Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDestaque Home

Você sabe o que é Transtorno somatoforme?

perturbacoes-somatoformes

O texto abaixo foi cedido pela Dra. Juliana Bento, Psicóloga na Clínica Fares. Essa parceria entre o blog e a clínica vai trazer muitos benefícios para os leitores do Blog Mara, pois podemos falar sobre os mais diversos assuntos de saúde e outros tipos de cuidados contando com dicas de especialistas no assunto. 

Transtorno somatoforme - Você sabe o que é Transtorno somatoforme?

A pauta de hoje é sobre transtornos alimentares. Você sabia que a intolerância à lactose pode ser um outro transtorno? Vamos ver o que a doutora tem para nos ensinar? 

 
Transtornos alimentares

 

Muitas pessoas têm perguntado se a intolerância a lactose seria resultado de influências psicológicas, já que aparentemente “de uma hora para outra”, passaram a surgir muitos relatos de sintomas compatíveis com esta patologia.

Um novo estudo realizado pela unidade de gastroenterologia do IRCCS-Ca Granda, de Milão, sugere que algumas das pessoas que apresentam os mesmos sintomas causados pela intolerância a lactose, na realidade podem sofrer do que chamamos de transtornos somatoformes.

 

O transtorno somatoforme é caracterizado pela presença de sintomas físicos, sem que exista uma condição médica geral que possa ser diagnosticada e expliquem os tais sintomas.

Por exemplo: No caso da intolerância a lactose, as pessoas podem ter sensações de inchaço, gazes, desconforto intestinal e náuseas ao ingerir alimentos que contenham lactose (o açúcar do leite). Uma pessoa com transtorno somatoforme pode sofrer dos mesmos sintomas, mas sem apresentar deficiência de lactase, que segundo o Dr. Thiago Vidal (gastroenterologista da Clínica Fares) me explicou, seria quando o organismo não produz a quantidade necessária da enzima lactase, que tem a função de quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose.

Ou seja, apesar de ter os sintomas, não apresenta alteração no organismo que justifique e caracterize Intolerância a Lactose. Dessa forma é possível dizer que os sintomas de algumas pessoas, na verdade estão associados a fatores psicológicos.

 

Segundo Basillisco, os pacientes a quem chamou de “grupo da somatização alterada”, apresentaram grande propensão a ansiedade. Vale lembrar que o estresse tem forte influência sobre os problemas digestivos.

Voltando para o início da conversa, considerando todos os aspectos abordados, podemos dizer que sim, algumas pessoas podem ter seus sintomas semelhantes a intolerância a lactose, relacionados a aspectos psicológicos, como a ansiedade, estresse e depressão. Geralmente estes sintomas podem causar prejuízo social, ocupacional, ou também em outros aspectos importantes.

 

Portanto, se você se considera intolerante a lactose, é importante investigar a real causa destes sintomas, para que o tratamento seja feito de forma adequada. No caso da constatação de transtornos somatoformes, é importante trabalhar para que o paciente posso voltar a ingerir lactose, principalmente porque a falta de laticínios pode aumentar o risco de deficiência de cálcio e osteoporose.

 

 

assinatura equipemara - Você sabe o que é Transtorno somatoforme?

Assine Nossa Newsletter:

[wysija_form id=”1″]

Leave a Comment