Please assign a menu to the primary menu location under menu

Guia de compras

Conheça os principais tipos de cama e encontre o modelo ideal para você

tipos-de-cama

Imagine, depois de um dia cansativo e atarefado, chegar em casa e encontrar uma cama bem confortável para ter uma boa noite de sono e renovar as energias completamente. Para isso, além de contar com um bom colchão, é importante que a cama também tenha qualidade. Aliás, você sabe quais são os principais tipos de cama?

É exatamente sobre isso que nós vamos falar hoje. Nós, da equipe do Blog Mara, preparamos um guia sobre os principais tipos de cama. Confira as especificidades de cada um e encontre aquele que melhor atenda às suas necessidades.

Modelos e tamanhos

Vamos começar pelas informações imprescindíveis: principais modelos e tamanhos de cama.

Cama montessoriana (infantil)

Já que o assunto agora é medidas de cama, vamos começar pela menor delas? A cama montessoriana é uma cama infantil cuja base para o colchão fica rente ao piso.

O objetivo da cama montessoriana é garantir mais liberdade aos pequenos e estimular a autonomia, já que sair e voltar para a cama se torna uma tarefa mais fácil. Além disso, também é uma maneira de beneficiar o desenvolvimento natural das habilidades físicas, psicológicas e sociais das crianças.

As medidas desse tipo de cama variam de acordo com os modelos e são indicadas para crianças de até seis anos de idade.

Cama de solteiro tradicional

A cama de solteiro tradicional é aquela que possui estrutura com extrato e cabeceira e demanda montagem profissional. A medida padrão é de 88 cm por 188 cm. Como o próprio nome pressupõe, é adequada para apenas uma pessoa, seja criança, adolescente ou adulto.

Cama de solteiro box

Já a cama box de solteiro trata-se de uma base que já vem pronta e a estrutura é revestida com tecido. Ela não precisa ser montada, basta apenas encaixar os pés.

Existem, também, os modelos conjugados, que unem a base ao colchão. Ambas possuem as mesmas medidas da opção tradicional, a grande diferença está no material de estrutura e acabamento. Além disso, a box não possui cabeceira.

Cama de casal tradicional

5 465x267 1 - Conheça os principais tipos de cama e encontre o modelo ideal para você

Ideal para duas pessoas, a cama casal tradicional possui 188 cm por 138 cm e tem extrato para o apoio do colchão, bem como a cabeceira. Esse modelo pode ser encontrado em estrutura de alumínio, mas a madeira é a opção mais comum.

Cama box de casal

Nesse caso, as medidas são iguais quando comparadas a uma casa de casal tradicional. No entanto, toda a base é revestida com tecido e ela já vem pronta, sendo necessário realizar apenas o encaixe dos pés.

Assim como a de solteiro, essa também pode ser adquirida no modelo conjugado, isto é, quando a base é integrada ao colchão. Vale ressaltar, ainda, que o modelo não possui cabeceira.

Cama queen

8 465x324 1 - Conheça os principais tipos de cama e encontre o modelo ideal para você

Se você busca uma cama de casal, só que mais espaçosa que a tradicional, a cama queen pode ser um excelente modelo! Ela possui 158 cm por 198 cm e pode ser encontrada em duas estruturas, tanto a tradicional como a box. No segundo caso, também é possível adquirir o modelo conjugado, que une a base ao colchão.

Cama king

A cama king é o modelo mais amplo e largo entre todos os tipos de cama. Com 158 cm por 203 cm, ela permite que o casal durma junto, mas com um espaço individual equivalente a uma cama de solteiro para cada um.

Camas multifuncionais

Além de saber quais são as medidas e os modelos dos principais tipos de cama, também é importante procurar saber mais sobre os modelos multifuncionais, como, por exemplo, a cama box com baú. Entenda mais abaixo.

Cama box com baú

14 394x340 1 - Conheça os principais tipos de cama e encontre o modelo ideal para você

A cama box com baú possui um compartimento abaixo da base do colchão, onde é possível guardar alguns itens domésticos, como roupas de cama, travesseiros, cobertores e toalhas, por exemplo.

Nesse caso, é possível encontrar dois tipos de cama box com baú: de solteiro e de casal. A cama de solteiro conta com um compartimento único, enquanto a cama de casal geralmente possui uma divisória. Dessa maneira, formam-se dois espaços em um só, além de a estrutura contar com um apoio a mais para sustentar devidamente o colchão.

Vale ressaltar, ainda, que também é possível encontrar uma cama box com baú e cama auxiliar. Ela é ideal para os quartos de tamanho reduzido, já que além de disponibilizar um espaço a mais para organizar itens de cama e banho, também oferece um colchão extra que pode ser recolhido e não ocupa espaço quando não está sendo utilizado.

Bicama ou beliche

Outro modelo que pode oferecer um ótimo aproveitamento em quartos pequenos é a bicama ou beliche. No caso da bicama, o grande benefício vai para o fato de recolher a cama auxiliar e liberar espaço para circulação.

Já a beliche conta com a mesma largura de uma cama de solteiro tradicional, mas acomoda duas pessoas, já que as bases para o colchão ficam em alturas distintas.

E agora? Como escolher o modelo ideal?

Depois de conhecer os principais modelos, a dúvida que fica é: afinal, como escolher a cama ideal? Com tantas opções, pode parecer um pouco difícil fazer uma escolha assertiva, e isso não precisa ser um grande problema! Pensamos em algumas características que podem servir como balizadores para uma boa decisão.

Cama de casal ou solteiro?

Vamos começar pela pergunta mais pertinente: você precisa de uma casa para uma ou duas pessoas? A resposta já prioriza muitas opções em detrimento de outras. Por outro lado, isso não quer dizer que se você for solteiro precisa, necessariamente, de uma cama de solteiro.

Dependendo do tamanho disponível no quarto e das suas preferências pessoais na hora de dormir, você pode optar, sim, por uma cama de casal. E já que tocamos no assunto do tamanho do quarto, vamos para outra questão fundamental.

Qual é a metragem disponível no quarto?

Ter uma cama king pode ser o sonho de muitas pessoas, mas, caso o dormitório não tenha espaço suficiente para acomodá-la, essa realização pode virar uma grande dor de cabeça. Por isso, comparar a metragem do quarto com as medidas da cama que você tem em mente é fundamental para fazer uma compra assertiva e evitar surpresas desagradáveis.

Você mora em casa ou apartamento?

Outra maneira de entender qual o melhor tipo de cama é imaginar os caminhos por onde ela passará até ser instalada de fato. Esse exercício é importante principalmente para quem mora em prédios. O seu edifício tem elevadores? Qual é a metragem deles? O móvel terá condições de ser transportado sem grandes problemas?

Há também quem prefira içar móveis, mas, para isso, é preciso contar com um serviço especializado. Sendo assim, lembre-se de avaliar o custo antes para não ter problemas com o orçamento final.

E o colchão?

O colchão também é um fator que faz total diferença quando o assunto é conforto na hora de dormir. Como mencionamos acima, a cama box é um tipo que integra estrutura e colchão, por isso, se você pretende comprar esse estilo de cama, é importante se atentar às características do colchão.

Aproveite e leia também: “Como escolher colchão?”

Para te ajudar na missão de entender melhor sobre cada tipo de colchão, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Clique e saiba mais sobre modelos, medidas, tipos de mola, tecnologias e muito mais. Com a Marabraz, o seu quarto fica completo, funcional e confortável!

 

Leave a Comment