Please assign a menu to the primary menu location under menu

Organização

Veja como organizar a área de serviço e mantê-la funcional

area-de-servico

A área de serviço é aquele cantinho da casa que quase sempre tem uma bagunça ou outra. Na maioria das residências, é comum que esse cômodo seja pequeno, por isso, pode ser difícil mantê-lo organizado. Mas a boa notícia é que, com algumas dicas e utensílios, é possível tornar a sua lavanderia mais funcional e agradável. 

Para te ajudar nessa missão, a equipe do Blog Mara preparou um conteúdo com os móveis e utensílios que podem te ajudar a manter a lavanderia mais organizada. Ah, e de quebra, tem uma dica de decoração. Confira abaixo! 

1. Armário

O armário para área de serviço é importante para organizar os itens mais volumosos e compridos, como vassouras, rodos e o aspirador, por exemplo. Além disso, se houver prateleiras, é possível preenchê-la com uma caixa organizadora e armazenar objetos pequenos de maneira ordenada. 

No caso de uma área de serviço pequena, onde não há espaço disponível para instalar um armário comprimido, o melhor é optar pelo armário aéreo. Embora não seja possível guardar os itens grandes, é possível ganhar espaço para armazenar panos e materiais de limpeza. 

Se esse for o seu caso, a recomendação para manter as vassouras e rodos organizados é suspendê-los em ganchos. Dessa maneira, eles não ficam diretamente sobre o chão, fator que pode ajudar a ganhar tempo na hora de fazer a limpeza da lavanderia. 

2. Prateleiras

Outra forma de ganhar espaço na área de serviço é apostando no uso das prateleiras flutuantes. Elas podem ser instaladas alguns centímetros acima da máquina de lavar roupas e do tanquinho, que geralmente são áreas que ficam ociosas. Assim, é possível aproveitar cada espaço da sua lavanderia de maneira eficiente e funcional. 

3. Organizadores

Fundamentais para armazenar itens pequenos, os organizadores podem ser posicionados no armário ou nas prateleiras. O ideal é comprar caixas de diferentes tamanhos e, além disso, o carrinho com prateleira multiuso também pode ser uma ótima pedida para manter a organização a longo prazo na área de serviço. 

Por ser estreito, ele pode ser posicionado em pequenos espaços, como no vão entre a máquina de lavar roupas e o tanquinho. Além disso, o item possui prateleiras e puxadores que formam gavetas, onde é possível guardar diversos utensílios domésticos, desde pequenas ferramentas até panos, por exemplo. 

Como organizar?

Esses são apenas alguns dos principais móveis e itens que você pode utilizar para tornar a sua lavanderia mais funcional. Mas, afinal de contas, como organizar a área de serviço? Nesse caso, basta levar em conta dois fatores: tamanho dos utensílios que você armazena no cômodo e frequência com a qual eles são utilizados.

Tamanho dos utensílios

Nesse caso, não há muito segredo. Os pequenos objetos devem estar sempre mais à frente, enquanto os maiores devem ficar ao fundo. Seguir essa linha de organização na sua lavanderia é importante para manter a harmonização visual, bem como para conseguir enxergar todos os produtos que você tem em casa.

Além disso, é sempre válido fazer uma faxina e dispensar os produtos muito antigos que já estão vencidos. Ah, sabe quando um produto está acabando, mas o frasco é muito grande e fica lá ocupando espaço? Se possível, despeje-o em um recipiente menor para otimizar seu armário ou as prateleiras. 

Frequência de uso

A frequência de uso de determinados produtos também deve ser levada em consideração. Mantenha os itens que você tem mais costume de usar ao alcance das mãos. Já aqueles que são manipulados vez ou outra podem ficar na parte de cima dos armários ou na prateleira mais alta, por exemplo.

E como decorar?

area de servico marabraz 1 - Veja como organizar a área de serviço e mantê-la funcional

Mesmo em uma área de serviço simples é possível apostar em alguns itens decorativos para torná-la mais agradável. Uma dica clássica, nesse caso, é investir em pequenos vasos de plantas, que podem ser posicionados nas laterais das prateleiras. 

Outra forma de investir na decoração da área de serviço é apostar em revestimentos coloridos. Eles não precisam aparecer em todas as paredes, apenas naquela onde a máquina e o tanquinho estão encostados. 

Por fim, vale ressaltar que a organização deve ser mantida a longo prazo, para evitar que a bagunça vire uma bola de neve. Por isso, é válido fazer uma faxina quinzenal ou mensal nesse tipo de cômodo. 

Leave a Comment