Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Inspirações para decoração de varandas simples

varandas-simples

Para criar um ambiente confortável, onde seja possível relaxar e passar o tempo apreciando a vista, não é preciso muito. No caso das varandas simples, por exemplo, é possível utilizar poucos móveis e itens de decoração para deixar o ambiente aconchegante e com a sua cara. 

A varanda é um espaço externo da casa ou do apartamento e pode ser encontrada em diversos tamanhos. No caso de quem vive em prédio, é um local aberto, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como jardinagem, leitura, atividade física ou simplesmente para observar a região. Veja as nossas dicas de decoração de varanda e saiba como fazer a sua!

Como decorar varandas simples

As varandas simples nem sempre são pequenas, já que o conceito está mais relacionado ao estilo de decoração, que pode ser comparado ao minimalista. Ser simples pode significar elegante ou despojado, ou outro estilo que envolva poucos itens. Confira a seguir dicas para ter uma varanda simples e bonita.

Uso do local

Antes de começar a planejar a decoração, é importante pensar em como o local será usado. É possível utilizar varandas simples para diversas finalidades, como fazer um jardim, montar um home office, uma área gourmet, cantinho de leitura, entre outras opções. Uma vez definida a finalidade desse espaço, é hora de pensar em móveis e decoração.

Paredes e piso

Após decidir o que fará no local, podem ser necessárias algumas mudanças em relação ao piso ou paredes, como trocar as cores ou utilizar um piso mais adequado. Por exemplo, no caso de um home office, é possível igualar o piso de dentro com o da varanda

Móveis

O mesmo vale para os móveis, que devem ser escolhidos conforme a necessidade do espaço e seu tamanho. No caso de um espaço gourmet, é possível adicionar uma mesa pequena com um conjunto de cadeiras para varanda ou um balcão com bancos altos, além de uma pia com churrasqueira, por exemplo.

Varandas simples pequenas

Muitas vezes parece difícil decorar espaços pequenos justamente por ficarem apertados. Porém, com criatividade, é possível montar um ambiente convidativo com móveis para área externa ideais para a área que você tem disponível. É o caso de ocupar o espaço vertical utilizando prateleiras e armários aéreos.

Móveis multifuncionais também são uma boa opção para varanda pequena, como um banco com baú, onde você pode guardar objetos e deixar o espaço mais organizado. Outra ideia é pendurar plantas nas paredes para dar mais vida ao local e deixar a decoração mais convidativa.

Varandas simples integradas com a sala

Outra ideia bastante utilizada para ampliar o espaço da sala de estar é integrar a varanda. O ambiente se torna parte do cômodo e, para fazer isso, basta escolher móveis como poltrona, mesa e demais opções que adicionem funcionalidade. 

Nesse caso, o ideal é retirar a parede que separa os dois ambientes e fechar a varanda com uma cortina de vidro para evitar que a chuva entre. Esse espaço também pode funcionar como uma sala de jantar ou área de descanso, com sofá e mesa de centro.

Varanda simples com home office

Se você precisa de um espaço mais tranquilo em casa para trabalhar, a varanda pode ser uma boa opção, já que é menos movimentada e ainda possui uma vista para fazer as tarefas de forma mais relaxada.

Para isso, também é preciso adicionar uma cortina de vidro para evitar danificar os móveis e equipamentos. Além disso, escolha uma escrivaninha que caiba no espaço e uma cadeira confortável. Para guardar itens de escritório ou livros, instale prateleiras ou armários na parede.

Veja mais dicas de decoração de varanda!

Após saber mais sobre como decorar varandas simples, é possível aproveitar essas ideias para que o espaço ganhe um novo uso. Confira também nosso outro artigo com mais dicas de decoração de varanda para se inspirar!

Leave a Comment