Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Tipos de tapetes: guia básico para uma escolha assertiva

tipos-de-tapetes

O tapete é aquele item capaz de transformar a decoração e tornar o ambiente mais aconchegante. No entanto, com tantas opções de materiais, tamanhos, formatos, cores e espessura, a escolha pode parecer difícil. Por isso, a equipe do blog Mara preparou um conteúdo sobre os principais tipos de tapetes

É importante ressaltar  que características diferentes definem um tipo de tapete. Por isso, começaremos falando sobre as principais texturas e, em seguida, os materiais e os benefícios, que vão além da decoração, estando ligados à funcionalidade e à durabilidade. 

Principais texturas dos tapetes

Quando o assunto gira em torno dos tipos de tapetes, as texturas são diversas. No entanto, há duas que são muito populares: a felpuda ou a peluda e a mais lisa, geralmente, feita de Sisal ou fibras sintéticas. Confira as principais características desses tipos de tapetes abaixo. 

Textura felpuda ou peluda

tipos de tapetes marabraz - Tipos de tapetes: guia básico para uma escolha assertiva

Entre os tipos de tapetes para sala, aqueles que possuem textura felpuda ou peluda são alguns dos mais escolhidos, sobretudo, durante os períodos de temperaturas amenas, uma vez que eles ajudam a garantir conforto térmico. 

É possível encontrar esses tipos de tapetes macios e aconchegantes em uma enorme variedade de tamanhos, formatos, cores e estampas. Além disso, a espessura dos fios pode variar, sendo possível conferir tanto opções mais finas, quanto mais grossas. Com relação à altura, eles variam entre 15 mm e 70 mm. 

Ainda vale ressaltar que existem opções com tratamento antiácaro, ideais para quem tem problemas respiratórios. A proteção contra desbotamento da luz solar também é um recurso presente em alguns tipos de tapetes como esses. 

Textura rústica ou de Sisal

tipos de tapetes mara - Tipos de tapetes: guia básico para uma escolha assertiva

Para quem prefere uma textura rústica, os tapetes de Sisal podem ser uma excelente opção. Com textura mais firme e linear, eles são bastante versáteis e podem ser utilizados tanto em ambientes internos, quanto externos. 

No entanto, o tapete de Sisal não possui durabilidade ao contato com a água e outras substâncias líquidas. Por isso, caso o objetivo seja colocá-lo em um ambiente externo, é importante que o espaço seja coberto, para evitar o desgaste durante as chuvas fortes. 

Em razão a esta limitação, somada à tecnologia têxtil, hoje, é possível encontrar esses modelos de tapetes com fibras sintéticas, em diversas cores, estampas ou ilustrações. 

Assim, é possível garantir a característica rústica do Sisal, marcada pela beleza da fibra natural, sem abrir mão da praticidade, da durabilidade e de outros diferenciais garantidos pela indústria têxtil, como a proteção antiácaro, por exemplo. 

Materiais para tapetes: naturais X sintéticos 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de textura de tapetes, vamos entender mais sobre os materiais: eles são divididos entre tecidos naturais e sintéticos.

Fibras naturais

  • Algodão: possui textura suave e macia. Dependendo do local onde for posicionado, pode ser usado constantemente;
  • Lã: esta é outra matéria-prima tradicional na indústria da tapeçaria, altamente durável e macia;
  • Seda: trata-se de uma fibra natural nobre, que garante um tapete elegante e sofisticado. No entanto, é mais sensível que as outras opções, por isso, demanda cuidado redobrado;
  • Bambu: tem como principal benefício a durabilidade e a lavagem prática,
  • Coco: para quem prioriza comprar tapetes de materiais ecológicos, esta pode ser a melhor opção, já que ela é produzida a partir de fibras de coco, selecionadas para o descarte. Vale ressaltar que esses tipos de tapetes são mais utilizados em áreas externas. 

Fibras sintéticas

  • Nylon: embora seja bastante forte e durável, ele também é maleável e resistente ao atrito, por isso, pode ser uma excelente opção para tipos de tapetes de entrada, por este ser um local de tráfego considerável;
  • Poliéster: conta com propriedades antialérgicas, por isso, é uma boa aposta para quem tem problemas respiratórios. Também conta com resistência às manchas;
  • Polipropileno: é resistente à umidade e ao mofo, bem como aos efeitos nocivos dos raios solares. Dessa maneira, também é indicado para áreas externas.

Aproveite e confira as opções de tapetes da Marabraz

Na nossa categoria de decoração, você encontra tapetes dos mais diversos tamanhos, cores e materiais. Com tanta variedade, fica mais fácil encontrar a opção que combina com a sua casa e atende às suas demandas do ponto de vista da funcionalidade. 

Além da variedade, oferecemos um excelente custo-benefício e múltiplas formas de pagamento. Na Marabraz, você pode adquirir tapetes e muito mais, deixando sua casa do jeito que você sempre sonhou. Aproveite!

Leave a Comment