Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Veja quais são os principais tipos de estante para plantas

estante-para-plantas

Se tem um móvel que nunca cai em desuso é a estante. E engana-se quem pensa que sua única função é abrigar livros. Você sabia que a estante para plantas pode ser um item decorativo de destaque dentro de um determinado ambiente?

Ela combina com diversos estilos de decoração e pode ser instalada em diferentes cômodos, seja na sala, na varanda ou mesmo no cantinho do home office. Confira abaixo os principais tipos de estante para plantas.

Estante de ferro para plantas

A estante de ferro para plantas ajuda a criar um estilo de decoração que pode variar entre o campestre e o industrial. A definição vai depender muito dos demais itens decorativos do ambiente.

Nesse modelo de estante para plantas, você pode manter a cor de ferro bruta ou pintá-la como preferir. O branco, por exemplo, pode ser interessante para quem gosta de uma decoração escandinava. Já para um estilo retrô, vale optar pelo amarelo ou vermelho.

estante para plantas marabraz - Veja quais são os principais tipos de estante para plantas

Estante de madeira para plantas

Em um projeto de decoração, a estante de madeira para plantas pode garantir um estilo rústico ou mesmo seguir por uma linha mais moderna. Assim como o exemplo acima, este também depende diretamente dos demais itens do cômodo.

Para chegar ao estilo rústico, a estante de plantas feita com madeira de demolição pode ser uma excelente aposta. No entanto, se você prefere uma decoração moderna e clean, o melhor é optar pelas madeiras lisas e homogêneas, como as placas de MDF ou MDP.

Estante-escada para plantas

Quer fugir do óbvio e levar um elemento diferencial para a decoração da sua casa? Nesse caso, a estante-escada para plantas pode ser uma excelente aposta. Esse modelo possui um design estilo cavalete e é encontrado em diferentes materiais, tamanhos, cores e acabamentos.

Trata-se de uma das opções mais versáteis de estante para plantas, por isso, ela cai super bem tanto nos ambientes internos como nos externos. Com relação ao estilo de decoração não é diferente: tanto em uma casa rústica como em uma residência moderna e minimalista, o modelo apresenta um excelente aproveitamento.

Estante para jardim vertical

Diferentemente de todos os modelos descritos acima, a estrutura de uma estante de plantas para jardim vertical costuma ser composta por uma treliça com prateleiras flutuantes fixas.

Além disso, também é possível encontrar treliças que possuem somente ganchos. Nesse caso, o ideal é pendurar vasos pequenos e leves, para evitar acidentes. E vale ressaltar que esse tipo de item é mais indicado para áreas externas, como quintais e varandas de salas ou quartos.

Prateleiras para plantas

Para quem tem um ambiente com metragens reduzidas, mas não quer abrir mão desse item, a prateleira para plantas pode ser a melhor alternativa. O recomendado é optar pelos modelos compactos. E a boa notícia é que ela também cai bem em diferentes cômodos, seja em quarto, home office, sala ou varanda.

Confira os principais benefícios de ter plantas em casa

Além de contribuir com a decoração, as plantas também geram benefícios para os moradores quando são cultivadas dentro de casa. A equipe do Blog Mara descobriu as principais vantagens e te explica abaixo:

As plantas umidificam o ambiente


Algumas espécies de plantas são umidificadores naturais. Um exemplo é a samambaia-americana, que libera umidade por meio de sua transpiração. Ela ajuda a tornar o ambiente mais agradável, sobretudo nos períodos de ar seco.

Algumas espécies amenizam os quadros de alergias


Você é do time de pessoas que sofrem com rinite alérgica? Felizmente, não se trata de uma doença grave, mas quem tem episódios recorrentemente sabe o quanto pode ser desagradável.

Se esse é o seu caso, as folhas de clorofito podem ser suas grandes aliadas, já que elas absorvem alergênicos, como poeira e mofo.

A espada-de-são-jorge ajuda a purificar o ar

Se o objetivo é purificar o ar do ambiente, vale apostar na espada-de-são-jorge. Ela absorve o formaldeído (um tipo de gás) liberado por tecidos sintéticos e carpetes. E, além de limpar o ar dessa substância tóxica, a planta também libera oxigênio durante a noite.

Veja também: 5 opções de plantas para cultivar dentro de casa

Agora que você já conferiu os principais modelos de estante para plantas, bem como os benefícios de cultivá-las, veja quais são as espécies mais indicadas para manter dentro de casa!

 

Leave a Comment