Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Tipos de cadeiras: como escolher a ideal para cada ambiente da casa

tipos-de-cadeira

Sentar para trabalhar ou estudar, comer ou receber os amigos em casa: para cada uma dessas situações, diferentes tipos de cadeiras são indicadas. Para te ajudar a escolher o melhor, de acordo com os principais ambientes de uma casa, preparamos um guia básico de modelos de assentos. Confira abaixo!

Cadeira para sala de jantar

A sala de jantar é um cômodo destinado para fazer refeições com calma e tranquilidade, bem como acomodar amigos e familiares durante uma visita.

Dessa maneira, é muito importante que esse móvel seja confortável, por isso, tenha em mente que o ideal é que a altura do assento da cadeira para sala de jantar esteja de acordo com o tampo da mesa. Ou seja, nem muito acima nem muito abaixo.

Além disso, também é importante considerar a decoração ao avaliar os tipos de cadeiras para sala de jantar. É fundamental que elas harmonizam visualmente com o restante da decoração para evitar o acúmulo de informações. Entre os principais estilos você encontra:

  • Estofada;
  • De madeira;
  • De aço;
  • Moderna;
  • Eames,
  • Vintage.

Cadeira para sala de estar

Se houver espaço na sua sala de estar, a poltrona pode ser uma ótima maneira de decorar o cômodo e, é claro, torná-lo mais funcional, uma vez que aumenta o número de assentos e, consequentemente, comporta mais pessoas.

Estofadas e clássicas, as poltronas podem cair muito bem em salas mais elegantes e requintadas e servem também como uma cadeira decorativa. Geralmente, o material da estrutura costuma ser a madeira, e diversas são as opções de cores e estampas de tecido para o estofado.

Cadeira para cozinha

A cozinha é o ambiente da casa destinado ao preparo das refeições. No entanto, esse cômodo costuma ter um cantinho pequeno dedicado para o consumo mais rápido das refeições.

Mas, para não comprometer a circulação do local — que já conta com armários e eletrodomésticos e pode possuir uma metragem reduzida —, os bancos ou as banquetas são algumas das opções mais indicadas de cadeira para cozinha, uma vez que apresentam um ótimo aproveitamento em cômodos pequenos ou grandes.

Enquanto os bancos podem ser encaixados sob superfícies, como mesas ou ilha lateral — liberando espaço quando não estiverem em uso —, as banquetas caem muito bem em cozinhas americanas. Com elas, é possível tornar esse tipo de cômodo mais confortável sem comprometer a capacidade de circulação.

Cadeira para escritório

tipos de cadeira 1 465x276 - Tipos de cadeiras: como escolher a ideal para cada ambiente da casa

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas se viram com a necessidade de montar um home office em casa para seguir com as demandas profissionais de maneira remota.

Se você também precisa montar um cantinho de trabalho ou estudos na sua casa, então saiba que a cadeira para escritório é um item fundamental. Para escolher a mais ideal, é importante sempre levar a ergonomia em consideração.

Além disso, procure optar também pelos modelos de cadeiras que sejam giratórias e tenham regulagem de altura — característica que pode te ajudar a evitar problemas na região das costas — e suportes laterais de descansos para braços.

Cadeira para varanda

Assim como as salas, a varanda é outro local onde é possível acomodar as visitas. Por isso, na hora de avaliar os tipos de cadeiras para esse espaço, também é fundamental priorizar o quesito “conforto”.

Entretanto, é importante mencionar que, além do nível de conforto, o material do móvel também requer atenção. Ou seja, antes de fazer qualquer escolha definitiva, analise a resistência da cadeira.

Por fim, tenha em mente que a varanda é um local que costuma receber muita incidência de raios solares, bem como chuvas. Por isso, as cadeiras para varandas precisam ser resistentes às ações do tempo.

Leave a Comment