Please assign a menu to the primary menu location under menu

Destaque HomeOrganização

Home office: como montar um escritório funcional em casa

home-office-banner

Se ganhar uma grana extra ou ter uma rotina de trabalho mais flexível é algo que faz parte dos seus planos, então, o home office pode ser uma realidade para você. Entretanto, para manter a produtividade, é importante ter um cantinho organizado e funcional, bem como alguns hábitos-chave.

Pensando nisso, preparamos um post com todas as dicas home office para você começar a trabalhar em casa com o máximo de organização possível, fator que pode fazer diferença no seu rendimento. Confira abaixo.

1 – Separe um lugar para montar o seu escritório

Fazer home office não significa que você vai trabalhar na sua cama. É verdade que algumas pessoas até conseguem manter a rotina de produção encostadas no travesseiro, entretanto, há muitas outras que acabam caindo na procrastinação.

Para evitar esse problema, é importante separar um cantinho da sua casa para ser o seu novo escritório. O ideal seria ter um cômodo para isso, porém, quem mora em casas e apartamentos pequenos nem sempre dispõe de um cômodo extra. Dessa maneira, é preciso transformar a sala de jantar, a sala de TV ou até mesmo o quarto.

2 – Invista em itens básicos para transformar os espaços

Para montar escritório em casa, é imprescindível contar com alguns itens básicos, como uma cadeira confortável, uma mesa e alguns itens que podem te ajudar a manter-se organizado, como gaveteiros ou caixas, por exemplo.

Nesse caso, é válido ressaltar que, antes de fazer qualquer investimento, é importante tirar medidas do espaço que você escolheu para acomodar os móveis para home office. Assim, você evita qualquer surpresa desagradável no momento de instalá-los.

Na nossa categoria de escritório, você encontra escrivaninhas e mesas para computador de diferentes tamanhos, cores e acabamentos, assim como arquivos, estantes, livreiros e armários.

3 – Atente-se à iluminação

home office marabraz 465x310 - Home office: como montar um escritório funcional em casa

A iluminação é um fator que faz total diferença em qualquer ambiente, inclusive no cantinho do home office. Considerando que você vai passar algumas horas do seu dia dedicado às atividades profissionais, é importante ter um ambiente visualmente confortável e funcional.

Portanto, o ideal é que você escolha um lugar próximo a uma das janelas da sua casa para montar o home office, assim, é possível fazer um bom aproveitamento da luz natural, o que pode te ajudar a reduzir os custos com a conta de energia.

Entretanto, caso isso não seja possível, é válido investir em luminárias e pendentes, por exemplo. Aqui, na Marabraz, você encontra uma alta variedade de itens como estes por um excelente custo-benefício e com ótimas opções de pagamento!

4 – Mantenha a organização em dia

Na mesa, procure manter somente o que você costuma usar com muita frequência, como o notebook, a agenda, um bloco de post-it e uma garrafinha de água — vale usar um porta-copos para evitar o desgaste precoce da superfície da mesa, certo?

Para guardar os demais itens de papelaria que você não usa frequentemente, procure usar uma caixa organizadora ou um armário. Assim, é possível guardá-los  em outro local e contribuir com a criação de um espaço clean e funcional, um fator importante para a sua produção, sobretudo em home office pequeno.

5 – “Mas, afinal, como ser produtivo no home office?”

home office mara 465x310 - Home office: como montar um escritório funcional em casa

O trabalho home office gera diversos benefícios. Um deles é a possibilidade de ganhar tempo, já que não é preciso gastar horas no trânsito para chegar ao escritório. Entretanto, essa modalidade também demanda muito autocontrole e responsabilidade.

Dessa forma, recomenda-se manter uma rotina, estipulando um horário fixo para dedicar-se às atividades profissionais. Além disso, para despertar com mais disposição, vale também separar um tempinho para se alongar ou praticar atividades físicas, seguidas de um banho e, só então, iniciar o trabalho.

Se você mora com a família, é importante ter uma conversa franca com os outros integrantes da casa e fazer combinados, para que a rotina doméstica não atrapalhe o seu desempenho. E, por fim, procure sempre manter um fone de ouvido por perto, ele também pode te ajudar muito, principalmente na hora das videochamadas!

Leave a Comment