Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Vamos falar sobre decoração de quarto infantil?

decoracao-de-quarto-infantil

A decoração de quarto infantil é tão cheia de possibilidades que, às vezes, fica difícil saber por onde começar. Afinal, quais são os melhores móveis? E as cores? Como torná-lo mais funcional e, ao mesmo tempo, divertido para os pequenos? Para te ajudar nessa missão, respondemos essas e outras questões sobre o assunto no conteúdo abaixo. Confira!

Parede de lousa: uma opção personalizável

Vamos começar falando das paredes? O revestimento que imita lousa é uma opção de decoração de quarto infantil para fugir do óbvio. Além de ser um diferencial visual no ambiente, ele também serve como um brinquedo para as crianças, uma vez que é totalmente personalizável. 

Para chegar a esse efeito, é preciso investir em uma tinta de esmalte fosco e aplicá-la na área desejada metade de uma parede já pode ser suficiente. Com relação ao giz, o melhor é optar pelo antialérgico para evitar crises nos pequenos.

Papel de parede: variedade é o que não falta

O papel de parede é outra ferramenta de decoração de quarto infantil. Dependendo da idade da criança, ela mesma pode escolher a estampa de acordo com as próprias preferências. 

Caso a decisão fique por conta dos pais, vale optar por cores suaves e estampas lúdicas para não carregar o cômodo visualmente. Além disso, também é válido aplicá-lo em apenas uma parede para não limitar a disposição de outros objetos decorativos no ambiente.

Cortinas: neutras ou coloridas?

As cortinas também merecem atenção quando o assunto é sobre decoração de quarto de criança. Antes de escolhê-las, vale pensar nos outros elementos do cômodo. Se as paredes já são coloridas, recomenda-se investir em uma cortina de cor neutra, com o branco, que é a opção mais tradicional.

No entanto, também é possível apostar no inverso: pintar as paredes com cores neutras, como o cinza, e apostar em uma cortina colorida com estampas lúdicas ou de personagens de desenho animado, por exemplo. 

Móveis: oportunidade de unir funcionalidade e decoração

decoracao de quarto infantil marabraz - Vamos falar sobre decoração de quarto infantil?

É possível encontrar uma infinidade de tipos de móveis para quarto infantil. Para criar um cantinho da leitura e dos estudos, vale investir em uma escrivaninha infantil e uma cadeira bem confortável para acomodar a criança. 

Outro item que merece muita atenção é a cama infantil. Nesse momento, a idade da criança pode ser um balizador de decisões. Se ela já é grandinha, com mais de 10 anos de idade, já é válido apostar em uma cama de solteiro comum. Para deixar o ambiente mais aconchegante, instale uma cabeceira estofada.

Bicama de solteiro

Se duas crianças dividem o mesmo quarto, a bicama de solteiro pode ser uma excelente opção. Uma das principais vantagens desse modelo é que a cama auxiliar é retrátil, ou seja, pode ficar posicionada sob o móvel quando não estiver sendo usada, fator importante para não comprometer a circulação no ambiente.

Cama montessoriana

A cama montessoriana é um móvel que agrega muito no momento de decorar quarto infantil. É possível encontrá-la em forma de carros, barcos, cabanas e até mesmo beliches, por exemplo. Entretanto, esse tipo de item e decoração são indicados para bebês ou crianças de até oito ou nove anos de idade.

O que é um quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é aquele que conta com móveis e elementos posicionados em uma altura que o bebê ou a criança possa alcançar. Nesse caso, as camas altas são substituídas pelas montessorianas, que mantêm a base no chão. Além disso, uma série de objetos são repensados para garantir mais liberdade aos pequenos:

  • Espelho: fica a uma altura na qual eles possam ver o próprio reflexo;
  • Tapetes: proporciona experiências sensoriais;
  • Barra fixada na parede: facilita que os bebês se levantem e trabalhem o equilíbrio,
  • Armário baixo: é usado para armazenar os itens que os pequenos gostam de usar para brincar, dessa maneira, eles podem retirá-los e depois guardá-los no mesmo local.

Quadros, letreiros e nichos

Os quadros também podem ser ótimos aliados na hora de arquitetar a decoração de quarto infantil. Mais uma vez, a idade dos pequenos pode fazer diferença. Caso eles já sejam grandinhos, deixe a escolha por conta deles. 

No entanto, caso as crianças ainda não possuam esse poder de decisão, vale priorizar as estampas de cores suaves e as ilustrações com temas lúdicos ou de bichinhos. 

Se o objetivo é fugir do tradicional, que tal apostar nos letreiros? Nesse caso, você pode investir nas letras decorativas com iluminação e se delimitar nas iniciais do nome do seu filho, por exemplo.

Além de contribuir com a decoração, o nicho pode ser uma mão na roda para manter os objetos no lugar, como os livros e os porta-retratos, por exemplo. Ah, lembra da parede de lousa? É importante estipular um local para guardar a caixinha de giz, e, nesse caso, o nicho também pode ajudar muito.

decoracao quarto infantil - Vamos falar sobre decoração de quarto infantil?

Cores: além do azul e do rosa

Na hora de pensar nas cores para pintar o quarto de menina ou de menino, vale trabalhar a criatividade e fugir do estereótipo formado pelo azul e rosa. Entretanto, é importante manter o equilíbrio sempre no radar para não poluir o espaço. Caso os móveis e os demais itens já sejam muito coloridos, prefira uma cor neutra, como o cinza-claro. 

Por fim, os tons pastéis são super bem-vindos no quarto de menino e de menina. As variações da cor amarela, por exemplo, podem dar um up no visual do cômodo na medida em que fogem do óbvio sem deixar o cômodo com excesso de informação. 

E agora? Já sabe por onde começar a decorar o quarto do seu pequeno? Na Marabraz, você encontra diversos dos itens citados aqui por um excelente custo-benefício, como as camas, a escrivaninha, os nichos e muito mais. Aproveite!

Leave a Comment