Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Tipos de panela: saiba quais são os principais modelos

tipos-de-panela

Você conhece os principais tipos de panela? Escolher os modelos ideais é fundamental para preparar corretamente cada tipo de alimento. Cada uma delas tem uma função específica e, por isso, é importante saber quais são as mais indicadas para cada processo.

Se você quer uma cozinha simples, prática e funcional, ter um modelo de cada panela vai facilitar a sua rotina. Pensando em ajudar nessa tarefa, o blog Mara preparou um conteúdo para falar mais sobre os tipos mais comuns e que são indispensáveis. Venha conferir!

Conheça os principais tipos de panela para ter em casa

Venha conhecer os principais tipos de panela que são fundamentais para ter em sua cozinha. Existem diversos modelos desse utensílio que vão facilitar a sua rotina na hora de preparar as refeições.

Frigideira

As frigideiras são muito usadas para grelhar, fritar ou selar os alimentos. Isso porque o fundo da panela atinge uma temperatura bem alta, e o formato dela não deixa que o calor fique contido. Ela é ótima para fritar ovos e bifes ou grelhar peixes e deixar os alimentos com o cozimento ideal. 

Com cabo

Esse é o modelo mais versátil entre os tipos de panela. Nela, você consegue realizar quase todos os tipos de procedimentos, como cozimentos, frituras, entre outros. Ela se tornou um curinga para ter na cozinha, já que nela você consegue fazer purês, arroz, molhos e muitos outros preparos.

Caçarola

Para realizar o cozimento dos alimentos de uma forma mais prática e rápida, aposte na caçarola. Ela é mais funda quando comparada às demais e possui alças laterais em vez de um cabo. A principal função desse modelo é conservar o calor no interior dela, sendo perfeita para cozinhar carnes, ensopados, entre outros alimentos. 

De pressão

Existem diversos tipos de panela de pressão e elas são próprias para acelerar o cozimento dos alimentos. Ela é capaz de aumentar a temperatura e pressão, já que ela tem um sistema que impede o vapor de sair. Esse modelo é próprio para cozinhar feijão, legumes, verduras, carnes e demais alimentos. Ela também pode ser encontrada na versão tradicional, que é usada no fogão, ou no modelo elétrico.

Veja quais são os materiais das panelas e escolha os seus preferidos

Outro ponto a ser considerado ao escolher os tipos de panela é o material de fabricação. Isso porque ele interfere diretamente no preparo das refeições, além de você poder escolher qual são os seus preferidos.

Inox

Um dos modelos mais resistentes são as panelas de inox. Elas não alteram o sabor da comida e também conseguem acelerar o cozimento dos alimentos. Para conservá-las corretamente, é bom escolher uma esponja que não risca, para lavar sem danificá-las ou riscá-las.

Teflon

As panelas de teflon possuem um revestimento antiaderente, sendo ótimas para fazer frituras sem grudar. É necessário ter cuidado para não danificar o interior do produto, por isso, é importante escolher os utensílios de cozinha ideais para essa panela. Opte por colheres de pau ou de silicone para usar com esse modelo.

Barro

A versão feita de barro é ideal para quem deseja intensificar o sabor dos alimentos. A panela feita com esse material também é ótima para cozinhar as refeições mais lentamente, mantendo a qualidade e a temperatura ideais para os preparos. Ela também não libera nenhum tipo de substância nos ingredientes.

Cerâmica

Se você procura uma panela prática, versátil e bonita, aposte nas versões feitas em cerâmica. Elas conseguem manter o calor no interior por mais tempo, mesmo com o fogo já apagado. Além disso, elas podem ser encontradas em diversas cores para complementar a decoração da sua cozinha.

Deixe sua cozinha completa investindo nos principais tipos de panela

Que tal apostar nos conjuntos de panelas? Com eles, você conta com um modelo de cada produto, facilitando os momentos de preparar as refeições na sua casa.  Além de escolher os materiais e cores de sua preferência para deixar a sua cozinha da maneira que preferir e com um toque da sua personalidade.

Leave a Comment