Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Tapetes para o quarto: saiba como escolher e crie uma decoração incrível

tapetes-para-quartoImagem de tapetes para quarto

O quarto é o cômodo mais íntimo e personalizado da residência. Por isso, você merece um local confortável e com estilo! Investir em objetos decorativos não agrega apenas charme ao espaço, mas também traz funcionalidade. É o caso dos tapetes para o quarto.

Esse importante item de decoração transforma o ambiente, oferecendo conforto e garantindo um quarto aconchegante. Hoje, no Blog Mara, mostraremos como escolher os melhores tapetes para criar uma decoração incrível. Veja a seguir!

Como escolher tapete para quarto?

Os tapetes para o quarto fazem mais do que apenas enfeitar o ambiente. Eles fornecem uma área macia e aquecida para apoiar os pés, delimitam o espaço e oferecem isolamento acústico. Assim, é imprescindível escolher o modelo adequado ao seu projeto e estilo de vida.

Ao iniciar a busca pela melhor peça, você provavelmente irá se deparar com uma grande variedade de modelos. Por isso, para saber como escolher tapete para o quarto, comece pelo material e cor.

Material

Hoje, há tapetes de fibras naturais e sintéticas. Os produtos naturais geralmente são feitos de algodão, lã, seda, bambu, linho, sisal ou juta. Ecológicos, eles fornecem um estilo diferenciado à decoração. Com uma ótima qualidade, acabam tendo o preço mais elevado e podem ser de difícil manutenção.

Por outro lado, os tapetes sintéticos têm um custo mais baixo e alta durabilidade. Normalmente são confeccionados em materiais como poliéster, nylon, vinílico e acrílico. Resistentes e fáceis de limpar, são encontrados em inúmeras cores e texturas. 

Os modelos sintéticos são indicados para quem tem problemas de alergias, já que podem ser facilmente higienizados. Os de sisal e bambu são excelentes para regiões de clima quente, pois não esquentam muito. 

Independentemente da opção, ela deve se adaptar às características do local e das pessoas que utilizarão o espaço. Detalhes como o clima da região e os animais de estimação também devem ser considerados antes da compra do tapete. 

Cor

A escolha das cores dos tapetes para o quarto deverá ser baseada no estilo da decoração. Elas podem complementar o tom dos móveis ou criar destaque por meio do contraste. 

Se os seus móveis ou paredes forem coloridos, o ideal é escolher tapetes de tons neutros. Se os móveis forem claros, utilize cores para criar um ponto de destaque. Nesse caso, não tenha medo de usar tonalidades fortes, como preto, vermelho e azul. Elas trazem vida ao ambiente.

Quem não gosta de cores vibrantes pode apostar no visual monocromático. Ao utilizar a mesma paleta em toda a decoração, você garante um ambiente leve e sofisticado. Outra dica é investir nas estampas e padrões geométricos, que estão em alta e acrescentam o colorido de forma sutil.

Qual é o tamanho ideal de tapete para quarto? 

Agora que você já pensou no material e na cor, é hora de decidir qual é o tamanho ideal de tapete para quarto. Ele pode ser uma peça inteira ou pequenas passadeiras, e o formato também pode variar, podendo ser quadrado, redondo e retangular.  

Para saber como usar tapete no quarto, comece analisando as medidas do cômodo e a disposição dos móveis. Em um espaço grande, tapetes redondos são opções modernas para preencher o vão criado entre a cama e o resto dos móveis. Escolha peças que caibam nessa área. 

Se você prefere o modelo quadrado e grande, ele pode ser colocado por baixo da cama e ter a largura da área ocupada pelas mesas de cabeceira. Para quartos pequenos, as passadeiras são opções práticas, que ocupam pouco espaço, e o tamanho das peças deverá acompanhar toda a extensão da cama.   

Quais são os melhores modelos de tapetes para o quarto? 

Para escolher os melhores modelos de tapetes para o quarto, pense na funcionalidade, além da estética. Há modelos para todos os gostos, propósitos e estilos. Por exemplo, o tapete shaggy — aquele modelo felpudo, de pelos altos — traz conforto e maciez, mas junta mais pó. Desse modo, ele pode não ser a melhor escolha para pessoas alérgicas.

Por outro lado, se você gostaria de reduzir o barulho no quarto, ele é uma ótima escolha. A espessura alta da peça ajuda a isolar os ruídos exteriores. O modelo também cria isolamento térmico, perfeito para locais frios.

Os tapetes para quarto grande, que ocupam toda a extensão do cômodo, trazem elegância ao ambiente. No entanto, são mais difíceis de limpar. Considere fatores como a manutenção e a quantidade de pessoas que circulam no ambiente na hora de escolher o modelo. 

Além disso, o artigo deverá combinar com a decoração. Escolha modelos de tapetes no mesmo estilo dos móveis e acessórios do quarto. Seja vintage, moderno ou clássico, há um tapete que combina com ele. 

Confira mais dicas incríveis aqui no Blog Mara! 

Já viu que escolher tapetes para o quarto é bem fácil, não é mesmo? Seja para aquecer os pés, trazer aconchego ou acrescentar estilo, eles não podem faltar na decoração.

Encontre o que você precisa para criar uma decoração incrível e funcional. Combine tudo! Veja tapetes, almofadas, abajures e o que mais precisar para elaborar o ambiente de descanso perfeito.  

Para te ajudar, trazemos mais dicas ensinando como combinar peças e decorar todos os espaços, do jeito que você sempre sonhou. Afinal, você merece! Acesse o Blog Mara e veja mais!

Leave a Comment