Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoraçãoexport

Tipos de varanda e suas usabilidades

tipos-de-varanda

Espaço cheio de possibilidades e usos, a varanda é um cantinho que ajuda a definir o clima de uma casa. Ela pode ser usada como espaço gourmet, home office, mini-horta ou mesmo ser integrada à sala de estar. Portanto, diversos são os tipos de varandas.

Para fazer dela um espaço produtivo e prazeroso aos moradores da casa, é preciso definir um objetivo de uso para a varanda e, a partir disso, fazer a melhor escolha de móveis e itens de decoração.

Se você tem esse espaço em casa, mas ainda não sabe muito bem como usá-lo, sem problemas. Nós, da equipe do blog Mara, preparamos um conteúdo focado em quatro tipos de varanda. Confira, inspire-se e faça desse cantinho um lugar atrativo e funcional!

1. Varanda gourmet

Ideal para momentos de lazer e confraternização, a varanda gourmet é um espaço externo que deve contar com churrasqueira e uma pequena pia para facilitar o preparo das refeições.

Diferentemente da sala de jantar, ela dispensa o uso de mesas com tampo de vidro ou mármore e cadeiras robustas. Nesse tipo de ambiente, é mais comum encontrar mesas com acabamento em madeira e bancos ao invés de cadeiras.

Além desses móveis básicos para varanda gourmet, também é possível investir em outros itens, dependendo do tamanho do espaço. Há quem opte por colocar um rack ou um painel para instalar uma televisão, tornando o espaço ainda mais completo e funcional.

Também é válido apostar em pequenos armários, como os aéreos, para organizar os itens e as louças usadas nesse tipo de varanda. Vale ter em mente que é importante apostar em materiais resistentes às variações do tempo para evitar o desgaste precoce.

2. Integração com a sala de estar

Em apartamentos pequenos, os tipos de varanda costumam ser os mesmos: uma pequena área externa que leva o nome específico de sacada. Para tornar o espaço mais amplo, a dica é integrá-lo à sala de estar.

Nesse caso, o uso de portas entre um espaço e outro é dispensável. Em compensação, é fundamental criar uma varanda de vidro para manter a casa fechada quando necessário.

Para tornar a integração, de fato, funcional, vale instalar um pequeno sofá ou poltronas na varanda para aumentar o número de assentos da casa. Nesse momento, lembre-se de priorizar os móveis para área externa resistentes às variações do tempo. Com relação ao acabamento do estofado, a dica é investir naqueles que são de fibra sintética, uma vez que são mais resistentes à água, ao calor e aos raios solares.

É importante que a decoração da varanda pequena esteja em harmonia com a sala de estar, já que aqui estamos falando da integração entre os dois espaços. Para um estilo rústico, coloque vasos de plantas de pequeno porte na sacada e invista em almofadas com estampas de folhas.

Se o apartamento é na praia e você deseja criar uma decoração com estilo náutico, almofadas com estampa em vermelho e azul são boas pedidas. Nas paredes, adicione ganchos e pendure chapéus de palha. Além disso, é possível apostar em diversos outros estilos de décor, como o industrial, o escandinavo ou o moderno, por exemplo.

3. Home office

tipos de varanda marabraz - Tipos de varanda e suas usabilidades

O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diversas áreas e chegou para ficar. Por isso, entre os diversos tipos de varanda, têm se tornado cada vez mais comum encontrar aquelas que foram transformadas em escritório.

Nesse tipo de espaço, é possível aproveitar ao máximo a luz natural e, o melhor, contar com uma vista externa que ajuda a aliviar o estresse e a tensão durante o expediente.

Nesse caso, é importante apostar em uma escrivaninha e uma cadeira e vale instalar prateleiras para organizar seus materiais de trabalho ou até mesmo usá-las para expor objetos decorativos. Caso o espaço permita, posicione também poltronas e uma pequena mesa de centro para manter a versatilidade da varanda.

4. Mini-horta

tipos de varanda mara - Tipos de varanda e suas usabilidades

A varanda também pode ser um local dedicado para o cultivo de ervas e verduras. Para isso, é importante pesquisar o que cada espécie demanda com relação aos cuidados e manutenção. Opções como alecrim, manjericão e tomilho, por exemplo, são algumas das mais indicadas para mini-horta, já que podem ser cuidadas facilmente.

Caso essa seja a usabilidade que você queira dar à varanda, é importante adicionar caixotes e minivasos à lista de compras. Contar com ferramentas de jardinagem também pode ser importante, caso você queira cultivar flores e plantas.

Leave a Comment