considerada é sempre procurar uma sobra de tapete para arrastar as cadeiras para fora da mesa. Dessa forma, evitamos o desgaste do piso a longo prazo.

Tapetes modernos para quarto

Outro setor de uma residência onde o conforto sempre fala mais alto são os quartos. Para os adultos, temos a proteção para não pisar no chão gelado ao acordar. Já para as crianças, um tapete se mostra ainda mais importante, já que os pequenos costumam passar a maior parte do tempo brincando no chão.

Para os adultos, a dica é posicionar os tapetes modernos para quarto partindo da metade da cama em direção aos pés. Já para as crianças, vale a pena ousar em alternativas com estampas, cores e até formatos diferentes.

Uma recomendação que vale para todos: em busca de mais retenção de calor, os quartos podem até ganhar tapetes mais felpudos. Porém, dê preferência por materiais antialérgicos para evitar alergias.      

Tapetes modernos para corredores

Outra região de circulação intensa dentro de uma casa são os corredores. Para esses espaços, uma solução são as clássicas passadeiras. Nestes casos, materiais de fibras sintéticas são mais comuns, devido à alta durabilidade e à facilidade na limpeza.

Tapetes para cozinha moderna

Mais uma vez, as passadeiras ou os pequenos tapetes desempenham um papel eficiente nas cozinhas. Contudo, dessa vez, recomendamos o uso de fibras sintéticas impermeáveis e antiderrapantes, já que a água é um elemento constante nesse cômodo. Materiais mais rústicos também podem ser utilizados.

Tapetes de banheiro moderno

Muitas pessoas deixam os banheiros de lado nos projetos de decoração. Se esse foi o seu caso, um tapete de banheiro moderno pode ser o item que está faltando para garantir conforto, estilo e personalidade no cômodo.

Limpeza de tapetes

Os tapetes precisam de uma certa manutenção para aumentar a durabilidade e evitar problemas relacionados com ácaros. Aspiradores de pó, vassouras e panos umedecidos com água são bons aliados para manter a limpeza.

Porém, tenha atenção com produtos de limpeza mais fortes. Para ter certeza do tipo de limpeza que seu tapete permite, leia a etiqueta. Normalmente, o ideal é contratar os serviços de uma empresa especializada em higienização uma vez ao ano. Já para modelos de fibras sintéticas, o processo costuma ser mais simples.

Organização de tapetes

Os tapetes modernos são uma ótima forma de mudar o visual de diversos ambientes de uma casa sem fazer grandes investimentos. Entretanto, como qualquer projeto de decoração, é necessário pensar em opções que conversem com o resto da sua casa.

Em uma regra geral de organização, o mais comum é colocar os móveis por cima deles. Seja com um tapete para cozinha moderna, seja com um para sala de estar, quarto ou sala de jantar, tenha isso em mente se você adquirir um modelo estampado. Muitos desses materiais feitos à mão são verdadeiras obras de arte e merecem ser vistos.

Confira muitas outras dicas para decorar a sua casa

Após todas essas dicas sobre os tapetes modernos, temos a certeza de que você tem muitas ideias de tapetes que combinam com a sua casa e o seu estilo. Caso você esteja preocupado em misturar diferentes estilos, leia nossa matéria sobre decoração maximalista.      

Leave a Comment