Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Um guia básico de cores para quarto

cores-para-quarto

Após um dia intenso e agitado, cair em uma cama aconchegante e quentinha é algo que está no topo da nossa lista de desejos. Mas engana-se quem pensa que o colchão é o único fator de conforto em um dormitório. Há diversos elementos que influenciam uma boa noite de descanso, e as cores para quarto é um deles.

Aliás, você já parou para pensar na influência que as cores exercem sobre a nossa disposição? Afinal, quem nunca se sentiu mais disposto ao abrir a janela e ver um céu azul e um dia ensolarado? E quem nunca ficou com vontade de voltar para a cama ao dar de cara com um dia nublado?

Essas sensações não são mera coincidência. As cores têm influências psicológicas e sensoriais em razão das ondas eletromagnéticas, que atuam de diferentes maneiras sobre o sistema nervoso de cada pessoa. Dito tudo isso, nada mais importante do que pensar bem nas cores para quarto, certo?

Para te ajudar nessa missão, o Blog Mara selecionou as melhores sugestões de cores para quarto levando em conta quatro verticais: relaxamento, romantismo, aconchego e atmosfera clean. Entenda abaixo!

Verde ou azul: por uma atmosfera que promova o relaxamento

cores para quarto marabraz - Um guia básico de cores para quarto

É fundamental que as cores de quarto sejam compatíveis com a atmosfera que você deseja conferir ao ambiente. Se o objetivo é se sentir mais relaxado ao entrar no seu dormitório, então, os tons claros e suaves de verde e azul podem representar uma ótima escolha.

Ambas têm potencial calmante e, por isso, são algumas das melhores cores para quarto quando a prioridade vai para uma boa noite de sono e a renovação das energias. Elas podem aparecer em uma das paredes e até mesmo nos elementos têxteis, como na cortina e na roupa de cama.

Tons de roxo: mais atitude, romantismo e elegância

Tudo depende da sensação que você quer sentir ao entrar e sair do dormitório. Para aquelas pessoas que conseguem relaxar e cair no sono facilmente, o objetivo pode ser diferente do exemplo acima. Ao invés de focar na calmaria, é possível priorizar as cores de tinta para quarto que garantem vibrações de atitude e elegância.

Nesse caso, os tons de roxo podem ser uma excelente escolha, sobretudo quando o assunto gira em torno das cores para quarto de casal. Além de conferirem uma energia mais intensa, eles também ajudam a criar uma atmosfera romântica.

Contudo, é importante tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente visualmente e deixá-lo cansativo. Por isso, o ideal é escolher uma única parede para que ela seja o centro das atenções do dormitório, preferencialmente aquela que fica oposta à televisão.

Caso o quarto seja pequeno, vale pintar somente meia parede. Além disso, os tons de roxo podem aparecer também nos itens decorativos, como almofadas e quadros, por exemplo.

Tons pastéis: mais aconchego e sutileza

Os tons pastéis podem ser boas cores para quarto quando o objetivo é torná-lo mais aconchegante, sutil e harmônico. Por isso, o creme e o amarelo-claro são indicados como opção para pintura de quarto de bebês e crianças, sobretudo quando o objetivo é fugir do tradicional rosa e azul.

Branco: que tal uma decoração clean?

cores para quarto mara 1 - Um guia básico de cores para quarto

É claro que o tradicional branco não ficaria de fora da nossa lista de cores para quarto. Para quem aprecia uma decoração com características clean, ele é o grande curinga.

E isso não quer dizer, necessariamente, que o dormitório não terá elementos decorativos marcantes. O estilo escandinavo, por exemplo, é clean e pode ser rico em alguns tipos de detalhes. Móveis de madeira e pequenos vasos de planta são itens tradicionais dessa decoração.

Tapetes geométricos com cores preta e branca também compõem o estilo escandinavo. Além disso, essas características podem aparecer em outros itens têxteis, como na roupa de cama.

E agora? Qual escolher?

Essa resposta é com você. Por isso, tenha em mente que tudo vai depender das sensações que você deseja ter ao estar no dormitório. Além disso, vale misturar algumas dicas. Uma parede verde musgo e um quarto branco com decoração escandinava pode ser uma boa jogada.

Então, por fim, leve sempre seu gosto pessoal em consideração e coloque a criatividade para funcionar!

tudo o que voce precisa 1 - Um guia básico de cores para quarto

Leave a Comment